Trabalho

P: Jai Gurudev! Alguns dos meus colegas de trabalho fazem algumas coisas que frustram alguns de nós. Devemos tolerar ou nos opor a isso?

Sri Sri Ravi Shankar:  Nós devemos nos opor a isso. Usando nossa inteligência, onde acharmos apropriado, nós devemos nos opor, sem raiva ou angústia, mas pacificamente, pacientemente, com equanimidade.

P: Mesmo colocando 100% de esforço, o trabalho não é feito. O que é possível fazer então?

Sri Sri Ravi Shankar: Para o sucesso ou trabalho serem feitos há 5 coisas que são necessárias. Primeiro a intenção da pessoa que está fazendo, então a disponibilidade de instrumentos ou coisas necessárias ao trabalho, a terceira é a disposição ou estado da mente para fazer o trabalho. Então fazer o trabalho na hora certa, há uma hora para fazer o trabalho, se você não faz na hora certa, então não tem utilidade. Se você semear sementes em fevereiro, então não tem utilidade, você não pode dizer que semeou mas que nada aconteceu. Você precisa esperar até abril depois da chuva e então semear as sementes e colher os resultados. Então tempo é um fator muito importante. Quando nós viemos para esse Ashram essa terra toda era árida, não havia uma folha ou uma árvore nessa terra. Hoje veja quantas árvores e plantas estão aí e essas árvores não apareceram em um dia, muitas pessoas se esforçaram bastante e depois de algum tempo as árvores cresceram. Assim, o tempo é um fator importante, e então graça. Sem a graça do Divino não haverá sucesso, é por isso que você faz Seva, Sadhana, Satsang e com o tempo você vai colher os frutos de todos os seus esforços. Ok! Nenhum dos seus esforços será desperdiçado, tenha certeza disso, se não agora você verá os resultados depois.

P: Às vezes fico exausto com meu trabalho e então perco meu auto controle. Como posso me controlar? O resultado disto é muito prejudicial para mim?

Sri Sri Ravi Shankar: Sim, por isso, quando você estiver esgotado, sente-se e medite. Faça pranayama e meditação – isto removerá sua exaustão.

P. Você tem algum curso especial ou programa para ajudar a pessoas que trabalham na mídia a reduzir o estresse?

Sri Sri Ravi Shankar: Sim. Você sabe que o programa que ensinamos é muito útil para reduzir o estresse, independentemente se você estiver na mídia, no mundo corporativo, ou na aviação. Estresse é um fator comum aos locais de trabalho e isto definitivamente ajudará as pessoas a se livrarem do estresse. O que nós precisamos ver no mundo de hoje é, principalmente, uma sociedade livre de violência, uma mente livre de confusão, um intelecto desinibido e uma memória sem traumas. Nós alimentamos tantos tipos de inibições. Se dez elogios lhe forem feitos e apenas um insulto, nossa mente se prende apenas ao insulto. Nós precisamos mudar isto – uma memória livre de traumas é uma alma livre de tristeza. Este é o direito que todo indivíduo tem desde que nasce e isto é o que estas práticas trazem para você.

P: Como sabemos que trabalhamos em nosso propósito de vida e não fazemos o trabalho de outra pessoa?

Sri Sri Ravi Shankar: Tá bom! Como sabemos que fazemos o trabalho da nossa vida? O que é que viemos fazer aqui? Veja se você está feliz e fazendo felizes as pessoas ao seu redor. Você faz tudo que pode fazer para as pessoas ao seu redor? Você compartilha seu amor e ganha conhecimento? O conhecimento que você tem, você pode compartilhá-lo com as pessoas? Você tem que se fazer estas perguntas e saiba que, às vezes, não devemos duvidar demais de nós mesmos. De vez em quando surge a dúvida: ‘Estou fazendo isto direito?’

Somente seja espontâneo. Em cada ação, há algo bom e há algo mal. Não há nenhuma ação totalmente perfeita. O campo da ação gera alguma imperfeição, talvez um por cento ou dois por cento. Assim pode haver imperfeição em cada ação.

Da mesma forma, cada palavra que é falada pode ser imperfeita. Mas o que pode ser perfeito é nossa intenção, nosso sentimento. Você entende o que eu digo? Você não tem nenhuma intenção doentia com qualquer pessoa, pronto!

Sabe, nunca proferi qualquer palavra ofensiva da minha boca todos estes anos. A pior palavra que já saiu da minha língua é “estúpido”. Quando fico realmente zangado, levanto minha voz e digo: ‘Você é um estúpido!’. Mas nunca amaldiçoei qualquer pessoa e é assim que eu sou. Não posso levar crédito por isto porque não faço nenhum esforço. Não fui a nenhum curso ou escola para aprender isto e não preciso controlar-me para não maldizer as pessoas, nem culpar qualquer pessoa. Gritar, falar alto ou ficar chateado não está em minha natureza. E todas estas palavras más simplesmente não surgem.

