Evolução espiritual e celibato

Evolução Espiritual

 

Quarta-feira, 30 de dezembro de 2015, Bangalore – Índia

Pergunta: Nós temos ouvido pessoas falando sobre o celibato como um dos requisitos para a evolução espiritual. Por favor esclareça essa questão.

Sri Sri Ravi Shankar: O celibato ajuda a conservar a energia. Espiritualidade tem a ver com elevar a energia e o prazer esvazia a energia e te leva para a inércia. Isso não se aplica apenas ao celibato mas também aos cinco sentidos. Quando nós exageramos, o quão exausto se fica. Por exemplo a comida – se você come um pouco de comida, você se sente energizado e pode meditar, mas se você come demais, você não se sente energizado. Você se sente lento e se sente com vontade de deitar. Você sente que uma espécie de inércia superou você.

De forma similar, o sexo pode levar você a uma forte inércia. A espiritualidade é contra qualquer tipo de inércia, seja através da comida, ou assistindo filmes demais consecutivamente, ou a TV.

Assistir qualquer coisa por tempo demais pode causar inércia no cérebro. Nunca se fica com entusiasmo borbulhante de energia por exagerar nos sentidos. Então, comer, tocar, ver ou cheirar, qualquer desses, feitos em excesso, podem causar inércia e isso não é agradável para a evolução espiritual.

Se você me perguntar, como um casal, se vocês não deveriam nunca fazer sexo para seguir adiante no caminho espiritual, eu digo que esse não é o caso. Isso não é um impedimento quando é feito de forma moderada. Em excesso, é um desastre. Supressão também não é necessária. Se você tem aquele sentimento em você e está tentando suprimi-lo, isso não é natural e pode criar a mesma inércia.

Conforme a evolução espiritual ocorre, o celibato é uma coisa espontânea por que você já está em um estado de paz e não precisa se esfregar contra outro corpo para conseguir alguma experiência. Há uma explosão natural de energia dentro de você e o celibato aconteceu. Se você me perguntar pessoalmente, isso não é algo que você pratique com força, isso é algo que vem para você naturalmente e isso acontece para você ou através da idade, porque conforme você progride em idade, o sexo não mais te atrai tanto quanto quando você era um adolescente. Ou samskaras (impressões) de vidas anteriores; se você foi um yogi no passado, isso não cria a urgência ou o gosto em você. Ou a terceira coisa é, se você está moderando seu consumo de comida, você não é indulgente, então você também pode se pronunciar sobre isso.

A luxúria criou problemas tremendos no mundo e diversos crimes ocorreram ou estão ocorrendo hoje por causa da luxúria descontrolada. Ela também estragou relacionamentos entre as pessoas. Uma das razões para a amargura no mundo é a falta de controle sobre si.

Com falta de espiritualidade, o que acontece? A intensa alegria ou prazer que se experiencia com seu parceiro pode se tornar amarga e causar muito mais desgosto se não existe sabedoria. É isso o que está acontecendo por toda parte, não é? Alguém te deu intenso prazer e se você não tem sabedoria, você vai descobrir essa pessoa como a causa de intensa miséria também. Se você se sente miserável, não olhe para a causa, perceba aquilo que lhe deu prazer físico.

Então, é a sabedoria que leva você para longe da miséria. Observar as sensações dentro de você, seja dor ou prazer, traz um ponto de vista completamente  diferente sobre todo o fenômeno.

 

Anúncios

Um pensamento sobre “Evolução espiritual e celibato

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s