‘Pense em servir, está é a direção certa pra todos indivíduo’

Jai Gurudev =)

“Primeiro você deve pensar: o que eu posso fazer pelo mundo? As pessoas que apenas pensam: ‘O que eu posso tirar do mundo?’, ficam tristes. Pense em servir, esta é a direção certa para todos os indivíduos.

Se você quiser chegar a algum lugar mas está na direção errada, nunca chegará lá, certo? Se todos os membros de uma família pensarem ‘O que posso fazer pelo outro?’ a família evoluirá. A família que não pensa assim, se desfaz.

Esta é a situação das companhias. Todos querem colher benefícios. Se quatro pessoas começam uma empresa e cada sócio pensar ‘quanto eu posso obter?, a companhia não funcionará… será deficiente!

Não tenha expectativas dos outros.  Cumpra as expectativas das outras pessoas o melhor que você puder; faça o bem sempre que puder.

Para quem você quer ser amigável? Quando você acredita que a outra pessoa não quer nada de você. Quando as pessoas vêem que você quer algo delas, elas fogem. Quem quer se sentar ao lado de um ladrão?

Saiba disto: a sociedade não espera nada de você além do que você é capaz. Se você não é médico, ninguém espera que o trate. Se você sabe que não consegue fazer algo, relaxe, não o faça. Entretanto é errado não fazer algo que você seja perfeitamente capaz de fazer.

Saiba disto: seja lá quão bom você é, a sociedade assume que você é melhor que as suas boas qualidades e seja lá quão ruim você é, a sociedade assume que você é melhor que suas piores qualidades. Está é a lei da Natureza.

Há algumas pessoas que não pensam assim. Todos são ladrões aos seus olhos, e más pessoas. Este é seu problema.

Nós temos que incutir um senso de pertencimento na sociedade. Ninguém deve ser um intocável na sociedade, nem em política.

Os seres humanos tem o dom único de ser capaz de se conectar uns com outros. Até os pássaros, os animais têm essa capacidade. Um elefante forma um vínculo com o cornaca*. Cachorros e vacas formam vínculos com seus donos. Toda criatura tem esta força, e é especialmente forte entre os seres humanos. Nós temos que alimentar este aspecto em nós mesmos – aquele que não tem inimigo – ajath shatru. Isto não é difícil. Nós apenas precisamos ter essa intenção.

Você não precisa ir aos Himalaias para isso. Algumas pessoas continuam com raiva após meditar por longos períodos de tempo. A arrogância sobre as práticas espirituais é o pior tipo de arrogância. Os frutos das práticas espirituais (tapasya) são amor e senso de pertencimento.

O que significa tapasya? A habilidade de permanecer calmo no meio de uma tempestade é tapasya. A vida dá muitas oportunidades para praticar tapasya.

Vamos repassar os pontos novamente. O que vocês entenderam?

• O que posso fazer pela sociedade? Não se preocupe com suas necessidades. Suas necessidades serão cuidadas antes mesmo de surgirem em você! Isto é chamado siddhi.

• A sociedade quer de nós apenas aquilo que somos capazes de dar.

• A sociedade acredita que você é melhor que suas melhores qualidades e melhor que suas piores qualidades. Portanto, esqueça-se o que a sociedade pensa.

Apenas se concentre no que você pode fazer pela sociedade. Pensando nesta direção é sadhana. Quando você celebra sadhana, é chamado de satsang.

Frequentemente as pessoas dizem: ‘Vejam, ele está fazendo sadhana.’ Mas quando você olha para ele, ele parece desanimado e cansado.

Uma pessoa que faz sadhana deve ser resplandescente e alegre. O verdadeiro sadhana é aquele que faz você e os outros felizes. Isto é utsav (celebração).

Hoje em dia, as pessoas que celebram e festejam não são felizes. Eles gastam dinheiro, tempo e energia. Você se exibe e fica cansado. Sua demonstração de riqueza não te beneficia, apenas faz os outros invejosos.

Pergunta Eu tenho 23 anos. Como eu posso saber quando devo ouvir meu coração ou minha cabeça?

Sri Sri Para trabalhar, use sua cabeça; para seva use seu coração. Para os negócios, use sua cabeça e tranque seu coração em casa.

Pergunta Diga-nos o segredo de sankalap siddhi (o poder da intenção)?

Sri Sri Quando há entrega junto com  intenção, então ela facilmente se frutifica. É muito fácil as intenções se realizarem quando há entrega. Assim, quando as intenções se realizam sem esforço, se chama Naishkarmya Siddhi. Há muitas referências a Naishkarmya Siddhi na Vedanta. Até Adi Shankaracharya falou extensamente sobre isto – obtendo siddhi (resultado) sem necessidade de agir. Mas isso não significa que você não deve trabalhar para isso. Você deve se esforçar.

Pergunta Deus dorme e se cansa de nós?

Sri Sri Deus só dorme na Índia. Aqui, como sabemos que Deus está dormindo nós não temos nenhum medo. Nós acreditamos que desde que Deus esteja dormindo, nós podemos nos livrar de qualquer coisa.

Este é um tópico muito profundo. Deus está dormindo e você está acordado. Então, você deseja a Deus bom dia, canta Suprabhatams, Balaji Suprabhatam e faz Devi jagran. Os estudiosos estabeleceram isto – a humanidade acorda primeiro e depois Deus acorda. Este é um ritual único entre os humanos. Ainda assim, há algo sutil nisto. Estes rituais significam que:

– Em um indivíduo teimoso, desperte a humanidade.

– Em um ser humano, desperte a Divindade.

Como uma semente que germina primeiro num broto e depois numa flor, o ser humano floresce apenas quando há humanidade e a Divindade é despertada.

Deus está presente em todas as células do seu corpo. Nós pensamos que Deus está repousando porque Deus está cansado. Mas não! O Senhor Vishnu (Deus hindu) é descrito deitado, e uma lótus sai de seu umbigo, seguido por Brahma. A criação veio depois, primeiro a força para nutrir nasceu. (Na filosofia hindu, Vishny é considerado o Amparador do Universo.)

Muitas pessoas acreditam que Deus fica cansado depois de trabalhar. Não, não! Para Deus criar não precisa de esforço. Da mesma forma que para uma dona de casa, fazer chá não leva nenhum esforço – ela pode falar, cantar a ainda fazer chá.

Pergunta Eu sinto que a espiritualidade e a política estão separados no mundo de hoje. Os dois se encontrarão?

Sri Sri Espiritualize a política. Nós devemos encorajar pessoas espiritualizadas a terem interesse por política. Eles não devem pensar que política é suja e para pessoas corruptas.

Qualquer posto – o de ministro, chefe de gabinete ou funcionário público – é para servir os outros, não para desfrutar a vida. Você consegue o posto para que você possa servir aos cidadãos. Deve ser tratado como seva. Você não deve se apegar ao trabalho ou fugir dele.

Deixar um posto não é o mesmo que perder prestígio ou uma posição.

Isto deve ficar entendido. Política é para ser um importante membro na administração de um país. Nos tempos antigos, os reis e ministros tinham verdadeiro interesse pela espiritualidade. Aqueles que não eram espiritualizados eram incapazes de suportar o progresso da sociedade.

Os líderes devem ter cinco tipos de qualidades: satya-darshi (veraz), samdarshi (equânime), priya-dashi (agradável), paar-darshi (transparente) e door-darshi (visionário). Então o país progredirá.

*NT: cornaca – condutor de elefante na Índia.

Leia mais: Como Ser Feliz

© Arte de Viver

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s