Como ter mais gratidão?

como-ter-mais-gratida%cc%83o

Pergunta: Gurudev, você disse que quanto mais gratidão tivermos, mais graça flui em nossas vidas. Como eu me torno mais grato?

Sri Sri Ravi Shankar: Primeiramente, deixe ir esse “mais”. Mais devoção, mais gratidão, mais alegria, mais felicidade. Precisamos deixar ir esse ‘eu quero mais e mais’.

Primeiro você estava pensando, ‘eu quero mais dinheiro, mais alegria, mais felicidade e mais prazer.’ Então você mudou sua tendência para querer mais paz, mais conhecimento, mais disso e mais daquilo.

Enquanto você estiver na corrida por mais, você não vai estabilizar. A menos que você estabilize, não há paz nem graça. Entendeu?!

Então, em algum ponto você deve pegar toda essa coisa de “eu quero mais”, jogá-la fora e dizer “ok, é isso!”.

É dito no Bhagavad Gita, ‘Yadrccha-labha-santusto Dvandvatito Vimatsarah‘.
Independente do que acontecer para você, você deve ter algum nível de contentamento e com o contentamento vem a gratidão. Se você está descontente, como você pode ser grato?
Se você está resmungando, você não pode ser grato, e se você não é grato, como pode haver graça? Você percebe o que estou dizendo? Um vai se encaixando no outro.

Então, agora, não me pergunte como alguém pode ser mais grato. Apenas pare de reclamar! Saiba que toda essa vida é como um sonho. Tudo se encaminha para o fim e tudo vai terminar um dia. A consciência sobre isso vai provocar uma mudança em você.

“Esta história vai acabar um dia e as cortinas vão cair”. Sabendo disso, de repente, uma mudança acontece. Da corrida por ter mais, para o contentamento. Vai acontecer isso.

Um pensamento sobre “Como ter mais gratidão?

Deixe um comentário

