Não somos nossos pensamentos

light-bulb-1407610_1280

Pergunta: Se eu sou a fonte dos pensamentos, então há alguma diferença entre a fonte e a alma? Se é a mesma coisa, os maus pensamentos afetam a alma?

Sri Sri Ravi Shankar: Veja, quando é que você percebe se um pensamento é bom ou ruim? Você pode perceber isso somente quando o pensamento já chegou. Você não pode parar um pensamento ou conhecer um pensamento antes que ele venha. E quando vem, ele vai embora imediatamente. Se você permanece como uma testemunha do pensamento, ele simplesmente se afasta e some. Mas se você se agarrar a ele e o ficar mastigando, então ele fica com você.

Pensamentos vêm e vão, mas aquilo que é a base dos pensamentos – é o atma (alma). E isso é o que você é. Você é como o céu, e os pensamentos são como nuvens. Este é o exemplo mais próximo que se pode dar. Nuvens vêm e vão no céu, mas elas podem perturbar ou limitar a vastidão do céu de alguma forma? Não, de forma alguma.

Então, quando você voa acima das nuvens, quando você vai além das nuvens, você vê que o céu permanece intocado. Ele é o mesmo, está inalterado. São apenas os pensamentos que se movem.

É o que acontece na meditação. Quando você entra em Sakshi bhaav, ou seja, quando você simplesmente se torna uma testemunha dos pensamentos.

Nós não temos que nos amarrar aos pensamentos. Isso é loucura. Se eles são bons pensamentos, ou maus pensamentos – eles vêm e vão. Você está muito acima e além de tudo isso. Isso é chamado de Vihangam Maarg – que significa elevar-se além dos pensamentos e ver que você não tem nada a ver com pensamentos em movimento.

Anúncios

Um pensamento sobre “Não somos nossos pensamentos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s