P. Qual é o ponto inicial para os líderes?

Sri Sri Ravi Shankar: Eu acredito que o ponto inicial para os líderes é a sala de reunião, o escritório. Para criar uma atmosfera de celebração, você precisa do comportamento correto e você deve ter este comportamento. Isto pode requerer algum trabalho em equipe, outros precisam incuti-lo. Uma atmosfera de celebração, de confiança, de cooperação, de senso de pertencimento, tudo tem que vir. Eu não tenho dúvida que há vontade nas pessoas de melhorarem, eles só precisam que lhes seja mostrado de um jeito efetivo, viável. Elas precisam que lhes deem a oportunidade.

Uma empresa não vai durar se focar apenas em produtividade e resultado. A empresa, em última instância, sofrerá com o declínio da criatividade, da força e do senso de pertencimento. Da mesma forma, o sistema militar de “comando e controle” não mais funciona. Apenas inspiração e motivação são armas eficientes. Para isto, precisa-se usar o princípio antigo de diferentes partes do mundo no ambiente profissional, para fazer com que o trabalho seja mais agradável.

P. O ambiente empresarial se organizará de forma diferente daqui a 20 ou 30 anos?

Sri Sri Ravi Shankar: Nós já o dissemos. No passado o mundo empresarial funcionava com a pressão econômica, porque as pessoas não tinham outros meios. Mas hoje, o mercado global é muito aberto e há muitas e variadas escolhas. As pessoas são mais conscientes que há alguns anos, então agora elas se movimentam. Se não for aqui, eles acharão avanço no trabalho. Isto mudou completamente a visão empresarial. Antes era regional porque tinha-se que trabalhar e a disponibilidade era limitada.

P. Como o ambiente de trabalho pode melhorar?

Sri Sri Ravi Shankar: Um dos componentes do nosso programa se chama: ‘Saia da pressão e junte-se ao time’ – este é nosso lema. Em outras palavras,  saia da mesa de chefia e sente-se com os outros na sua empresa. Converse com eles, compartilhe seu ponto de vista. Este tipo de interação é educacional. Conscientiza as pessoas e facilita a cooperação. Nós combinamos isto com técnicas de respiração e exercícios, onde os participantes eliminam sentimentos de estresse e têm uma nova visão das situações.

Para qualquer empresa, você precisa de intuição e o sucesso empresarial é diretamente proporcional à intuição do chefe. Quanto mais intuição, maior o sucesso empresarial. Mas se sua intuição for errada, você não poderá ser bem sucedido. Nosso programa é direcionado a diminuir o estresse e aumentar a intuição – isto também aumenta a criatividade e o entusiasmo no ambiente de trabalho.

No mundo agitado de hoje, as pessoas estão frequentemente exaustas e há tantas doenças. A má saúde mental custa à União Européia entre 3 a 4 % do PIB, e este custo gira em torno de centenas de bilhões de euros.  De acordo com a Organização Mundial de Saúde, a má saúde mental é responsável por 20% dos problemas de saúde na Europa e os problemas de saúde mental, incluindo depressão, que afeta uma em cada quatro pessoas em algum momento de suas vidas. As técnicas ensinadas no curso, de mudança de estilo de vida, pode ajudar enormemente a superar suas doenças.

P. É possível para pessoas do mundo empresarial integrar ética com o trabalho diário?

Sri Sri Ravi Shankar: A razão porque coisas antiéticas acontecem nas empresas é devido ao medo dentro das pessoas, e este medo precisa ser cuidado através das práticas espirituais. Então, quando você temer menos; quando você quiser ser digno de confiança; quando você quiser ser comprometido e aderir aos valores, você nunca se comprometerá com coisas erradas que potencialmente afetarão a vida de milhares e milhões de pessoas. É por isto que as empresas precisam aderir à responsabilidade social corporativa (RSC). Não é apenas uma coisa intelectual, é algo que tem que vir do coração de todo ser humano.

Um programa como o nosso é desenhado para facilitar este processo. Nós organizamos conferências sobre ‘negócios e ética’ com empresários bem sucedidos que participaram do programa empresarial. Eles compartilham suas experiências em como ser bem sucedido e ético. Isto inspira outros empresários a seguir seus passos. Ainda assim, frequentemente as pessoas pensam que se você deseja ser bem sucedido, você não pode ser honesto, mas não é assim. Isto é uma bolha de ilusão.

Todavia, o equilíbrio é necessário; você não pode aderir ao RSC e permitir que sua empresa afunde. Igualmente, você não pode ganhar às custas dos seus empregados, que sofrem e eventualmente deixam a empresa. Ambas as estratégias afundam o barco. Você deve atingir um equilíbrio perfeito. Você deve olhar seus ganhos e quanto você se preocupa com as pessoas da empresa, tanto quanto você se dedicar ao RSC.

P. Sua organização atingiu mais de 30 milhões de pessoas em 25 anos, com tremendo crescimento. Como você conseguiu organizar isto?

