Como saber quem eu sou?

como-saber-quem-eu-sou

Pergunta: Gurudev, quando irei saber quem eu sou?

Sri Sri Ravi Shankar: Eu digo a você, primeiro pense sobre quem você NÃO é. Por enquanto, deixe a pergunta “quem sou eu?”.
Se você viesse me dizer, “Gurudev, eu sei quem eu realmente sou”, então isso significaria que você ainda não sabe. E se você diz “eu ainda não sei quem eu sou”,  isso também não é inteiramente verdade. Então eu diria, primeiro tente entender quem você NÃO é.

Vá perguntando-se, ‘quem eu não sou?’. Quando você descobre que tudo que você não é desapareceu e desmoronou, então um profundo silêncio surgirá dentro de você. E então você vai perceber que é só VOCÊ que realmente É, e não há nada mais, exceto VOCÊ.

Pergunta: Eu sinto que estou perto de encontrar quem eu sou. E quando vou me aproximando disso, sinto medo. Aconselhe-me por favor.

Sri Sri Ravi Shankar: Quando você pensa que está andando sozinho pelo caminho, o medo estará, definitivamente, presente. É assim que o medo aparece. Quando você sabe que tem um guia e que há alguém que está levando você em direção ao desconhecido, como pode haver qualquer medo? Essa é a razão pela qual você precisa de um Guru, um guia espiritual, porque andar pelo desconhecido é sempre difícil. E se você acha que está andando sozinho, então isso fica ainda mais difícil. É por isso que existem todas essas tradições de milhares de anos.

Um pensamento sobre “Como saber quem eu sou?

Deixe um comentário

