Satsangs :: Sua Armadura

Sri Sri Ravi Shankar

Pergunta Por favor nos instrua sobre amor e compaixão.

Sri Sri Lembre-se que amor é nossa natureza.

Não peça pela prova de amor de alguém por você.  Isto é um grande erro. “Você realmente me ama? Vamos lá,  prove!” as pessoas frequentemente dizem umas às outras. Como você pode colocar em palavras um sentimento, certo? As pessoas estão cometendo um grande erro ao perguntar: “Você realmente me ama?”  Isto é um grande erro.

É por isto que o conhecimento do Bhakti Sutras é tão essencial. Antes das pessoas se casarem, eles deviam sabê-lo. De outra forma, o que acontece é que eles se casam e ficam demandando provas de amor de um pelo outro. E isto cria mais dúvidas. Suponha que a esposa pergunte ao marido: “Você me ama de verdade? Me mostra. Me prove. Me leve a um picnic, venha para casa cedo, faça isto, faça aquilo…” É um grande fardo. Um homem tem que provar-se em todos os lugares do mundo. E em casa também, ele precisa provar que ele é uma pessoa amorosa. Vira uma dor de cabeça. Por quanto tempo ele consegue fazê-lo? Ele o faz por algum tempo e chega uma hora ele se enche e foge. Isto se aplica para o homem e para a mulher.

O amor é nossa natureza. E todas as outras qualidades negativas em você surgem por causa do amor. Ciúmes surgem quando você ama alguém muito. Ambição é porque você ama coisas materiais mas do que alguém. Você ama sua própria posição e status – isto se chama arrogância. Não é? Você ama muito uma certa parte do seu corpo. Isto se chama luxúria. Você fica aborrecido porque você ama tanto a perfeição que não pode suportar imperfeição.

Obsessão, ambição, raiva – todos são frutos do amor. Se você não tem amor, você não terá nenhum outro problema. Mas agora, nós não queremos ambição, ciúmes, arrogância ou luxúria.

Com sabedoria e conhecimento, o amor permanece puro. É como colocar um conservante no amor. De tal forma que o amor não fique distorcido, permaneça amor.

Compaixão é um dos sabores do amor. Compaixão é, na verdade, uma ação por aqueles que estão extremamente infelizes. Compaixão desaparece se ninguém é infeliz. Para que a compaixão exista na vida, você tem que ter alguém na vida que está sofrendo ou é extremamente infeliz. E há muitas pessoas assim.

Para o amor, não há estes requisitos.

Há quatro estados de espírito ou posturas que devemos manter na vida:

1. Amigável em relação aqueles que estão felizes. Nós devemos ser amigáveis com aqueles que estão desfrutando a vida e aqueles que estão nas nuvens. Se nós formos amigáveis em relação a eles, então não há ciúmes.

2. Compaixão em relação  aqueles que estão infelizes. Se você estiver no mesmo barco, você não pode salvá-los. Então não adianta ter amizade por pessoas que estejam extremamente infelizes. O que adianta? Compaixão. Se seu amigo é muito infeliz, se você é amigo dele, você também se sentirá infeliz. É onde o princípio do carma é válido. Compaixão.

Você deve ficar feliz quando vir pessoas fazendo o bem e trabalho meritório. Não tente colocá-los para baixo. Geralmente, você tenta colocar para baixo alguém que está progredindo. O problema com jornalistas é que eles criticam as pessoas que eles vêm que está progredindo.

Vou dar-lhe um exemplo. Um dos nossos professores encontrou um jornalista e mostrou-lhe todo o trabalho que fazemos – em todo o mundo e na Índia. Por volta de 10.6 milhões de pessoas participaram do Projeto Missão Terra Verde. Fez-se a promessa de cultivar 55 milhões de árvores. Quanto isto foi apresentado a um comitê, eles comentaram que nenhum trabalho foi feito em Nagaland1. Meu querido, já há muitas árvores em Nagaland, porque não olhar no trabalho feito em outros lugares?

Você tenta achar falhas em tudo. “Você está plantando muitas árvores. Oh, você quer publicidade”. Nós não precisamos de publicidade, nós já temos suficiente.

Como você chama estas mentes? Há um termo no Bhagavad Gita – asuya. Significa intolerância em relação ao trabalho bem feito. É a tendência de achar falha em tudo.

No Bhagavad Gita, Senhor Krishna fala para Arjuna: você é anasuya, isto é, desprovido de olhos  para achar erros. Esta é razão de muitas pessoas tentarem achar falhas nele.

3. Ignore aqueles que fazem trabalho pecaminoso. Pode haver algum que não se comporte bem com você, apesar do seu bom comportamento em relação a eles. Então, é problema deles. Eles podem ser sogras, cunhadas ou vizinhos também. Quando você se sentar para meditação, o vizinho coloca a música alta, ou aumenta o volume da televisão.  Eles sabem a hora que você medita e daí se comportam mal.

Com pessoas que fazem coisas incorretas, sua atitude deve ser de ignorá-las. Assim sua ação pode ser correta. Mas se você está emocionalmente perturbado, então sua mente começa a ter idéias de como dar-lhes uma lição. Seu comportamento indica que você quer que eles mudem porque são inconvenientes para você.

