Discurso de Abertura de Sri Sri no World Happiness Summit 2017

Captura de Tela 2017-03-24 às 20.41.29

Sri Sri Ravi Shankar – 17 de março de 2017 – Miami, EUA

Você quer ouvir uma história? Quando Buda se iluminou, ele ficou em silêncio e os anjos pediram que ele falasse.

Ele disse: “As pessoas que estão felizes não precisam ouvir nada. Elas estão felizes. Elas estão felizes com tudo ao seu redor e não precisam ouvir nada. E as pessoas que estão infelizes não ouvem nada. Se você tentar trazer algum senso a pessoas que estão infelizes, elas não estarão lá. Eles estão muito envolvidos com sua própria miséria. Elas fecharam os ouvidos. Aqueles que estão infelizes não me escutam de qualquer maneira e aqueles que estão felizes não precisam de mim”. Então os anjos questionaram que houvesse algumas pessoas que estariam na fronteira. Foi quando Buda começou a falar.

Aqueles que estão felizes podem sentir as vibrações. Você não precisa usar palavras para se expressar. Eles são tão sensíveis. Eles podem te entender. Crianças exuberam felicidade. Elas irradiam alegria. Se você me perguntar, eu vou te dizer que há aqueles que estão felizes e querem compartilhar a felicidade. A natureza da felicidade é o compartilhar. Ninguém pode dizer “eu estou tão feliz, deixe-me sozinho”. Quando você está feliz você quer compartilhar a felicidade. É simples, se você vê um bom filme você pega o telefone e liga para seu amigo. A natureza da felicidade é o compartilhar.

Aqueles que estão felizes, eles compartilham. Esta é a primeira categoria. Há outra categoria de pessoas que procuram a felicidade. Então elas procuram mudar de emprego, lugares, carros, aparelhos, tentando encontrar a felicidade. Há uma terceira categoria que não tem esperanças de felicidade. Para eles a felicidade nem sequer existe. E se eles vêem alguém feliz, eles se sentem mais irritados. Você já viu essas pessoas por aí? Se alguém está mais feliz, elas ficam irritadas.

A felicidade não é algo que tenha deixado alguém excluído. Todos sabemos o que é a felicidade. Portanto, não há necessidade de definir a felicidade. É realmente um erro definir o essencial da vida. Porque você não pode definir em palavras. Você não pode enfraquecê-lo com definições. Ele é muito mais vasto, muito maior, muito superior.

Você sabe que sentimentos nunca podem ser capturados em palavras. Você já não sentiu que há tanto que você deseja expressar, mas as palavras não são suficientes? É o mesmo com a felicidade. A felicidade não pode ser transmitida em palavras ou em gestos. Nosso ser é muito, muito maior do que nossas expressões.

A felicidade é algo que todos experimentaram. Mas é muito frágil. Agora você está feliz. Apenas um telefonema desagradável e você ainda é capaz de manter sua felicidade? Um telefonema desagradável e sua felicidade se foi. Sua felicidade é frágil.

O que é que pode tornar nossa felicidade mais forte? Eu chamo isso de Sabedoria. A sabedoria traz um contexto diferente para nossa vida. Ele expande nosso contexto. Qualquer um que não é feliz, você o faz ver a vida de um contexto diferente e você pode trazer um sorriso de volta ao seu rosto. À medida que o contexto da vida se expande, os problemas e as questões parecem menores e insignificantes. Então, para fazer o seu sentimento de união e sentimento de dignidade tornarem-se mais fortes a primeira coisa é expandir o contexto da vida. Se alguém não conseguir entender leve-o ao planetário. Quando ele vir a luz e quão insignificante a pequena terra está no contexto de um maior universo, o multiverso, algo acontece.

O segundo é compromisso. Se você está empenhado em fazer algo, você não se importa. Quaisquer que sejam os obstáculos que vêm no caminho, você não se importa. As observações desagradáveis podem vir das pessoas, mas nada o afasta. Isso é compromisso. Portanto, fortalecer o compromisso é a segunda coisa.

A terceira é compaixão. Estamos mais perturbados com o comportamento dos outros em relação a nós. É por isso que sentimos que nossa felicidade depende de muitos outros fatores.

Alguém que está estressado – é infeliz e espalha a infelicidade. Por que você tem que se render a ele? Em vez de ficar sucumbido a alguém que espalha infelicidade, diga a si mesmo “Eu posso estar no controle de mim mesmo. Posso espalhar a felicidade. Posso ser a fonte da felicidade quando tenho compaixão pelos outros”.

O que você diz? Isso faz sentido?

Deixe-me recapitular.

Primeiro, expandir seu contexto, ampliar sua visão e, em seguida, ter um propósito na vida. Focando sua energia em algo que você acha útil, encontrar seu propósito. Para mim a coisa mais significativa é trazer felicidade na vida das pessoas, ao invés de correr atrás de felicidade .. Você sabe, ela corre para mais longe de você. Mas se você ficar estável, a felicidade persegue você.

Para a maioria das pessoas que estão correndo atrás da felicidade, eu diria que permaneçam onde estão. Apenas fique. Você descobrirá que a felicidade o cerca. Ela deverá vir até você. Se você seguir a alegria, a miséria seguirá você. Se você seguir a sabedoria, a alegria seguirá você.

O segundo é compromisso. Compromisso com os maiores objetivos da vida. Então você será realmente feliz.

E o terceiro é a compaixão. É a compaixão que nos mantém em um estado de amor incondicional, felicidade incondicional.

Todo mundo procura felicidade – Uma felicidade que não se transforma em tristeza, um amor que não se transforma em ódio. A ação perfeita, que não se transforma em raiva e frustração. E o que traz a estabilidade dentro de nós, que torna a nossa felicidade forte, é o que eu chamo de sabedoria. Sabedoria para a vida.

Sem sabedoria. Sem felicidade.

Anúncios

Um pensamento sobre “Discurso de Abertura de Sri Sri no World Happiness Summit 2017

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s