Satsangs :: Relatividade, Vida e Morte

Sri Sri Ravi Shankar


Pergunta
O que é a ciência da relatividade? Como ela funciona na vida?

Sri Sri Vá na Internet, há muito sobre isto. Volumes e volumes. Tudo está relacionado: se você dormiu bem, você vê tudo melhor. Se não, então as coisas ficam apagadas. O observador e o observado variam. É por isso que dizem que estados diferentes de consciência entendem conhecimento diferente. Você já ouviu a história japonesa?

No Japão, há uma regra que os donos de motéis devem dar comida e alojamento grátis a monges. Para testar se um monge é verdadeiro, o dono faria uma pergunta de conhecimento. Se a pergunta for respondida, o monge pode então ficar. Se o dono tiver que dar a resposta certa, então o monge seguirá adiante. Dois irmãos eram donos de um motel. O mais velho era muito inteligente. O mais novo era letárgico. O irmão mais velho administrava os negócios de modo que ele não tinha que dar quartos grátis aos monges. Um dia o irmão mais velho teve que sair e disse ao mais jovem:
– Se algum monge vier aqui, fique mudo. Se você ficar em silêncio, o monge não permanecerá aqui.
Logo que o irmão mais velho saiu, um grupo de monges chegou. Eles disseram:
– Venha, nós vamos disputar.
O irmão mais jovem gesticulou:
– Estou em silêncio.
Então os monges disseram:
– Ok, teremos um diálogo em silêncio.
Eles mostraram o dedo indicador apontando “um”. O irmão mais jovem tinha um olho só. O outro olho estava enfaixado. Ele mostrou dois dedos. Os monges então mostraram três dedos. O irmão então mostrou um punho. Os monges ficaram muito felizes e partiram. Quando o irmão mais velho voltou, o mais jovem explicou o que aconteceu:
– Eles me disseram que você só tem um olho.
Então eu disse:
– Você tem dois.
Eles então disseram:
– O diálogo será entre três olhos.
Então eu disse:
– Eu vou bater em você.

Mais tarde os monges retornaram e contaram ao irmão mais velho que o jovem tinha compartilhado o conhecimento mais alto em silêncio. Os monges narraram:
– Nós perguntamos: Qual é a verdade?
Ele disse:
– Uma não, há duas: Buddham e Dhammam.
Nós dissemos:
– Há três coisas: Buddham, Dhammam e Sangham.
Ele disse:
– Eles são todos um!

Foi uma realização estupenda! Esta história mostra que níveis diferentes de consciência podem interpretar coisas diferentes, de forma diferente. Tolos sempre criam conflitos sobre nada. E adoram isto. O inteligente celebrará a diversidade. Os tolos não podem tolerar diversidade. Os sábios antigos disseram no Rig Veda: “Aceite até mesmo o ateu e inclua-o em suas orações: eu me curvo para aqueles que chamam Você de sem Deus e pensam que não existe Divindade. Para os que dizem – Você não existe – eu ofereço minha obediência.”
As pessoas aceitam até mesmo o ateísmo. Isso é sabedoria verdadeira: você tem visão ampla e aceita as pessoas e suas diferenças.

Pessoas inteligentes celebram a diversidade, tolos brigam por causa da diversidade.

.  .  . 

Pergunta Eu não entendo o que acontece em minha vida? Quanto disto é minha responsabilidade?

Sri Sri Veja o passado como destino. Seu pesar é porque você vê o passado como livre arbítrio. Se o futuro é destino, então você vai ficar letárgico e protelará. O inteligente vê o passado como destino e o futuro como livre arbítrio, e vive alegremente o momento. Você pode escolher – ser feliz, no momento e aproveitar.

.  .  . 

Pergunta Você diz que desejo não é bom? Desejar o Divino também não é bom?

Sri Sri Bem, precisamos traduzir desejo e compromisso. O desejo é centrado em si mesmo. O compromisso é sempre para uma causa. “O que eu ganho” – esta febre de receber alguma coisa tem que ser transcendida. Trata-se de prazer imaturo. A criança sempre quer ganhar alguma coisa. Os avós querem dar. Nascemos com a tendência a agarrar. Em algum momento, nós temos que mudar para: O que eu posso dar?

.  .  . 

Pergunta Os dias parecem estar apenas passando. Qual é o propósito da vida?

Sri Sri Esta é uma pergunta muito importante. A pergunta em si é um veículo para você mudar na vida.

.  .  . 

Pergunta Você diz que a inocência é uma virtude. Pessoas inocentes não são exploradas?