Quando você quer ensinar-lhes uma lição, isto nunca acontece porque você o está fazendo com raiva. Aquele que tem verdadeira compaixão pode ensinar as pessoas verdadeiras lições.  Aquele que diz: “veja bem, meu querido, o que você está fazendo não é bom para você”. Assim ele irá escutá-lo, porque tocou seu coração. Mas se você disser: “o que você está fazendo está me ferindo”, então eles não o escutarão.

Tenha esta atitude: “Aconteça o que acontecer, eu não vou me ferir. Se alguém for desagradável, eu aprenderei a ter compaixão.”

A raiva está fervendo dentro deles, então não receba a negatividade deles no seu sistema. É onde você deve proteger sua mente. Nós precisamos salvar nossas mentes. Nós dizemos – salve o planeta, salve o meio-ambiente, salve isto, salve aquilo, mas ninguém diz salve a mente. Penso que deixaram esta tarefa para nós.

Nós temos que aderir a este slogan – salve sua mente a todo custo!

4. Um senso de pertencimento. Quando alguém querido progride na vida, isto não o deixa feliz? Sim, deixa. Esta postura é boa. Digamos que uma amiga próxima é selecionada para Miss Universo ou ganha o campeonato de hóquei. Você se sente feliz que meu amigo ganhou a medalha de ouro nas Olimpíadas, salto a distância ou na corrida de mil metros. Você se sente feliz e orgulhoso. Este sentimento de felicidade, compaixão, alegria protege a mente. Maharishi Patanjali deu-nos o sutra no yogasutras.

Sua mente flutuará em graça, se você puder manter estas quatro atitudes. Nada de ir: “Bang, bang, bang….você é um trapaceiro”. Meu querido, relaxe. Outros podem ser trapaceiros, mas você não é melhor, porque você também está espalhando negatividade, de um jeito diferente.

Quando você tem estes quatro tipos de postura, relaxe. Sabendo que tudo será cuidado faz uma grande diferença na nossa vida. De outra forma, se você acordar e vir,  a corrupção é excessiva. Esta corrupção entrou em todos os campos, inclusive na religião.  Muita gente religiosa tenta converter pessoas de uma fé para outra, dando dinheiro.  Apenas para aumentar o número de seguidores! Quando você ler sobre as ações de padres ditos religiosos nos jornais, sua mente fica agitada. E quando você está com raiva você não pode fazer nada para lhe trazer paz. Uma pessoa agitada não pode trazer paz para o mundo. Se você tem sofrido na servidão, como você pode libertar os outros? Então, o jeito de fazer sua mente forte, pura e clara é tendo estas quatro atitudes.

De outra forma, é tão difícil. Como quando você comete um erro, você espera que os outros te perdoem. Isto é porque o erro aconteceu em um estado de mente inconsciente.

Suponha que alguém convidou você para uma festa na casa dele e você não pode ir ou você chegou atrasado. Suponha que eles fiquem com raiva por isto. E eles guardam está raiva por toda a vida. O que você pode fazer? Pequenas coisas se transformam em montanhas. Nós precisamos verificar isto. Esta é a razão de precisarmos de todos estes programas de silêncio para introspecção.

Nós somos tão rígidos que todos querem fugir de nós?

Será que somos tão duros que tornamos infeliz a vida de quem nos cerca?

Quantas pessoas sentem conforto à nossa volta ou na nossa companhia?

Você é um personalidade agradável que todos se sentem confortáveis a sua volta?

E a que grau se manifesta em você?

Olhe para trás e veja: quanto você era detestado no passado e quanto as pessoas gostam de você agora? Você não precisa fazer força para as pessoas gostarem de você. Você está sendo agradável? Mesmo quando você tem que mostrar um erro, você pode fazê-lo de maneira habilidosa.

Imagina que você tenha que trabalhar com um chefe que é tolo e mau. Como você trabalha com eles? Com habilidade. Você deve dizer ao chefe: “você é o máximo, você sabe tudo. Eu tenho uma idéia mas você sabe melhor”. Então, o chefe dirá: “sim, sim, correto.”

O chefe quererá garantir sua posição de chefe. Você está mexendo na posição dele, para obter uma ação. Isto não funcionará. Você entende o que digo? As pessoas são inseguras: sobre dinheiro, sobre relacionamentos, sobre saúde, sobre amizade, prestígio, status na sociedade. Eles são inseguros em todos os ângulos.  Você vive num mundo que é um caso mental. É caso sem jeito. Você dificilmente encontra alguém que seja saudável e auto-centrado.

Em Bali, eles dizem, Om swasti astu. Swasti significa saúde. Possa você ter saúde.

Swasti na verdade significa aquele que está estabelecido na saúde espiritual. Como seu fígado deve funcionar normalmente, seu coração deve bater normalmente. O cérebro deve perceber as coisas relacionadas com a realidade. Quando todos os órgãos estão fazendo seus trabalhos, então você é saudável. Similarmente, Swasti significa estabelecido no Ser. O cumprimento Om swasti astu significa “Possa você estar em si mesmo! Possa você estar com a melhor saúde: espiritual, física, mental e emocional”.

