Uma política espiritualizada

uma-politica-espiritualizada

Sri Sri Ravi Shankar: O papel da religião é nos tornar justos e amorosos, e a finalidade da política é  cuidar das pessoas e de seu bem-estar.

Quando a religião e a política não coexistem, então você tem políticos corruptos e líderes pseudo-religiosos. Um homem religioso que é justo e amoroso vai certamente cuidar do bem-estar de toda a população e, portanto, torna-se um verdadeiro político. Todos os avatares e profetas cuidaram de pessoas e por isso eram políticos. E um verdadeiro político só pode ser justo e amoroso, então não pode ser nada além de religioso.

Quando as religiões restringem a liberdade de cultos e os modos de culto, elas se tornam inadequados para a criação de uma sociedade harmoniosa. Quando a religião se torna abrangente e dá total liberdade para orar e adorar em qualquer forma – essa religião trará justiça e paz para as pessoas e será adequada para qualquer sociedade.

As pessoas pensam que política e religião têm de ser mantidos separados porque muitas religiões não permitem a liberdade de culto e não se importam de forma igual com todas as pessoas. A história tem mostrado que a religião cria conflitos. Mas as sociedades não religiosas, como o comunismo, criaram caos e corrupção.

Hoje ambos política e religião precisam de reforma. Os políticos devem se tornar mais justos e espirituais. A religião deve tornar-se mais ampla e mais espiritual para permitir a liberdade de culto e para abranger toda a sabedoria do mundo.

Pergunta: As mudanças deveriam ser conduzidas de cima para baixo ou de baixo para cima?

Sri Sri Ravi Shankar: Eu sinto que precisamos de ambas as extremidades para impulsionar a mudança – precisamos da abordagem de cima para baixo e de baixo para cima. Se você perguntar às pessoas em cargos de nível mais alto, elas vão dizer: “O que eu posso fazer? Se tentarmos fazer alguma coisa, as pessoas resistem. O que fazer?”

Suponha que o chefe de uma religião quer provocar uma mudança, mas enfrenta uma enorme resistência a partir da base. Você precisa trabalhar em ambos, ter uma abordagem top-down e bottom-up.

Precisamos secularizar a religião, socializar os negócios e espiritualizar a política. Quando eu digo espiritualizar a política, quero dizer que cada político deveria ver seu trabalho como uma atividade de serviço e não como um emprego em si. Por exemplo, durante a época de Mahatma Gandhi, ele e todas as pessoas viam a política como um serviço à sociedade.

Quando digo secularizar a religião, quero dizer que cada líder religioso deveriam rezar por toda a população e não apenas pelas pessoas de sua comunidade, o que significa que ele deveria respeitar todas as outras religiões. E socializar os negócios significa que cada entidade de negócios deve também desempenhar um papel no desenvolvimento da sociedade.

Anúncios

Um pensamento sobre “Uma política espiritualizada

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s