5 Dicas para livrar-se do jogo da culpa

culpa

Sri Sri Ravi Shankar em 25/04/2017 – Bangalore, Índia.

Quando você se irrita ou culpa alguém, você sente uma carga pesada em sua cabeça. Você sente-se desconfortável por dentro, e também transmite sentimentos desagradáveis ao seu redor. Culpar não lhe dá nada positivo em troca. Em vez disso, possuir a responsabilidade por todas as suas experiências na vida o torna poderoso e vai acabar com o murmúrio, planejamentos de remanche, explicações e todos aqueles anfitriões de tendências negativas. Possuindo total responsabilidade, você fica livre.

Aqui estão 5 dicas para se afastar da tendência de culpar e avançar para níveis mais altos de consciência e um modo de vida mais positivo.

1. A culpa não lhe dará nada positivo em troca: Qual a utilidade da culpa? Veja. Você culpa alguém e, se essa pessoa é realmente culpada, na primeira vez isso irá provocar ele ou ela, mas se você continuar culpando, ela ficará entorpecida. Não se importará. Suponha que alguém seja um verdadeiro ladrão, e você continua dizendo: “Você é um ladrão”, está desperdiçando seu tempo o culpando, porque toda vez que você diz isso, não importará para ele. Não o toca em absoluto. Então, um verdadeiro culpado não é afetado por você culpá-lo. Ao invés de culpá-los, aproveite esta oportunidade como um exercício para que você mantenha sua equanimidade e equilíbrio interior. Se tudo está bem, todos estão te aplaudindo e você diz que é uma pessoa muito equilibrada, isso não significa muito.

2. Antes de culpar alguém, analise seu propósito em culpar: Você quer corrigir a pessoa, é por isso que você está a culpando? Ou você está culpando porque quer aliviar suas emoções? Qual é a sua atitude? Por que você quer fazer isso? Se você está apenas desafogando suas emoções, então isso é apenas um reflexo da sua imaturidade e falta de controle sobre sua própria mente, isso é tudo. Então, analise seu propósito em culpar antes de colocar a culpa nos outros.

3. A culpa reflete falta de comunicação: Se a sua intenção é corrigir uma pessoa, não pode corrigi-la a culpando. Você só pode corrigir com amor, compaixão e comunicação. Culpar significa nenhuma comunicação. Se alguém é um verdadeiro culpado e você quer corrigi-lo, você só pode fazê-lo através da comunicação. E se ele ou ela não é um verdadeiro culpado, então todo seu exercício é inútil.

4. Mude da culpa para a crítica construtiva: A culpa vem pela raiva, ciúme, ódio e não funciona. Não produz nenhum resultado. Em vez disso, dê críticas criativas com compaixão. Uma crítica deve ser dada com compaixão e cuidado, então funcionará.

5. Acima de tudo, seja paciente: Se você tem paciência, pode transformar qualquer situação, evento ou lugar no paraíso. Se você não tem paciência, você transformará o céu em inferno. É a impaciência que destrói situações e o meio ambiente. Aprenda a aceitar o ponto de vista de outras pessoas e, acima de tudo, seja paciente, pois nenhum esforço será bem sucedido sem paciência.

Anúncios

2 pensamentos sobre “5 Dicas para livrar-se do jogo da culpa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s