O poder do seu voto

Sri Sri Ravi Shankar

Ao invés de unir as diferentes partes da sociedade, muitos políticos dividem-na para manter seus vote-bank* intactos. Se as pessoas se unirem, os políticos não serão capazes de obter votos através de políticas divisionistas. Nesta situação, o único jeito deles conseguirem votos será através de um bom desempenho.

Como cidadãos, devemos proteger nosso país daqueles que manipulam para seus ganhos pessoais e que lideram através das políticas de vote-bank*. Estes por seus próprios interesses apóiam decisões insensíveis e se opõem a decisões sensíveis. Nós devemos evitar tais líderes. Devemos encorajar políticos de mente aberta e líderes que avancem e assumam o compromisso de educar e erguer a sociedade – espiritualmente, moralmente e socialmente.  Nós precisamos de líderes que sejam satya-darshi (de confiança) sam-darshi (equânime), priya-darshi (agradável), paar darshi (transparente) e door-darshi (visionários).  Então, antes de elegermos nossos líderes, devemos examinar suas qualificações.

Nós precisamos de liderança com uma missão e uma visão, liderança com espírito de sacrifício, compaixão e compromisso. Nós devemos escolher líderes com visão de longo prazo e planos de curto prazo para atingí-la. Eles devem ter grande integridade espiritual e colocarem o país antes de si mesmos.

Infelizmente, falta à maioria dos nossos políticos sentimento de sacrifício e abrangência. Independentemente do partido político a que pertençam, as pessoas percebem os políticos como insinceros. Hoje, as pessoas estão cheias deles. É quando a apatia surge nas pessoas. Elas repudiam a política e deixam de fazer sua função básica de votar.

Nossos votos são uma importante ferramenta para trazer mudança ao nosso sistema; eles nos dão a oportunidade de levantarmos nossa voz contra injustiça. Mas muitos de nós desenvolvemos a atitude chalta hai, porque nós deixamos de ver o poder dos nossos votos. Está atitude é perigosa para nosso país. Ao não votar nós encorajamos o status quo. Cada um de nós deve não apenas votar mas também encorajar os outros ao nosso redor a fazê-lo. Quando pessoas boas, inteligentes e bem educadas não votam, elas ficam nas mãos dos políticos, que usam dinheiro evote-bank* para capturarem o poder. As pessoas não devem perder a esperança. Existem bons políticos. E eles merecem uma chance de fazer o melhor que eles podem pelo país, pelas pessoas. Nós temos visto as deficiências do capitalismo, comunismo e socialismo. Agora é a vez do humanismo e espiritualismo. Política sem humanismo e espiritualismo está sujeita a ser suja. Muitas pessoas acreditam que espiritualismo não é para esse mundo, que não é uma ferramenta prática para trazer transformação social. Mas isto é um equívoco. Mahatma Gandhi era espiritual. Ele organizava satsangs todos os dias e teve um papel importante na liberdade do nosso país.

Por esta razão hoje nós necessitamos de líderes com perspectiva espiritual para entrar na política.

(o artigo de Sua Santidade Sri Sri Ravi Shankar foi publicado no blog IBNlive em 30 de março de 2009)

*vote-bank: na Índia, quando grupo de eleitores leais dentro que uma comunidade apóia consistentemente um certo candidato ou partido político. Prática considerada anti-democrática uma vez que uma comunidade pode votar com perspectivas de ganhos reais ou imaginários mesmo que trazendo prejuízos para outras comunidades.

 .

© Arte de Viver

Anúncios

Um pensamento sobre “O poder do seu voto

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s