Sri Sri Ravi Shankar: Eu nunca organizei nada; eu apenas deixei que crescesse organicamente. Eu não era uma pedra no caminho. A organização é administrada por voluntários e nós temos líderes. Eu empresto meu nome aos projetos e todo mundo faz o trabalho!

Falando sério, o produto que oferecemos é muito útil às pessoas e nós organizamos uma grande variedade de atividades. Nossa instituição trabalha e qualquer projeto que assumimos é um sucesso. Nós agora estamos em 151 países com 41 centros principais e muitos centros locais. Nós temos 100 escolas pagas e 108 escolas grátis para as pessoas mais pobres.

O pré-requisito para tal crescimento orgânico é a paciência, a perseverança e a intenção clara. Isto inclui clareza de objetivo, flexibilidade para acomodar erros e uma visão de longo prazo com boas intenções. Para qualquer empresa crescer organicamente, os líderes devem também conter a excitação e não entrar em jogos de culpa. Isto significa que eles precisam aprender! Aprender com o passado, ter uma visão para o futuro e manter o entusiasmo. Eles devem também ter um sentido de respeito por todos, tenham bom desempenho ou não.

P: Eu tenho uma pergunta clássica. Quando colocamos muita paixão em nosso trabalho, nós desenvolvemos um apego com o resultado. Mas este mesmo apego e avidez de resultados nos causa estresse quando não o alcançamos, e felicidade quando o alcançamos. Baseando-me em meu conhecimento limitado do Bhagvad Guita, eles dizem para fazer o seu trabalho com desapego. Mas se fizermos isso, veremos que os resultados serão uma bagunça. Como resolvemos isto?

Sri Sri Ravi Shankar: Sim, eu acho que a leitura do Guita é um pouco diferente.  Na verdade, a leitura dele deveria ser “trabalhe duro, coloque 100% de você, procure resultados, procure alcançar os resultados. Mas ao mesmo tempo você deve ter essa fé, essa confiança e relaxar”.

Você sabe que para atingir qualquer objetivo você precisa de 3 tipos de confiança. O primeiro é a confiança em você mesmo, daí você não terá ansiedade. É muito fácil para mim lidar com esta questão. Posso fazer isto. O segundo é a confiança na sociedade ao seu redor, nas pessoas à sua volta. Se você sabe que sua equipe é boa e se eles vão conseguir. Ou se você tem fé no sistema ou no fato de o sistema ser contínuo, e de que a justiça será feita a você. Entende? Se você fez bem, certamente você se dará bem.

Mas se você não acredita ou tem fé no sistema, se estiver muito corrupto então você não passará nele. Então temos que ter fé e acreditar no sistema. O terceiro é acreditar em um poder que é compaixão, que é grande e que sempre fará o bem às pessoas. Estes 3 tipos de confianças podem nos livrar da ansiedade. Para isto, eu diria apenas “tire alguns minutos para você mesmo. Relaxe e olhe para trás. Quantas vezes no passado você ficou estressado? Teve falhas? Você passou por algumas falhas e aprendeu algo”.

Então, do mesmo modo, agora você também aprenderá. Isso lhe dará a força que é tão necessária neste momento.

P. Querido Guruji, o que eu posso fazer quando vejo alguém trabalhando tanto e ficando doente física e emocionalmente? Ela é bem mais velha que eu e eu a amo e a respeito muito. Eu fico muito triste quando eu vejo que não posso fazer nada.

Sri Sri Ravi Shankar: Você sabe que se as pessoas trabalharem ou não, elas pode ficar doentes. Há pessoas preguiçosas neste planeta que ficam doentes. Na verdade, eles ficam mais doentes! Porque a mente deles está desocupada, seus corpos ficam ainda mais doentes. Logo você não deve conectar estas duas coisas. Algumas pessoas são conscientes da sua saúde e mesmo assim ficam doentes. Logo a doença não vem por uma única causa. Um é karma, algumas impressões de vidas passadas. A segunda é a violação das leis da natureza e a terceira é genética ou história familiar.  Algumas vezes você não dorme na hora certa, não come na hora certa e faz uso extra do seu corpo, faz trabalho extra. Este, é claro, é um dos fatores.

Também o meio ambiente, o planeta todo. Veja o estrago causado pelo vazamento de óleo no oceano, na América, no Golfo do México.

O pouco que eu puder tirar deste mundo, deixe-me tirar, é o suficiente para mim. E o que mais eu posso dar ao mundo?’ – Este é o maior segredo do sucesso! Você  nesta atitude – o que mais eu posso dar ao planeta e qual o mínimo que eu preciso para sustentar-me. Eu não digo que você deve deixar tudo e viver na pobreza. Não, não, você deve viver com conforto e abundância.  O que você precisar, você tem, você guarda. Viver com abundância, mas querer mais e mais na mente, indica pobreza.

 

Leia mais: Como ser feliz, Yoga

Anúncios

5 pensamentos sobre “Trabalho

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s