Satsangs :: Guru, Febrilidade e Idade de Ouro

Sri Sri Ravi Shankar

Algumas perguntas são feitas buscando direção para melhorar a situação política da Índia. Alguns compartilham experiências de cura, etc. Um membro da audiência sugere deixar Guruji falar sobre conhecimento, em vez de responder tantas perguntas sobre temas diversos. Quanto a isso, Sri Sri diz: O Bhagvad Gita começa com uma pergunta e uma resposta. Se não houvesse nenhuma pergunta e resposta, então não haveria o Gita.

Abra sua mente e escute: o Guru fala conhecimento apenas. O Guru nem sequer precisa falar – há conhecimento na sua presença. Se você simplesmente sentar-se na sua presença, haverá conhecimento.

Nesta atmosfera, o Conhecimento desperta. Através da rendição, o Conhecimento desperta.

Esvazie sua mente aqui e mantenha um estado agradável na mente. Simplesmente por estar aqui, você está no conhecimento. Cada célula do corpo absorve o conhecimento das vibrações nesta atmosfera. Estas vibrações são conhecimento em si. Esta atmosfera é muito sattvica (pura).

O conhecimento floresce numa atmosfera sáttvica.

Mesmo que as perguntas pareçam sem sentido, onde há amor e onde está sua atenção, há comemoração.

A mãe não tenta achar sentido na conversa do seu bebê. Ela sente-se bem simplesmente por escutar o seu bebê. As vibrações entre mãe e filho são em outro nível.

Quando você tem apenas sua pergunta na mente, então você fica surdo. Você não escuta mais nada. Deixe sua pergunta na cesta de perguntas e escute o que o Guru diz.

Gyan (conhecimento) floresce naturalmente com a devoção. Abandone suas preocupações. Não tenha pressa para ganhar alguma coisa. Procurar ganho sempre é o jeito do mundo. Isto não funciona no caminho espiritual. Quando a mente dissolve, muito é obtido. Apenas esvazie-se e esteja aqui. Então você verá progresso em cada passo de sua vida.

Lembre-se deste sutra, Loko Binna Ruchi: Na sociedade, as pessoas têm gostos diferentes. Mesmo dentro de uma casa, membros da família têm preferências diferentes. Temos que lidar com esta diversidade com compaixão, entendimento e tolerância.

Sendo política, casas ou espiritualidade – lembre-se: Loko Binna Ruchi. Estes são sutras pequenos. Seria bom se as pessoas aprendessem um pouco de sânscrito, especialmente as mulheres. Então as crianças absorveriam estes valores da mãe naturalmente – Loko Binna Ruchi.

(Alguém da audiência faz uma pergunta).

Pergunta Sinto-me febril. Por favor me guie.

Sri Sri Você se sente febril sobre coisas? Somente relaxe e medite.

Sabe, somos uma combinação de matéria e energia: Prakrati (matéria) e Purusha (espírito). Quando conversar com alguém, pense com quem está conversando? Prakrati ou Purusha?

O corpo é como o pavio da vela. O espírito (Purusha) é o brilho. Reconheça o espírito. Mantenha este pensamento-guia: “Eu sou o espírito, não só o corpo”. Apenas com a memória disto – “sou o espírito e não o corpo”- tristezas desaparecerão como gotas de orvalho desaparecem quando o sol nasce. Lembre-se: “Eu não sou o pavio da vela, eu sou o brilho”. A vela nunca dirá: “Eu não quero o pavio”. O pavio tem seu lugar. O brilho está lá e o pavio também. Isto é Jeevan Mukti (liberada enquanto no corpo).

Tenha este dharna (pensamento-guia), quando sentar-se para meditar: “Eu sou o brilho” e relaxe – não faça nada. Qualquer incômodo que exista, deixe-o estar. Este é outro mantra – deixar estar. Se houver qualquer tensão, estresse ou rigidez – não tente se livrar disto, esteja com isto, isto não importa. Você verá que a qualidade de sua meditação vai melhorar. No momento que você diz – “deixe estar”, há expansão automaticamente. A tensão é aliviada.

Pergunta A Idade de Ouro já passou ou está por vir no futuro?

Sri Sri O dia que você sentir-se bem, esta é a Idade de Ouro para você.

Leia mais: Cure-se da Depressão com MeditaçãoComo Ser Feliz

© Arte de Viver

Anúncios

Um pensamento sobre “Satsangs :: Guru, Febrilidade e Idade de Ouro

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s