Porquê Pessoas Boas Sofrem

Sri Sri Ravi Shankar

Sexta-feira, 12/12/2014, Bangalore, India

Pergunta: Gurudev, frequentemente dizem que esses são tempos ruins para pessoas boas. Nós vemos isso em nossa sociedade em que muitas vezes as pessoas erradas terminam ganhando e dominando outras e saem como vencedoras. Elas parecem estar tirando bom proveito das suas vidas. O que devemos fazer?

Sri Sri Ravi Shankar: Sim, você mesmo disse. Elas apenas parecem estar aproveitando suas vidas, mas isso é temporário.

Veja, quando alguém precisa sofrer muito, primeiro precisa subir a um lugar mais alto e depois precisa cair.

Todos essas pessoas que crescem através de ações erradas ou que têm intenções erradas, no fim das contas terminam sendo muito infelizes.

Elas não conseguem dormir em paz à noite, nem conseguem estar em paz durante o dia.

A queda delas é tão brusca que isso as destrói completamente.

Você, por outro lado, está contente consigo mesmo e dorme em paz.

Veja, você não pode simplesmente dizer que as pessoas que são boas estão sofrendo, ou continuam passando por momentos difíceis. As pessoas sofrem ou encaram tempos difíceis por causa das suas próprias tolices e por causa da sua ignorância.

Se alguém diz ‘eu sou muito bom’ e, em seguida, coloca a mão no fogo, ela está propensa a se queimar. E quando você coloca a mão no fogo, ela irá queimar e doer imediatamente, não algum tempo depois.

Algumas vezes você se sente como se não tivesse ferido ninguém na sua vida presente, ou mesmo pensado mal de ninguém, apesar de você estar sofrendo. Essa questão é muito comum.

Nós, muitas vezes, temos um entendimento muito limitado da nossa própria vida e pensamos que a vida está apenas nesse pequeno lapso de tempo de 50-60 anos.

Se você olhar para trás, se dará conta de que em algum lugar plantou as sementes de uma árvore de espinhos. Assim, hoje ou algum tempo depois, você certamente terá que colher os espinhos daquela árvore.

Veja, existem dois tipos de karma: aqueles que dão frutos imediatamente e aqueles que produzem frutos algum tempo depois

Por exemplo, se você colocar a sua mão no fogo, você irá se queimar imediatamente, não amanhã ou em nenhum momento mais tarde.

Mas, se você plantar uma semente de manga hoje, ela irá levar dez anos para ela crescer como árvore. Você conseguirá colher os frutos da mangueira somente após 10 anos de trabalho duro.

Da mesma forma, alguns karmas produzem seus frutos quase instantaneamente, enquanto alguns tomam tempo para dar frutos.

Mas não pense que todo problema ou sofrimento pelo qual você passa é somente por causa das suas ações de vidas passadas. Algumas delas também surgem por causa da tolice e da ignorância que você tem na vida presente.

Para se livrar dos resultados de ações passadas, você deve praticar regularmente o sadhana. Isso definitivamente ajuda a anular as más influências de karmas passados.

Mas, ao mesmo tempo, nós devemos agir com inteligência.

Não pense que ‘Oh, eu sou tão especial e tenho boa natureza, então apenas coisas boas deveriam acontecer comigo’. Não. Você deve também ter presença de espírito e usar a sua inteligência de vez em quando antes de agir.

Não guarde o seu intelecto trancado em algum lugar. Use-o com sabedoria.

Pergunta: Querido Gurudev, minha vida parece sem sentido para mim. O que devo fazer?

Sri Sri Ravi Shankar: A vida parece  sem sentido quando você está focado apenas em si mesmo.

Se constantemente você ficar pensando ‘O que pode acontecer comigo? O que eu quero? Eu quero isso e aquilo. Quando eu terei isso?’, a vida parecerá sem sentido.

Mas, quando você sabe que está aqui para dar algo às pessoas ao seu redor, para dar algum retorno à sociedade, e para descobrir uma verdade maior,  a vida torna-se cheia de sentido.

Tanto a saturação como a privação do prazer podem causar em você esse sensação de que a vida é sem sentido.

Quando você tira os olhos disso e reflete sobre ‘O que eu posso fazer pelo outros? Quem eu sou?” Então, de repente, você vê que uma fonte de amor e de alegria jorra de dentro de você e todos os valores começam naturalmente a fluir na vida.

Esse é um bom período de transição para você.

Pergunta: Gurudev, eu sou um paciente com câncer e quero sair dessa. O que posso fazer?

Sri Sri Ravi Shankar: Apenas mantenha essa forte vontade de sair dessa e você certamente sairá dessa.

