Inovador de forma antiga

Sri Sri Ravi Shankar

O sistema educacional definitivamente precisa melhorar. Uma revolução total é necessária no campo da educação. Hoje você não precisa saber de cor a tabuada. Se o mesmo método de educação for seguido nas nossas escolas e faculdades, é uma perda de tempo. Nós gastamos horas e horas aprendendo por repetição – ensaiando Ilíadas e Shakespeares. Isto é inglês desatualizado e isto é pressão nas nossas crianças. Entender e saber Shakespeare de cor é um peso na cabeça das crianças.

Por seguir essa metodologia antiga de educação, este país está desperdiçando a capacidade intelectual e o potencial mental.

Na era dos computadores pode-se saber tudo sobre história num único click. As crianças gastam horas e horas aprendendo quando o Motim aconteceu e quando Macaulay veio para Índia e quais reformas ele promoveu. Princípios obsoletos, teorias, sistemas de educação e metodologia de transmissão de conhecimento precisam submeter-se a uma mudança.

Quando as crianças vão para a faculdade, ele ou ela já estão desgastados com tanta pressão. Ele carrega os livros como um jumento, nas suas costas, imensas quantidades de livros sobre matérias irrelevantes, totalmente irrelevante para eles. Este sistema precisa submeter-se a uma mudança e nós precisamos aparelhar a capacidade das crianças de absorver mais, entender melhor.

Um bom sistema de educação tem que incutir auto-estima e criatividade e não copiar dos outros. Nós precisamos ter auto-estima e apreciar o que temos, o que podemos fazer. Se você tira a confiança de uma pessoa, não há nada que ele ou ela possa fazer. Nós temos que incutir confiança na educação, ampliar a visão e aprofundar as raízes. O sistema educacional não deve fazer fanáticos.  Há pessoas que se tornam fanáticos intolerantes porque glorificam o passado o tempo todo. O fundamentalismo religioso existe porque as pessoas glorificam apenas o passado. E, por outro lado, o comunismo promete um futuro dourado e diz que o passado é lixo. Eu sinto que ambos não estão certos.

No sistema educacional de hoje, há ou o  comunilismo ou o comunismo. Ambos estão dificultando o crescimento da ciência. A mente científica precisa se libertar da inibição. A correta educação tem que aparelhar a mente que é livre, não obcecada por qualquer coisa e nem raivosa em relação ao passado ou ao futuro.

A questão principal e ter-se um sistema de educação onde as raízes sejam profundas e haja novos brotos na árvore – uma combinação de novidade e antiguidade.

Tristemente, nós não fizemos nada para aumentar a capacidade de nossa percepção. Ao mesmo tempo há um bombardeamento de informações da mídia visual e áudio-visual, filmes e vídeo games. Isto coloca uma grande pressão na mente das pessoas. Isto apenas tornaria as crianças esquizofrênicas e com síndrome de deficiência de atenção, porque seus cérebros não conseguem digerir a informação e a reproduz.

A metodologia da educação precisa mudar para eliminar várias informações indesejadas. Métodos de ensino criativos ajudarão as crianças a construir suas personalidades. Esportes criativos e técnicas antigas como Avadhani, meditação, yoga e pranayamas evoluirão muito. Dança e música também devem ser re-introduzidas. Trabalho voluntário também é uma parte importante na educação; vá e faça algum trabalho em algum lugar; isto é boa educação. Deve-se participar de todas as facetas da vida humana e isto deve começar numa idade bem jovem. A chave é subordinar o antigo e ser inovador com o moderno.

.

© Arte de Viver

Anúncios

Um pensamento sobre “Inovador de forma antiga

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s