O princípio espiritual da honestidade

abraco1

Sexta-feira, 18/07/2014. Montreal, Canadá

Perguntas e Respostas

Pergunta: Querido Gurudev, é possível restaurar a confiança em um relacionamento depois de ser traído? Como aceitar um parceiro traidor?

Sri Sri Ravi Shankar: Eu posso dizer uma coisa: suponha que você estivisse no lugar do seu parceiro e cometesse um erro, não por sua vontade, mas por ignorância ou devido a alguma compulsão .

Se o seu parceiro não o perdoasse e ficasse contra você, como você se sentiria?

Ponha-se no lugar do seu parceiro e veja.

Se você fosse a pessoa que cometeu um erro e seu parceiro não o perdoasse, você se sentiria bem, ou você imploraria para seu parceiro por mais uma chance?

Isso é o suficiente para você ter uma pista.

Você espera que seu parceiro seja uma pessoa esclarecida. Vocês espera que ele se comporte de uma maneira esclarecida.

Isso é esperar demais!

Se ele cometer um erro uma ou duas vezes, você deve perdoar e dar outra chance.

Isto é o porquê do conhecimento espiritual e do caminho espiritual serem tão essenciais para crescer na integridade e na honestidade.

Se alguém cometeu um erro, sua grandeza é perdoar.

Você não deve fazer as pessoas sentirem-se culpadas o tempo todo.

Se ele cometeu algum erro, você deve dizer: – ‘Não importa. Esqueça isso! Vamos seguir em frente.’

Mas nós não  fazemos isso. Ao invés disso, o que nós fazemos?

Nós andamos com o dedo apontado dizendo: – ‘Você fez isso!’

Então, como ele podem ser amoroso com você?

Ninguém quer trair outra pessoa.

É a tentação ou o desejo  que direciona a pessoa a fazer coisas anti-éticas.

Sua alma não para até se encontrar, até encontrar um oceano de alegria.

Até então, continua indo na direção de algo maior, pensando: – ‘Eu posso conseguir algo aqui’. Isso é o que o que motiva a pessoa.

Pergunta: Eu tenho um sentimento constante de que não estou fazendo o suficiente por você. Eu também sinto inveja quando você elogia outra pessoa. Como eu lido com esse sentimento?

Sri Sri Ravi Shankar: Esta é a natureza do amor.

Você sempre sente que quer mais e mais.

Uma mãe sempre sente que quer  fazer mais por sua filha. Ela sente que não fez o suficiente. É da natureza do amor querer fazer mais.

Quando o amor está diminuindo, então você diz: -‘Ah, eu fiz o suficiente! Eu não fiz tudo o que podia’.

É quando a frustração começa.

No dia em que você se sentir desse jeito, saiba que existe algum cansaço ou alguma frustração; o espirito está caindo.

Pergunta: Querido Gurudev, qual seria a melhor maneira de estar conectado com você enquanto superamos a política tradiconal?

Sri Sri Ravi Shankar: Escute: onde há pessoas, há política.

O que política significa? Significa pessoas.

O mundo tem políticos em todo lugar.

Se você pensa que existe a política, isso parece ser maior.

Se você pensa que as pessoas são diferentes, com diferentes papéis, diferentes tendências, e que não é necessário que todas as pessoas gostem umas das outras, então você não vê isso como política.

Algumas pessoas gostam de você e outra não gostam.

As vibração de algumas pessoas não são compatíveis com as de outras.

Por que você fala em política?

É porque sua vibração não foi compatível com a de outra pessoa.

Você não pode achar uma escapatória para essas coisas em nenhum lugar do mundo.

Você deve simplesmente ver que estamos muito além e acima da política.

Nós estamos aqui para trazer alegria e devemos estar focados nisso.

Se você focar no conhecimento e souber que está conectado comigo, nada pode o impedir.

Pergunta: Mesmo sabendo o que é bom para mim, eu ainda sou atraído por hábitos auto destrutivos e sinto que isso tem a ver com a minha infância. Qual a melhor maneira de lembrar o que está esquecido dos primeiros anos?

Sri Sri Ravi Shankar: Quando você se rotula dizendo: – ‘Eu sou preguiçoso’, você justifica ser preguiçoso.

Se você se rotula dizendo: – ‘Eu sou mau’, isto dá a licença para você permanecer mau.

Você vê o que estou dizendo?

O primeiro passo é remover essas crenças, esse rótulos, retirá-los!

Saiba que você não sabe quem você é.

O quanto criativo e forte você é.

Você deveria dizer:  -‘ Eu não sei quem sou’.

Quando você não sabe quem você é, então você dá uma chance para se aprimorar.

Você passa a ter quela determinação para dizer: -‘Ok, agora eu vou fazer isso!’

Comece com coisas simples e esteja determinado a segui-las.

Por exemplo: – ‘Eu vou caminhar um quilometro hoje’ e faça isso!

Eu lembro quando costumava andar de casa para a escola, eu contava cada passo.

Era quase meio quilometro e eu dizia:  – ‘Passo um, dois, três, quatro’, e por aí vai.

Eu andava para casa com plena consciência.

Mesmo quando você anda, faça isso com consciência e determinação.

Diga: – ‘Hoje eu cheguei em casa em vinte minutos, amanhã eu chegarei em casa em 18 minutos. E depois, eu farei isso em 15 minutos” . Com plena consciência.

Você cria o desafio para você mesmo e o completa.

Essa é a maneira de aumentar sua confiança e capacidade.

Pergunta: Querido Gurudev, as pessoas estão aproveitando menos a liberdade pessoal. O governo e as cooperações estão cada vez mais tomando nossas vidas. O que uma pessoas mediana normal pode fazer?

Sri Sri Ravi Shankar: Regras e regulamentos são essenciais em qualquer sociedade, mas isso não devia ser tão sufocante.

A vida individual e privada também não deveria ser tão sufocante.

Quando você sente que a vida está ficando chata e começando a paralisar, é quando você deve se engajar em atividades como a que você está fazendo neste final de semana [O Curso A Arte do Silêncio].

Envolva-se nesses programas pelo menos duas vezes ao ano.

Aqui estamos cantando, refletindo, pensando e fazendo algo a mais.

Nós devemos também nos envolver em atividades de grupo por algumas horas por dia.

Quanto mais nós estivermos na nossa zona de conforto, importando-nos somente conosco e com nossa família imediata, nossa vida começa a encolher.

E então começamos a ficar irritados, chateados, frustrados, todas esses pensamentos negativos começam a surgir.

Se você se mantém um pouco engajado em atividades sociais e públicas, você será menos chateado em casa, e haverá maior harmonia na sua casa.

Um pensamento sobre “O princípio espiritual da honestidade

Deixe um comentário