Medite e faça os pranayamas regularmente.

Você pode consultar a Dra. Nisha Manikantan aqui e ela irá guiá-lo completamente sobre a sua dieta e tudo o mais que você precisa fazer.

Eu tenho visto tantas pessoas sofrendo de câncer que médicos disseram que teriam apenas seis meses de vida. Mas quando vieram para o Ashram e praticaram Sudarshan Kriya e pranayamas, recuperaram a saúde e estão vivas até hoje, 20 anos depois de terem sido diagnosticadas com câncer.

Não tenha fé só numa pílula. Tenha fé em você mesmo e saiba que existe uma consciência eterna dentro de você.

Ela é tão poderosa que, sozinha, faz uma única célula tornar-se uma criança completa no útero da mãe. Ela é que é responsável por todo o crescimento, então ela definitivamente sabe como consertar e curar o corpo também.

Pergunta: Gurudev, qual a razão por trás da deficiência de vitaminas D e B12? A maioria das mulheres está encarando essa questão. Qual a solução além dos medicamentos?

Sri Sri Ravi Shankar: Isso é  principalmente por causa do uso de agrotóxicos e fertilizantes químicos nas fazendas. Isso tem causado anemia no solo, diminuído o ferro contido no solo.

Você obtém vitamina D do Sol. Se você fica em lugares fechados a maior parte do tempo, então deve tomar remédios.

Você precisa mudar de comidas inorgânicas para comidas mais orgânicas. Também deve evitar alimentos com Glutamato Monossódico, um tipo de conservante. Eles são usados em alimentos como macarrão instantâneo para acentuar o sabor. Muitos produtos têm isso hoje.

Essa substância fica no corpo e impede que a luz do Sol seja absorvida por ele. Tanto quanto possível, você deve evitar todos esses tipos de alimentos embalados e com conservantes. Em muitos países esses alimentos já foram descartados, mas na Índia eles ainda são usados. Mais pessoas precisam saber sobre isso. Coma mais e mais alimentos orgânicos, tanto quanto possível.

Pergunta: Gurudev, nós cantamos canções devocionais em louvor ao Senhor Shiva e ao Senhor Krishna. Mas, de volta à casa, as pessoas consomem Bhaang (um tipo de narcótico indiano que se pensa erroneamente satisfazer ao Senhor Shiva) enquanto cantam louvores ao Senhor Shiva. E existem histórias do Senhor Krishna casando com 16.000 mulheres. Como pode alguém entender tudo isso?

Sri Sri Ravi Shankar: Veja, se o Senhor Shiva consumiu Bhaang, logo ele também consumiu o veneno que veio do recipiente do oceano cósmico.

Então. devemos também beber o veneno primeiro e em seguida vermos se nós continuamos vivos para beber o Bhaang? Não interprete mal todas essas coisas.

O Senhor Shiva nunca consumiu Bhaang.

O ponto essencial para entender é que o Shiva Tattva (o elemento mais fundamental que permeia a criação) reside em todos.

Um entorpecente como o Bhaang também não pode fazer nada com a bem-aventurança do Senhor Shiva, porque ele está acima e abaixo de qualquer uma dessas influências triviais.

Mas cantar o seu nome tem uma influência positiva em nós e nos eleva.

Parece que você não leu toda a história por trás do Senhor Krishna dançando e sendo alegre com tantas mulheres. Se você ler o Srimad Bhagvatam, encontrará que ele realizou esse Raas Leela [significado: um tempo passado do Senhor] quando ele tinha apenas 14 anos.

Ele era querido por todo mundo e brincava com qualquer um. Então, não tente imitar a forma de ser dele, mas absorva todo o conhecimento que ele deu por meio da vida dele.

É muito difícil ser como o Senhor Krishna porque ele é Yogeshwar (Supremo entre os Yogues). Ele poderia sair impune por esconder as roupas de alguém enquanto a pessoa estava se banhando! [risos].

Se você ler atenciosamente sobre os leelas do Senhor Krishna, você não concluirá que ele esteja limitado a um lugar ou tenha apenas um tipo ou um sabor.

Você encontrará todo tipo de sabores e de emoções nas histórias do passado do Senhor Krishna. Existe humor, amor e até mesmo a dor da saudade em suas histórias.

Ele simplesmente passou para trazer toda cor do néctar da emoção humana.

É impossível compreender completamente a personalidade do Senhor Krishna. De qualquer um dos ângulos ou perspectiva que você o veja, descobrirá que ele é completo e perfeito em todos os modos.

Anúncios

2 pensamentos sobre “Porquê Pessoas Boas Sofrem

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s