Congele seu ego

ego

19 de fevereiro de 2016, Bangalore – Índia

Pergunta: O Ashtavakra Gita faz tanta diferença em todas as áreas da minha vida. Em que nível ele atua na nossa consciência?

Sri Sri Ravi Shankar: Eu não faço ideia, mas ele age. Eu imagino que em muitos níveis. Mesmo antes de dormir você pode colocar conhecimento para tocar e ir dormir. Durante o sono a consciência também o absorve.

Escute Yoga Vasistha, é incrível. Todos esses conceitos sobre Deus e a vida, consciência, tudo. Todos os conceitos são demolidos. E a verdade desperta em você como o céu. Teólogos, que se preocupam tanto com os gostos e desgosto de Deus, quem é Satanás, toda essa coisa, eles deveriam simplesmente ouvir Yoga Vasistha.

Cientistas pelo mundo iriam amar esse conhecimento, e o seu conceito, isso ninguém pode negar. Até mesmo um ateu, um agnóstico, não pode dizer que isso não existe. Ninguém pode negar o campo da consciência e como você é uma parte dele.

Você não é diferente de Deus. Você está nele, você é uma parte dele e ele está lá, não há como escapar dele! É o desejo, intelecto e o ego que obscurecem isso. Isso é o que você aprendeu, não é?

Você congela o desejo por algo, o que você ganha com isso? O nada. Congele seu intelecto, querendo saber de tudo, congele por 20 minutos, o que há lá? Nada. E o “Eu, eu, eu, eu”, apenas diga: eu vou congelar isso e ver o que há lá. Nada. É tão fácil! Nada mais fácil que isso, tão fácil.

Quantas desejos você já teve? Vamos lá! OK, congele por algum tempo, todos esses desejos que você teve. E daí, o que aconteceu? Alguns você não teve. E o que aconteceu? Isso matou você? Isso fez você desaparecer? Não. Então, congele o desejo por alguns minutos. O que há lá? Aquele vazio ou completude.

E congele seu intelecto – “O que é isso, o que é aquilo, blá, blá”, todo tempo tentando entender alguma coisa. Apenas congele, “Eu não quero fazer nada por algum tempo. Eu não preciso saber nada”. Quanto você consegue saber? Quanto você sabe sobre o mundo? Você sabe sobre toda planta no planeta? O que ela é, como ela cresce, para que ela é boa, você sabe sobre isso? Você não pode saber! Você sabe tudo sobre todo animal?  Você sabe algo sobre a sua mente? Nada.

Mesmo que você saiba. OK, você sabe tudo. Você sabe tudo sobre matemática, você sabe álgebra, você sabe física, você sabe tudo sobre química. E daí? Você sabe quantos planetas existem, quão grande o universo é. OK, você conheceu tudo, e daí? Você consegue ficar quieto por algum tempo? Pessoas sabendo de tantas coisas! O que você quer saber? Por que você quer saber isso? Só pra falar com as pessoas sobre isso? Mostrar que você é um grande estudioso? Você estudou todas as escrituras do mundo. E daí? Você é um Google ambulante (não podemos dizer biblioteca nesses dias!). Você tem toda a enciclopédia em você. Você sabe tudo. E daí? Você consegue ficar quieto por um tempo? Congele ele, bloqueie ele, bloqueie o intelecto por um tempo.

E o ego. “Eu, eu, eu”.. O que é o “eu”? Você pode acalmar o “euzismo” e apenas relaxar? Congele ele por um tempo. Trabalho feito!

Cientistas vão adorar Yoga Vasistha porque ele leva você passo a passo, de forma lógica. Ele não diz que seu intelecto é ruim, que você deveria desligar ele. Não. Não é ruim que você deva desligá-lo. Você deveria dizer que existe algo maior que dele. Congele ele for algum tempo.

Eu sinto que apenas isso é bom o suficiente, agora não há nada mais que se perguntar. Então o que quer que você tenha ouvido hoje, fique quieto por algum tempo, digira este conhecimento. Pelo menos mais 10-15 minutos, enquanto você vai para o refeitório. Enquanto você está comendo, colocando a comida na boca. Lembre pelo menos do que entrou pelos seus ouvidos!

Um pensamento sobre “Congele seu ego

Deixe um comentário

