Morte

4 R

P: Quando morre um ente querido, como você explica isto? Como consolá-los?

Sri Sri Ravi Shankar:  Por que você tem que explicar? Você sabe, quando você tem que consolar, apenas esteja lá silenciosamente. Sua simples presença irá funcionar. Com palavras você não consegue consolar ninguém. Todos vieram por algum tempo e eles se vão assim. Nenhuma lógica pode consolar as emoções. A lógica não funciona definitivamente. E é uma coisa errada pacificar emoções através de conclusões lógicas e entendimento. Sem dúvida, a questão virá – por que isto aconteceu? Estas questões não devem nunca ser respondidas. Simplesmente esteja lá em silêncio, em amor, compaixão, e a atmosfera muda.

P: Guruji, eu sonho com pessoas morrendo e algumas vezes isso de fato aconteceu. Temo pela morte das pessoas que amo. Por favor, me ajude.

Sri Sri Ravi Shankar: Não, não se preocupe, isso é tudo ilusão. Às vezes pode se tornar realidade, mas não necessariamente ocorrerá sempre. Todos vieram em um determinado momento e partirão em um determinado momento.

P: O que acontece no período entre a morte e o próximo nascimento?

 Sri Sri Ravi Shankar: O que acontece entre o período em que você está acordado e dormindo? Algo acontece – você está adormecido. Quando a consciência volta, quando chegar a hora, ela vai voltar.

P. O que acontece com aqueles que morrem infelizes?

 Sri Sri Ravi Shankar: Nada pode ser feito. Fique contente e viva a vida. Não espere para ficar contente no leito de morte.

P: Guruji, quando eu penso na morte eu sinto desprendimento. Como a pessoa pode continuar um karma yogi nessa situação?

Sri Sri Ravi Shankar: Olha, tudo que você faz com desprendimento (vairaagya) tem muito poder. Nós não trabalhamos por nós mesmos, mas pelos outros. Certo. Quando trabalhamos para os outros, recebemos um certo tipo de satisfação. Nós desejamos adquirir aquilo que não fomos capazes de obter – isso se chama “Yoga”, e o que nós obtivemos, nós queremos preservar/manter – e isso é chamado “kshemam” (proteção). Se nossa mente está vazia e estivermos em êxtase, então ambos começam a se manifestar na vida sem esforço, o que nós não fomos capazes de obter/alcançar, isso vem e o que temos permanece preservado. Quantas pessoas já experienciaram isso, receber o que quer que tenha desejado? E quantos de vocês sentiram que não precisam colocar muito esforço de sua parte. Este é o sinal de um Yogi. Um Yogi não precisa fazer nenhum esforço para realizar seu desejo mas precisa cumprir seus deveres. Você sabe tudo que quer, seus desejos, intenções estão sendo realizados corretamente, antes do desejo ou intenção surgir. Então é por isso que o Yogi recebe o melhor do divertimento, porque o estado de consciência de um Yogi é tal que antes mesmo do desejo aparecer a fruta já está lá. Ele não precisa se esforçar demais. Então para quaisquer que sejam suas necessidades, você não precisa se esforçar demais. Isso não quer dizer que você deva ser preguiçoso, oh Guruji diz que Yogis não precisam fazer nenhum trabalho, por que eu deveria fazer algum seva, deixe-me ficar deitado o dia todo, deixe que tudo apenas aconteça para mim. Você tem que fazer seu trabalho, não para suprir seus próprios desejos mas porque você tem que fazer certas coisas. Você deve apenas fazer isso.

P: Como alguém supera um coração partido e abandonado? Te agradeço, te amo.

 Sri Sri Ravi Shankar: Você está no lugar certo. Sabe, você deve saber sobre sua morte você deve saber que irá morrer um dia. É isso. Todo o drama irá terminar. Onde você está? Acorde, acorde. Todos nós estaremos terminados um dia. Tudo terminará. Algo te incomoda demais? É porque você se esqueceu de que irá morrer. Conhecimento da morte ou apenas a consciência de que iremos morrer um dia, tudo estará terminado, nada te aborrecerá mais. Entendeu?

