Satsangs :: Vida, Saúde e Sangha

Guruji

Pergunta Como eu posso fortalecer minha energia masculina bloqueada internamente? Eu tenho pouca energia masculina e muita feminina.

Sri Sri Você tem ambas as energias em equilíbrio, igualmente. Uma está se expressando mais, a outra está latente. Apenas tenha a intenção e ela será expressa.

.  .  .

Pergunta Eu sou uma esposa, filha, nora e estou no caminho espiritual. Qual é meu dharma, especialmente à luz do meu marido que também segue o caminho espiritual?

Sri Sri É mais fácil para você. Assim todos os papéis se harmonizam. Apenas fique à vontade com isto. A questão se torna: ‘Estou equilibrando meus papéis?’ Você está e você estará. Especialmente se você é mãe, você sentirá que não fez o suficiente pelo seu filho. Todas as mães se sentem assim. Nenhuma mãe acha que fez o suficiente pelos seus filhos. E o mesmo se você for uma filha. Você sente que não fez o suficiente pelo seu pai. Com seu marido, você acha que fez o suficiente! (risos) Isto não posso responder. Tenha a intenção e você terá equilíbrio. Se você abrir seus olhos, você verá que há equilíbrio.

.  .  .

Pergunta Cem anos com um corpo sem doenças e uma mente sem estresse parece ser uma teoria. Como é possível na nossa era viver cem anos sem doenças e sem estresse?

Sri Sri Tenha a intenção. Cem anos não significa exatamente 99 anos e doze meses ou 99 anos, onze meses e 29 dias. Rishis (um renunciado) dizia cem anos. Quando as pessoas abençoam, eles normalmente dizem: ‘Viva mil anos’. Isto não significa que eles querem que você viva mil anos.  Quando você se cansa desta vida,

você diz que ficou muito tempo no planeta. Mas quando você está conectado com o Divino, o desejo natural é ‘Deixe-me viver o máximo de vida humana. Deixe-me trabalhar até o último suspiro. Deixe-me viver com saúde.’ Estes são os desejos naturais.

.  .  .

Pergunta Quando o primeiro ser humano nasceu? (risos)

Sri Sri Diga-me – onde é o primeiro ponto de uma bola ou uma bola de tênis? Esta resposta se seguirá. Nós pensamos que tudo tem que ter um começo e um fim. Mas o universo não tem começo nem fim. Então, os Rishis usam duas palavras: Anadi e Ananta. Anadi significa sem começo e Ananta significa sem fim.

.  .  .

Pergunta Se tudo é inconstante e a vida está se movendo a uma dada velocidade, como pode tudo ser inconstante? Como pode o inconstante e o absoluto coexistir?

Sri Sri Você não pode entender a inconstância, a não ser que haja algo constante. A mudança acontece quando há a não-mudança. Para reparar nas mudanças, é necessário haver um ponto de referência e isto é não-mudança.

.  .  .

Pergunta Por que as pessoas param de agir como pessoas normais assim que elas sabem que Sri Sri vai aparecer a qualquer momento?

Sri Sri Não tenho idéia. (risos)

Há uma história. É muito famosa na Índia. Havia um rei chamado Vikram Aditya. Ele era conhecido por sua correção e piedade. Ele era um santo de rei. Ele tinha todas as características requeridas num rei – sábio, santo, bom ser humano e também muito inteligente. Há vários bons seres humanos, mas eles não são inteligentes (risos) e seres humanos inteligentes que não são bons. Este rei tinha todos os aspectos. Ele era paciente. Quando ele morreu, não havia ninguém para substituí-lo. Sua cadeira era tão poderosa que ninguém poderia assumir o trono. Depois de algum tempo, o trono foi enterrado.

Vários anos se passaram. Havia um jardim, e neste jardim um pequeno outeiro. O jardineiro se sentava no outeiro e tinha um grande sorriso no rosto. De lá, ele convidava todos os passantes que via na estrada. Ele convidava as pessoas para entrarem e ganharem frutas do pomar – mangas e cocos.

Mas quando eles entravam, ele pegava uma vara e os afugentavam. Ele brigava com eles. ‘Como pode você entrar no meu jardim? Como você se atreve a invadir?’ As pessoas não entendiam seu comportamento. Alguns julgavam que ele estava louco. Outros pensavam que devia haver algo mais. Então, eles decidiram cavar o outeiro e descobrir. Eles cavaram o outeiro e acharam o trono do rei. Houve um grande impacto no jardineiro, as vibrações.

Se você se sentar com companhias negativas, você sentirá negatividade. Se você se sentar onde há dúvidas, dúvidas é o que você sentirá.

Por esta razão Budha disse ‘Sangha’. A companhia de pessoas que são positivas, focadas nas metas elevadas da vida é importante. Se alguém está sempre pensando em dinheiro ou em fraudar, estas vibrações vão causar impacto em você. Se você se senta com companhias alegres como aqui (no satsang), você se sentirá alegre.

.  .  .

Leia mais: Cure-se da Depressão com MeditaçãoComo Ser Feliz

© Arte de Viver

Deixe um comentário

