Satsangs :: Olhar para dentro, Comprometimento, Relacionamentos

Sri Sri Ravi Shankar

Pergunta Este é o meu primeiro curso Parte 2, e pela primeira vez estou em silêncio. O que eu encontrarei? Até agora eu achei espaço vazio e tristeza.

Sri Sri Quando uma instrução é dada, no começo você fica incerto se está seguindo corretamente. Até achar a ponta do nariz pode ser difícil, então, quando te dizem para olhar para dentro, você não está certo do que fazer exatamente. Você achará que tipos diferentes de pensamentos e emoções surgem, mas ao longo do tempo você achará que suas meditações melhoraram. Nós temos escondido várias coisas debaixo do tapete nas nossas mentes, e nas primeiras meditações, enquanto nós estamos em silencio, elas surgem. É como a primeira vez que você faz o kriya. Você fica rebelde e acha que está perdendo seu tempo. Do mesmo jeito, você pode pensar: “por que eu tenho que ficar em silêncio?” Deixe-me sair e me divertir. Mas lembre-se, você está fazendo isto para se divertir de verdade. Quando seu sistema estiver limpo, o verdadeiro divertimento acontece.

. . .

Pergunta Se a coisa que nos orienta através da mudança da emoção é o comprometimento, como nós desenvolvemos o comprometimento?

Sri Sri Primeiramente, seja comprometido em viver uma boa vida e fazer do mundo a sua volta um lugar melhor. Estas duas coisas estão conectadas porque nós só podemos apenas ser felizes quando aqueles à nossa volta são felizes. Comprometimento é assumir responsabilidade pela sua própria vida. Eu sou responsável por sentir o que eu sinto. Venha o que vier, eu manterei a calma, a serenidade e o estado de alerta.

. . .

Pergunta  Sobre relacionamentos

Sri Sri Há varias perguntas sobre relacionamentos. Eu direi as seguintes coisas… um conselho para os homens e um conselho para as mulheres. Para as mulheres – nunca pise no ego do seu homem. O mundo todo pode dizer que seu marido não tem cabeça, mas você deve dizer “você tem a melhor cabeça. Só porque você nunca usa sua cabeça, não significa que você não tem uma!”

Um homem não deve ter que se provar para sua esposa. Ele sempre tem que se provar fora de casa, e se ele também tiver que se provar em casa, ele não terá um lugar para chamar de casa. Não o faça provar repetidamente seu amor por você e não o chame de vegetal…. ele irá se transformar em um com sua benção! Na cerimônia hindu, o homem segura o dedão da mulher e o arrasta até uma pedra. Ele diz: “eu coloco toda minha vida e minha honra aos seus pés. Eu sei que suas emoções estão sempre mudando, mas você será estável e me apoiará. A pedra representa esta estabilidade e solidez.”

Agora um conselho para os homens: as mulheres são mais emotivas sobre suas famílias. Ela pode reclamar sobre a família dela, mas você nunca deve fazê-lo. Mesmo que ela esteja reclamando sobre a mãe, nem sequer mexa a cabeça concordando, ou ela irá mudar. Quando se refere a família dela, você mantém sua boca selada. Também, quando ela quer cantar e fazer compras, apenas dê-lhe o cartão de crédito. Sempre alimente as emoções dela.

Leia mais: Cure-se da Depressão com MeditaçãoComo Ser Feliz

© Arte de Viver

Um pensamento sobre “Satsangs :: Olhar para dentro, Comprometimento, Relacionamentos

Deixe um comentário

