Congele seu ego

ego

19 de fevereiro de 2016, Bangalore – Índia

Pergunta: O Ashtavakra Gita faz tanta diferença em todas as áreas da minha vida. Em que nível ele atua na nossa consciência?

Sri Sri Ravi Shankar: Eu não faço ideia, mas ele age. Eu imagino que em muitos níveis. Mesmo antes de dormir você pode colocar conhecimento para tocar e ir dormir. Durante o sono a consciência também o absorve.

Escute Yoga Vasistha, é incrível. Todos esses conceitos sobre Deus e a vida, consciência, tudo. Todos os conceitos são demolidos. E a verdade desperta em você como o céu. Teólogos, que se preocupam tanto com os gostos e desgosto de Deus, quem é Satanás, toda essa coisa, eles deveriam simplesmente ouvir Yoga Vasistha.

Cientistas pelo mundo iriam amar esse conhecimento, e o seu conceito, isso ninguém pode negar. Até mesmo um ateu, um agnóstico, não pode dizer que isso não existe. Ninguém pode negar o campo da consciência e como você é uma parte dele.

Você não é diferente de Deus. Você está nele, você é uma parte dele e ele está lá, não há como escapar dele! É o desejo, intelecto e o ego que obscurecem isso. Isso é o que você aprendeu, não é?

Você congela o desejo por algo, o que você ganha com isso? O nada. Congele seu intelecto, querendo saber de tudo, congele por 20 minutos, o que há lá? Nada. E o “Eu, eu, eu, eu”, apenas diga: eu vou congelar isso e ver o que há lá. Nada. É tão fácil! Nada mais fácil que isso, tão fácil.

Quantas desejos você já teve? Vamos lá! OK, congele por algum tempo, todos esses desejos que você teve. E daí, o que aconteceu? Alguns você não teve. E o que aconteceu? Isso matou você? Isso fez você desaparecer? Não. Então, congele o desejo por alguns minutos. O que há lá? Aquele vazio ou completude.

E congele seu intelecto – “O que é isso, o que é aquilo, blá, blá”, todo tempo tentando entender alguma coisa. Apenas congele, “Eu não quero fazer nada por algum tempo. Eu não preciso saber nada”. Quanto você consegue saber? Quanto você sabe sobre o mundo? Você sabe sobre toda planta no planeta? O que ela é, como ela cresce, para que ela é boa, você sabe sobre isso? Você não pode saber! Você sabe tudo sobre todo animal?  Você sabe algo sobre a sua mente? Nada.

Mesmo que você saiba. OK, você sabe tudo. Você sabe tudo sobre matemática, você sabe álgebra, você sabe física, você sabe tudo sobre química. E daí? Você sabe quantos planetas existem, quão grande o universo é. OK, você conheceu tudo, e daí? Você consegue ficar quieto por algum tempo? Pessoas sabendo de tantas coisas! O que você quer saber? Por que você quer saber isso? Só pra falar com as pessoas sobre isso? Mostrar que você é um grande estudioso? Você estudou todas as escrituras do mundo. E daí? Você é um Google ambulante (não podemos dizer biblioteca nesses dias!). Você tem toda a enciclopédia em você. Você sabe tudo. E daí? Você consegue ficar quieto por um tempo? Congele ele, bloqueie ele, bloqueie o intelecto por um tempo.

E o ego. “Eu, eu, eu”.. O que é o “eu”? Você pode acalmar o “euzismo” e apenas relaxar? Congele ele por um tempo. Trabalho feito!

Cientistas vão adorar Yoga Vasistha porque ele leva você passo a passo, de forma lógica. Ele não diz que seu intelecto é ruim, que você deveria desligar ele. Não. Não é ruim que você deva desligá-lo. Você deveria dizer que existe algo maior que dele. Congele ele for algum tempo.

Eu sinto que apenas isso é bom o suficiente, agora não há nada mais que se perguntar. Então o que quer que você tenha ouvido hoje, fique quieto por algum tempo, digira este conhecimento. Pelo menos mais 10-15 minutos, enquanto você vai para o refeitório. Enquanto você está comendo, colocando a comida na boca. Lembre pelo menos do que entrou pelos seus ouvidos!

Anúncios

Um pensamento sobre “Congele seu ego

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s