Satsangs :: Seva, Bençãos e Conselhos

Sri Sri Ravi Shankar

Pergunta Você disse ontem que Satyam, Shivam, Sundaram são beleza. Eu sinto que não sou inocente nem sincero. O que faço para me tornar Sundaram?

Sri Sri Apenas olhe no espelho. Você é lindo. Fique um pouco mais oco e vazio. Nós não temos que fazer nada para desenvolver virtudes. Todas as virtudes estão presentes em todos. As virtudes já estão presentes, apenas os vícios precisam ser largados. Os vícios são a crosta externa. Com sadhana, seva e satsang, eles são abandonados. Você já tem a fórmula.

.  .  .

Pergunta Tudo é feito pelo Divino e nós simplesmente temos que acompanhar? Ou tudo é feito para que sintamos o desejo de agir? Estou confuso.

Sri Sri O conhecimento mais elevado só vem depois da confusão. O que é confusão? Confusão é o colapso de um sistema de crenças. Você está numa concha e de repente as coisas não são mais da maneira que elas eram. Avista-se então um novo horizonte. Um conceito velho desaparece, dando lugar a uma nova possibilidade.

Antes de Krishna passar o conhecimento mais elevado para Arjuna, ele o confundiu completamente. No quarto capítulo do Bhagvad Gita, Arjuna pergunta a Krishna: ‘Por que você está me confundindo com tantas coisas? Me conte diretamente a coisa certa.’ A confusão sempre precede o conhecimento.

.  .  .

Pergunta As almas dos animais e dos seres humanos são as mesmas?

Sri Sri Sim, sim! Que diferença isso faz? Você quer virar um animal de novo? Você já passou por tudo isso. Uma cadeia de DNA humano contém o DNA de todas as espécies. Do DNA humano, você pode fazer um mosquito ou um elefante. Mas do DNA de um elefante, você não pode fazer um ser humano. A natureza é misteriosa, por isso ela é tão interessante.

.  .  .

Pergunta Começarei um trabalho no mês que vem. Tenho medo de não ter tempo suficiente para continuar com minhas atividades de voluntariado.

Sri Sri Até mesmo as pessoas que estão aqui (no Centro Internacional da Arte de Viver) são ocupadas, dia e noite. Trabalhe tanto quanto seu sistema o permitir. Não se sobrecarregue de trabalho. Trabalhe e descanse; espiritualidade e nossa vida diária: descubra a combinação correta para estes aspectos da vida. Sempre que sentir-se cansado, você pode vir aqui. Estamos fazendo templos de conhecimento em toda parte – em toda cidade da Índia. Aliás, no estado de Kerala os templos de conhecimento estão sendo construídos a uma distância de meia hora. A qualquer hora você pode ir e meditar.

É como seu telefone celular. Ele é carregado por algum tempo e então você o leva por toda parte. Esta é a diferença entre o telefone celular e o fixo. Você é como um telefone celular. Carregue-se.

.  .  .

Pergunta Como Deus pode nos abençoar se já somos parte da divindade?

Sri Sri Se você se opõe a tudo, então não há palavras para expressar nada. Você pode continuar negando toda brincadeira e gesto de outra pessoa. Pedir benções é lembrar Deus de acordar. Na Índia, nós temos suprabatams – orações que são cantadas a Deus de manhã. Dizemos:  “Deus, chegou a manhã. Vamos, acorde e cumpra seu dever – abençoe todos!”

Um devoto tem muitas maneiras de expressar seus sentimentos. Você pode adorar o divino de formas diferentes. Essa é a especialidade deste país.

Há nove tipos de devoção – Navadha bhakti. Você pode lutar com Deus, brincar com Ele. Poetas escreveram muitas canções de devoção. Em todos esses tipos de emoções humanas, as pessoas se relacionaram com Deus. Não sem medo nem culpa, mas sem alegria e vatsalya (afeição). Devotos cantaram até mesmo canções que falam de Deus como uma criança travessa: “Vamos, me escute!” É uma maneira interessante de se relacionar com o divino. Não mantenha Deus em algum lugar do céu. Ele está dentro e ao redor de você – de uma criança a uma pessoa idosa, de um cão, um gato, a um corvo e uma árvore. A Divindade está presente em toda criação.

Canções de devoção também foram cantadas em árvores! As raízes são tidas como Shiva: fortes, silenciosas e ocultas. O tronco é forte e tido como Vishnu e folhas são tidas como Brahma. A  trindade inteira numa árvore! Uma árvore é guru tatva.

Até mesmo todos os devtas (seres Divinos) são ditos como presentes numa vaca. Em corvos, pássaros… Toda a natureza é vista como uma manifestação, como uma dança da Divindade. Não existe bifurcação entre vida e Divindade. A vida é uma amalgamação da Divindade e da vida material.

Isso é muito interessante! Uma oração é simplesmente querer se relacionar. Todos têm a liberdade de se relacionar com a Divindade em qualquer forma que desejarem.

Lembre-se de três coisas: Mundo, Vida, Divindade. Estes são Anadhi (começo) e Ananta (interminável). A criação existe em todo lugar, mas existe dissolução também. Todo dia existe criação. Todo dia, células são criadas no seu corpo e células morrem também. Seu corpo é uma funerária e uma maternidade também! Elas nem sequer estão em partes diferentes do corpo. É impressionante.

.  .  .

Pergunta Está errado dar conselhos aos jovens?

Sri Sri Dê conselhos – com muito amor. Há um provérbio que diz que depois que uma criança vira um jovem, ela vira um amigo.

Prapte tu Shodhashe varshe, Putram mitram, Vada charet.

Não há nada de novo neste provérbio –  as pessoas dizem ele há milhares de anos.

Anúncios

Um pensamento sobre “Satsangs :: Seva, Bençãos e Conselhos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s