P: Guruji, o conceito de morte está me incomodando muito. Se a morte é inevitável então qual o ponto em viver? Por favor gentilmente me ilumine nisso.

Sri SriRaviShankar: Se um botão sente que em algum lugar terá que murchar então por que florescer? você pensa. Um botão precisa florescer e trazer alegria e perfume para o mundo e depois murchar, certo? Se uma árvore pensa que de qualquer forma a fruta precisa virar semente então por que eu deveria dar fruta? Então a natureza é essa; enquanto você está aqui nesse planeta veja quanta orientação você pode dar.

P: Guruji, dizem que, na hora da morte, o último pensamento ou memória que vem na mente influencia o nascimento futuro da pessoa. Nesta minha mente há uma grande influência do mundo material. O que devo fazer para me lembrar e ter apenas você em minha mente no último momento da minha vida?

Sri Sri Ravi Shankar: Você não precisa esperar o último momento da sua vida. Viva cada momento com felicidade e alegria, faça seva, sadhana e satsang.

P: Há vida depois da morte? Se não há vida depois da morte, qual é o significado da nossa existência?

Sri Sri Ravi Shankar: É bom ter algum suspense!

P: As pessoas que morreram sentem alguma coisa? Existe alguma coisa depois da morte?

Sri Sri Ravi Shankar: Sim, isso acontece durante algum tempo. O efeito das memórias mundanas permanece por até um ano, pelo menos, e então ele se desbota lentamente ao longo de dois ou três anos.

P. Como se faz com o medo da morte?

 Sri Sri Ravi Shankar: Se você se isola e pensa somente em si próprio, você terá medo da morte.  Uma vez que você estiver fazendo trabalho voluntário, não terá medo da morte. Os terroristas são comprometidos com algo, por isto eles não têm medo da morte. Se você quiser fazer o bem para os outros, seu compromisso cuidará deste medo.

P. Há vida depois da morte?

 Sri Sri Ravi Shankar: Sim.

P: Como superamos o medo da morte?

Sri Sri Ravi Shankar: Praticando meditação.

P. Querido Guruji, algumas vezes eu sinto que ainda não superei a morte de um parente direto, e isto tem impedido que eu siga em frente nos meus relacionamentos e comece minha própria família. Eu queria superar, mas as vezes eu sinto que sou meu maior inimigo. Por favor me ajude, Guruji. Eu estou esperando pacientemente que você leia e responda minha pergunta.

 Sri Sri Ravi Shankar: Você medita, e canta bhajans. Estas vibrações o atingirão também. Esteja em paz e as vibrações de paz que você irradia irão também para o outro lado. Por isto espiritualidade é chamada “Sadhana” em sânscrito, que significa a verdadeira riqueza, a verdadeira moeda que pode servir aqui e lá (risos). A outra moeda, dólar, não pode ser usada no outro lado. É por isto que dizemos que quando você faz satsang, canta e medita, as vibrações positivas o atinge. E então, quando estas emoções surgirem apenas as observe. Elas virão, se evaporarão, desaparecerão. Não faça muito alarde sobre elas.  Siga em frente.

P: O que acontece com a alma depois que falecemos?

Sri Sri Ravi Shankar: O que acontece quando você desliga a TV? A tela fica vazia, mas as ondas da TV ainda estão sendo transmitidas. Nossos corpos são como uma tela de TV. Naturalmente a estação retransmissora está em outra parte. (risos).

 

Leia mais: Espiritualidade

5 pensamentos sobre “Morte

  1. Gostei muito do exemplo do que acontece depois que falecemos…
    “O que acontece quando você desliga a TV? A tela ficara vazia, mas as ondas da TV ainda estão sendo transmitidas. Nossos corpos são como uma tela de TV. Naturalmente a estação retransmissora está em outra parte. (riso)”
    Gratidão

Deixe um comentário