Satsangs :: Amizade, Auto Estima e Família

Sri Sri Ravi Shankar

Pergunta É fácil fazer seva. Eu adoro fazer seva mesmo quando é difícil. Minha pergunta é: porque é tão difícil terminar a faculdade quando todos me dizem que devo fazê-lo? Eu sei que é importante terminar. Como eu me comprometo a fazê-lo?

Sri Sri Apenas faça-o. Para algumas coisas não há ‘como’. Se eu te disser para abrir os olhos, apenas faça-o. Se eu te disser para abrir sua boca, apenas faça-o! (risos)

.  .  .

Pergunta Quando eu estou num grupo, eu frequentemente sinto que não pertenço a ele. Como superar isto?

Sri Sri Este deve ser um padrão antigo. Dê um passo, dê um salto. Diga a si mesmo ‘Eu me sentirei em casa, aconteça o que acontecer’, e então, você será senhor de seus sentimentos. Não deixe que seus sentimentos comandem você. Quando você estiver num grupo, e houver desconforto, isto é devido a barreiras, ao ego. Inspire longamente, observe o desconforto, ele irá desaparecer.

.  .  .

Pergunta O que fazer com bons amigos cujas trajetórias acabaram de mudar?

Não tem havido nenhum crescimento nos últimos cinco anos. Vagarosamente não há nada para conversar mas eles são bons amigos.

Sri Sri Você deve educá-los.

.  .  .

Pergunta Quando alguém ama outro ser humano e se sente maravilhosamente e em paz, qual é a linha tênue entre apego e entrega?

Sri Sri Quando você sente apego, volte-se para seu íntimo, e quando você o fizer, sentirá espontaneamente a entrega. Amor e entrega são conectados. Quando você ama, há entrega. É melhor não analisar as emoções. Você ama uma pessoa, simplesmente siga em frente. Sucesso ou fracasso, mudança ou não-mudança, é assim que é. E é inevitável.

.  .  .

Pergunta Quando eu vejo pessoas que são doentes ou pobres, eu lamento muito e passo dias pensando nelas. Como deixar ir?

Sri Sri Nas Patanjali Yoga Sutras, diz-se que há quatro dicas, idéias ou conceitos em como lidar com situações da vida real. A primeira é amizade. Se você é amigável aos quem são feliz, você superará inveja.

Para as pessoas que estão sofrendo, você deve ter apenas compaixão e não amizade. Seja feliz por aqueles que trabalham bem, são produtivos e têm mérito. Por aqueles que fazem coisas ruins, sinta indiferença, não ódio.

Estas são as quatro diferentes atitudes na sua vida. Se você as praticar, você poupará nossa ‘mann’ (mente). Quando qualquer outro sentimento oposto a estes te incomodar, reverta os sentimentos. Quando sentir inveja, transforme em amor. Sentimentos não mudam por esforço, mas apenas através da intenção.

.  .  .

Pergunta Como melhorar minha autoestima? Algumas vezes me sinto invisível. As pessoas se esquecem de mim, onde estou.

Sri Sri Seja útil para os outros. Quando você fizer isto, eles se lembrarão. Se você apenas pensa em si mesmo, eles se esquecerão.

.  .  .

Pergunta Tenho medo de tantas coisas, especialmente da morte. Como superar esses medos?

Sri Sri Meditação e meditação. Meditação e conhecimento: as duas únicas coisas que te ajudarão a superar este medo.

.  .  .

Pergunta Eu vivo num família cujos membros são muito ansiosos, insensíveis, egoístas e desconfiados. Eu entendo que aceitando-os como eles são é a solução, como você diz; mas, viver 24 horas num ambiente como este me custa caro. Eu fiz várias coisas ao longo dos anos para tratar disto e sinto que estou perdendo minha vida, meu entusiasmo, criatividade e amor – mais e mais. Você pode me guiar sobre essas considerações?

Sri Sri Saiba que estou com você. Sempre que você se sentir triste e infeliz – mesmo que ligeiramente – saiba que eu estou com você. Afinal, ninguém fica com alguém por 24 horas. Você dorme de seis a oito horas. Além disso, duas horas para si mesmo – tomar banho, comer, estar consigo mesmo. Se você tem um quarto só seu (é bom ter um quarto), fique sozinho algumas vezes. Faça uma caminhada.

Normalmente nós generalizamos e eternizamos os problemas. Nós pensamos: ‘Estou sempre errado. Eu sempre tenho um problema.’ Como você pode ter sempre um problema? Se for assim, não há problema já que você está tão acostumado em tê-los. Algumas pessoas criam problemas para outros porque é o único momento em que eles não tem problemas (risos). Algumas pessoas que têm problemas, criam problemas para os outros. Acorde e veja. É sábio não eternizar o problema.

.  .  .

Pergunta Estou constantemente temendo cometer um pecado e Deus não perdoará meus pecados, inclusive os do passado.

Sri Sri Fala sério! (aplausos). Não faça com que Deus pareça tão cruel. Eu serei seu defensor. (aplausos) Deus é um oceano de perdão, de compaixão. Não coloque tais idéias na sua cabeça. Apenas siga em frente. É a tentação do prazer que te irrita. Mas a grande tentação é o próprio Deus. Faça suas práticas. Leia Yoga Vashista, Ashtavakra Gita e isto te levará ao caminho certo. Se alguma coisa acontecer, siga em frente.

.  .  .

Pergunta No meu caminho espiritual, eu passei por diferentes tradições.  Ano passado eu comecei a praticar Kriya Yoga e pensei que tinha achado meu caminho. Agora eu estou praticando Sudarshan Kriya e descobri que é difícil continuar também com Kriya Yoga. Posso fazer as duas práticas ou devo escolher uma? Como posso meditar sem usar a técnica de outra tradição se eu não fiz o ainda o curso Sahaj Samadhi? Finalmente, eu adoraria parar de procurar e trocar de práticas espirituais e saber qual é a o caminho espiritual da minha vida. Como eu posso saber?

Sri Sri Todas as práticas que você fez no passado te trouxeram aqui. Não as misture. Quando você estiver neste caminho, fique. Se não houver progresso, eu, pessoalmente, te direi para seguir em frente. É impossível não progredir aqui. Continue. Aqui você terá silêncio e música, seva e alegria, sabedoria. Todos os aspectos da vida são cobertos, é tão lindo!

.  .  .

© Arte de Viver

Um pensamento sobre “Satsangs :: Amizade, Auto Estima e Família

Deixe um comentário

