Satsangs :: Ego, Tempo, Amor Divino, Pensamento e Alma

Sri Sri Ravi Shankar

Pergunta Você pode nos falar sobre ego?

Sri Sri Ego? Quando alguém lhe insultar, vai lhe dizer o que é isto. Eu não preciso lhe contar. Você faz um bom  trabalho e alguém lhe ignora ou faz um comentário depreciativo: você automaticamente vai saber o que é ego. E o antídoto para o ego é ser natural. Quando você é natural, o ego pequeno não sobrevive, então você se expande. Ou seu ego torna-se tão grande que envolve todos nele. Então ele também não vai lhe perturbar.

Pergunta O que é tempo? O que é vida? Há alguma correlação entre os dois? Existem dimensões paralelas?

Sri Sri Sim. Tempo é a medida entre dois acontecimentos. Espaço é a distância entre dois objetos. A vida está entre o nascimento e a morte. A distância entre nascimento e morte é chamada vida.

Pergunta Sudarshan Kriya é muito curto. Começa e acaba muito rápido. Ele pode ser feito um pouco mais demoradamente?

Sri Sri Quando você está feliz, o tempo passa muito rápido. Pergunte a quem está aqui há 21 dias para o Programa de Treinamento de Professores. Vocês acharam isto curto? (As pessoas levantam suas mãos para o alto). Eles também acham isto muito rápido, porque eles realmente estão aproveitando. Medite depois do kriya curto.

Pergunta O que é amor divino?

Sri Sri O amor, em si, é divino. Quando não existem deformidades, ele é divino. Quando ele é incondicional, ele é divino. As condições, tais como, “eu te amo, então você deve me amar”  vem da mente pequena e do amor pequeno. Amor divino é incondicional. E sempre evolutivo.

Pergunta Qual é a origem do pensamento? Há um pensamento atrás de cada descoberta e atrás de cada infelicidade também. Por que um pensamento ocorre?

Sri Sri De onde estes pensamentos entraram na sua cabeça? Eles entraram na sua cabeça, certo? É melhor você descobrir isto. Antes que ele venha, tente pegá-lo. Quando você olhar para  dentro, você vai descobrir que o pensamento vem de um espaço vazio. Um espaço vazio. E esse espaço vazio é a mãe de todas as invenções, toda criatividade.
Por isso você deve, repetidas vezes, experimentar o silêncio. Você terá pensamentos criativos e inovadores. Nossa mente tagarela todo o tempo, 24 horas. Por isso você deve ficar silencioso. O silêncio aumenta nosso nível de energia, nossa esperteza e nível de consciência. Ele tem um potencial enorme. Imagine alguém com insônia – eles ficam cansados o dia inteiro e não podem dormir à noite também. Eles não sabem como descansar. Tagarelam sem parar.
Você conversa e escuta televisão e rádio continuamente. Somos imergidos em som desde manhã até a noite, da hora que saímos da cama até quando voltamos para cama. Conversa, conversa! Como gastamos nosso cérebro! Não  damos tempo para ele descansar. Há muita desarmonia ao seu redor.
Sabe por que você gosta de música? Porque música é um som harmonioso e todos os sons em desarmonia ficam submergidos nela. Você vai começar a aproveitar a quietude. A harmonia interior e a serenidade são muito mais agradáveis que a melhor música que você jamais poderá ouvir. Não digo que você nunca mais deve ouvir música. Isso é necessário, mas não exagere. Você deve comer, mas você não deve comer demais. Semelhantemente, você deve ouvir música, mas não ficar obcecado com isso.

Pergunta O silêncio é bom, mas na realidade as pessoas que falam mais, ganham mais.

Sri Sri Quando você está com medo e temor, você não fala quando deveria falar. Mas quando você está confiante, você fala onde você precisa falar e não fala quando você não precisa.

Pergunta Como saber que eu tomei a decisão certa?

Sri Sri Apenas aguarde o resultado e você saberá.

Pergunta A Arte de Viver e a meditação encorajam uma mente calma e lenta. No trabalho precisamos ter uma mente rápida e agressiva. Como concilio isto?

Sri Sri Se mentes rápidas e agressivas levassem ao progresso, então Iraque e Afeganistão seriam os países mais prósperos do mundo. O Afeganistão tem violência há mais de 30 anos, eles não viram nada além de guerra.

O Comissário de Direitos Humanos veio ao nosso centro alemão. Ele fez o curso parte I e pediu permissão para fazer sua própria comida. Ele não comia nada. Qual era o problema? Ele pensou que todos no ashram comiam alimento drogado porque todos estavam muito felizes. Ele ficou com medo de comer nossa comida. Então, nosso pessoal falou com ele, e eu também falei com ele. Nos últimos 20 anos, ele nunca tinha visto pessoas felizes. E aqui ele não podia acreditar que as pessoas eram tão felizes. Ele compreendeu que as pessoas podem ficar felizes depois de fazer o kriya. Você não precisa estar drogado para estar alto. Foi muito engraçado.

Pergunta Você disse que o passado é um sonho. As pessoas foram abusadas sexual, financeira e espiritualmente. Tenho pesadelos sobre isto. Como você diz que isto pode ser um sonho?

Sri Sri Escute, pessoas sofreram abuso. As práticas, como o Sudarshan Kriya, pranayama e yoga asanas vão ajudá-las a apagar essas impressões e seguir adiante.

Junto com o kriya, veja o acontecimento inteiro como um filme, um sonho. Este entendimento, sem dar a eles a profundidade da meditação, é incompleto. Este entendimento e as práticas se complementam. É como ver e ouvir televisão. Temos que fazer ambos.

Pergunta Como podemos achar a cura para doenças autoimunes?

Sri Sri Tenha confiança, reze e deixe o resto com o divino.

Pergunta Minha mente está bem mas o problema que eu encaro está com o meu coração. Meu coração guarda problemas. Às vezes eu posso sentir meu coração sangrando.

Sri Sri Leia livros de conhecimento. Escute as conversas de conhecimento. Essa é a razão pela qual eu falei sobre três tipos de conversas de conhecimento.

Patanjali Yogasutras – tudo sobre ioga e mente.

Bhakti Sutras – explica os tipos diferentes de amor.

Ashtavakra Gita – explica todo aspecto de vida e consciência.

Pergunta O que é alma?

Sri Sri Alma é a que pergunta, que entende, que dorme, que faz tudo. Veja, há aspectos diferentes: o ser individual, o pequeno ser e o grande ser. O pequeno ser tem cinco aspectos – ignorância, existência, ego, ânsia, aversão. Volte e veja sua vida: Como você era ignorante e quanta aversão você tinha. Como você está agora? Isto está reduzindo. Uma vez que você reduz estas coisas, você se torna um com o universo.

Leia Mais: EspiritualidadeComo Ser Feliz

© Arte de Viver

Anúncios

Um pensamento sobre “Satsangs :: Ego, Tempo, Amor Divino, Pensamento e Alma

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s