Sri Sri Há pessoas inocentes que são tolas, assim como pessoas inteligentes que são astutas. O desejável é uma combinação de inteligência com inocência.

.  .  . 

Pergunta Por que maus pensamentos continuam fluindo na mente?

Sri Sri Porque você quer expulsá-los! Dê-lhes um abraço e um pequeno lugar, e eles desaparecerão.

.  .  . 

Pergunta Perdemos um filho de 33 anos de idade em janeiro passado. Como superar a mágoa?

Sri Sri Há quatro maneiras:
1. Saiba que você tem a força. O problema veio, a mágoa veio. Você não pode fazer nada sobre isto.
2. Compreenda que cada um morrerá um dia. Todos aqui irão para debaixo da terra. Isso tudo vai acontecer nos próximos 100 anos. Alguém foi mais cedo.
3. Olhe para quem tem problemas maiores que você. Quando nós vemos pessoas que têm dificuldades maiores e começamos a servi-las: nossos problemas desaparecem. Veja o que acontece no Sri Lanka, Afeganistão, Paquistão e Iraque.
4. O Divino está com você. Ofereça seus problemas à divindade e relaxe. Devemos ter esta confiança.

.  .  . 

Pergunta A Divindade está ligada ao nosso corpo?

Sri Sri Devtaa significa divya shakti ou Energia Divina. Cada célula do seu corpo tem 33 aspectos diferentes de energias Divinas. A mesma célula torna-se um olho, a pele, o osso, a percepção sensorial do aroma no nariz, e assim por diante. Devtaa não está no Himalaia mas sim no seu próprio corpo. Ishwar (Deus) está presente em toda e cada parte do seu corpo. A Divindade disforme e onipresente, que é da natureza da existência, do conhecimento e da felicidade (Satchidananda) é chamada Ishwara.

Todas as formas pertencem a Ele, que não tem forma. Todos os nomes pertencem a Ele, que não tem nome.

A tradição indiana reconhece Uma Divindade na Criação e reconhece tudo na criação como parte de Uma Divindade. A tradição indiana recebeu e aceitou Buddha, Mahavira e Guru Nanak. Os santos de Sufi, cristãos e santos de Parsi também foram aceitos. É porque vemos um em todos e todos são um. Então não precisamos dizer: ‘Seu Deus é melhor que meu Deus’. Este tipo de pensamento pode servir de base para conflito. Precisamos ter uma visão ampla (Vishaal Drishthikon). Isto é o que espiritualidade nos dá.

.  .  . 

Pergunta Acho que estou em falta em todos aspectos: negócios, família, tudo.

Sri Sri Seu sankalpa está errado. Quem disse que você não pode administrar? Você administrou tudo até agora. Diga a si mesmo que cumprirá bem todos os papéis. Você pode cumprir todos os papéis: “Serei um bom marido, boa criança, bom pai, bom cidadão.” Você tem que reconhecer e assumir simplesmente. Suponha que você tem todas estas igualdades em você. Elas já estão em você. Somente deixe-as florescer.

.  .  . 

Pergunta Por que sentimos insegurança e o que devemos fazer para superá-la?

Sri Sri A causa da insegurança é que você pensa que ninguém o ama. Trata-se de seu próprio equívoco. Há tanto amor no universo. Veja:
1. Eu estou aqui. Quando você tem essa confiança, então o medo desaparece. Ao menos aqui (no ashram), há muitas pessoas que o amam.
2. Normalmente você sente que, se alguém o ama, eles esperam alguma coisa de você. Eu não quero nada de você, além do seu sorriso e felicidade. Quando você sabe disto, todos seus medos desaparecem.
3. Pratique pranayama, asanas, kriya e meditação regularmente.
4. Seu embaraço pode causar medo. Quanto mais embaraço, mais medo. Apenas o conhecimento pode livrá-lo do embaraço.

.  .  . 

Pergunta Qual é a importância de Swastik?

Sri Sri Swastik é um símbolo antigo. Jainismo e Budismo usaram este símbolo. Os Sikhs também o usaram. O Swastik simboliza a natureza cíclica do tempo, natureza cíclica do Universo, as quatro yugas (idades) e os quatro Vedas. Swasti significa saúde e estabelecimento em si.

Swastik

Swastik é o símbolo do Ser, da paz.

.  .  .  .  .  .

Leia Mais: EspiritualidadeComo Ser Feliz

© Arte de Viver

Anúncios

Um pensamento sobre “Satsangs :: Relatividade, Vida e Morte

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s