Entrevista para TV

Sri Sri Ravi Shankar

Trechos da entrevista para o ‘Seismograph’, um show de horário nobre com Svetla Petrova, uma importante jornalista búlgara no canal de televisão BTV, da Bulgária.

Pergunta Você disse numa entrevista que você vê o mundo como uma única família?

Sri Sri O mundo é uma única família – linguagem não é barreira, religião não é barreira, cultura não é barreira. É o amor nos nossos corações que nos conecta uns aos outros.

.  .  .

Pergunta Então porque a religião é a razão para tantos conflitos importantes?

Sri Sri Eu diria que as diferenças devem ser celebradas. Culturas múltiplas podem trazer mais tolerância, mais aprendizado e você tem que se aliviar do estresse. Nós todos precisamos criar uma sociedade sem estresse e sem violência. Na verdade, a violência é um produto do estresse. Se alguém não dorme bem ou está estressado , fica agressivo. Com a respiração, você pode se acalmar. Quando a mente está calma e a pessoa feliz, é impossível ela cometer um crime. Está tudo na mente. Nós não aprendemos nada sobre a mente em casa ou na escola. Nós dizemos para as pessoas não terem raiva, não ficarem aborrecidas, mas nós os ensinamos como fazê-lo. Esta é a forma como os ensinamentos antigos da Índia ajudou as pessoas e deve ser acessível para todos. É tão útil! Uma sociedade sem violência. Um corpo sem doenças. Uma mente sem confusão. Uma memória sem drama e um alma sem tristeza. Este é um direito de nascença de todos.
Há muita violência na mídia e nos vídeo games. Toda emoção é conectada com a respiração. Se você muda a respiração, muda o ritmo, você pode mudar a emoção.

.  .  .

Pergunta É possível respirar de um jeito diferente sem pensar sobre isto?

Sri Sri Nós todos temos talentos. Nós todos temos dez dedos mas alguns de nós pega um violão e produz música, outros não. Mas todos têm habilidades. Se nós aprendemos sobre os diferentes ritmos da nossa respiração, nós seremos capazes de ter controle das nossas vidas. Inspire profunda e longamente e expire o mais devagar possível. Inalação profunda e exalação lenta acalmam a mente. Quando alguém trabalha com um computador os olhos se cansam e é bom fazer alguns exercícios para os olhos. Isto irá melhorar a circulação. Eu acabo de aterrissar da Índia, depois de um vôo de 8 horas.  Eu pareço cansado?

.  .  .

Pergunta O que o fez dedicar sua vida a construir um mundo sem violência?

Sri Sri Eu faço isto por causa do meu amor pela humanidade. Quando você tem algo precioso, é natural compartilhar com todos. Compartilhar é um instinto natural.

.  .  .

Pergunta O que você teve que sacrificar?

Sri Sri O que eu tive que sacrificar para fazer isso? No início havia muito preconceito, preconceito leste-oeste e preconceito norte-sul. As pessoas de fora da Índia criticavam, mas eu disse: “Não, isto é muito bom e todos precisam.” Eu não me importava com o que as pessoas pensavam.

.  .  .

Pergunta Você pode nos falar sobre o processo de descoberta das técnicas que você ensina?

Sri Sri Para mim, pessoalmente, foi com comida limitada e dez dias de silêncio, tomando suco de frutas e purificando o corpo; mas isto não é para todos. Deve-se ouvir o próprio corpo. O que se sente ser bom para si mesmo. Você não precisa fazer tudo isto; você só precisa aprender um pouco sobre sua respiração. E isto é para todos.

.

© Arte de Viver

Anúncios

Um pensamento sobre “Entrevista para TV

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s