Quando você vê pessoas que não são centradas nas suas vidas, uma pequena coisa podem colocá-los fora do caminho. Não é assim? E você também tem feito assim. Um pequeno comentário, alguém que o critica, você se afasta, não um dia, mas meses, se recusa a vê-los.

Alguém diz, “você parece um fantasma”. Responda: “sim, eu sou um fantasma sagrado”. Tenha algum humor. Humor pode livrá-lo de todas estas águas turbulentas.

Faça ficar divertido!

Eu ouvi que um ministro na Índia um dia disse: “todas estas mulheres lindas estão se casando com tolos. Elas tem maridos tolos.”  Sua esposa disse: “não fique me cumprimentando o dia todo. Já chega! Você já me cumprimentou o suficiente.”

Ao invés de dizer ao marido: “porque você fica olhando para as mulheres lindas? Blablabla…” A esposa, habilidosamente, o silenciou.

Então, quando você diz às pessoas: “porque você me ama tanto?”,  o amor deles aumenta. Mas se você pede para que eles o provem, então você está criando uma situação pesada, desagradável. Entendeu?

Agora, há dois segredos. Um para os homens e um para as mulheres.

Mulheres primeiro: nunca pisem no ego do seu homem, porque ele não será nada sem seu ego. O mundo todo pode dizer-lhe que ele não tem cabeça, mas a esposa não pode dizer que ele é inútil ou que ele não tem cabeça. Você deve dizer-lhe: “você é o melhor homem do mundo todo. A única coisa é que você não usa sua cabeça o suficiente.”

Você deve sempre elogiar seu homem. Não o coloque debaixo de seus pés ou o esmague. Nunca. Quando ele estiver cansado de ter que provar-se ao mundo todo, ele deve voltar pra casa e ao menos encontrar alguma paz. Sempre infle o ego de um homem.

Agora um segredo para o homem. Estão prontos? Nunca pise nas emoções de uma mulher. Dê-lhe liberdade de participar em programas religiosos. Nunca diga nada contra a sua família. Ela pode reclamar sobre eles, mas você não deve participar. Se você o fizer, ela se virará contra você no próximo momento. Ela mudará de lado. Então, nunca diga algo negativo sobre a família dela. E quando ela quiser ir fazer compras, nunca diga não. Apenas dê-lhe seu cartão de crédito.

Assim, mantenha sua mente, salve sua mente a qualquer custo.

Recentemente, um casal veio me ver na Alemanha. Eles estavam infelizes. O homem disse que o seu filho o odiava, apesar de tudo que ele fizera pela criança. Como o pai e filho não se dava, a mãe ficava no meio. Eu lhes disse que mandassem o filho vir me encontrar.

Quando o filho veio me ver, no dia seguinte, eu só lhe disse: “Olhe, seu pai é tão velho, você quer ele morra infeliz? Você não pode mudá-lo. Você espera que ele mude? E você quer que ele seja infeliz quando ele respirar seu último suspiro? Você pode dizer-lhe algo agradável? Você pode fazê-lo por mim? Apenas um ou dois gestos?” O rapaz me olhou e disse: “Sim, Guruji”.

Então o rapaz mudou. Uma vez ele surpreendeu seu pai recebendo-o no aeroporto. Ele disse algumas palavras boas e, de repente, o fardo se acabou. Toda a família ficou feliz.

Cada um está no seu lugar certo, mas nós nos esquecemos que nós vivemos em sociedade, numa atmosfera com diferenças. Você ouviu falar desta pesquisa que apareceu nos jornais recentemente? Dois cientistas da Califórnia e Rússia pesquisaram juntos durante 20 anos sobre o tópico felicidade. O que eles descobriram é que se um amigo de um amigo de um amigo seu está feliz, você, repentinamente, se verá feliz. Nós estamos vivendo numa consciência coletiva. Nós estamos envoltos numa consciência coletiva.  Por isto satsangs são importantes, porque cresce a vibração de todo o ambiente a nossa volta.

Em sânscrito, isto se chama kavach, armadura.

Meditação em grupo, projetos de trabalho  tudo isto é essencial na vida.

Pergunta Qual é o significado da frase: “Tudo está em tudo?”

Sri Sri Uma única gota de sangue é suficiente para testar todo o sangue no seu corpo. De apenas uma gota de saliva, os doutores podem determinas seu DNA. O funcionamento dos rins, do pâncreas… tudo pode ser detectado em uma gota de saliva. Você pode criar toda criatura possível de um DNA humano.  Você sabia disto?

Os cientistas dizem que um único DNA humano tem a cadeia de DNA de todos os animais do planeta. Um elefante,  corvo, mosquito, até um hipopótamo… Então, há um hipopótamo escondido dentro de você. Mas dentro dos hipopótamos não há um ser humano. Pelos menos a ciência não fez nenhuma nota sobre isto ainda.

A ciência moderna e o conhecimento antigo estão no mesmo barco. O mais antigo conhecimento védico diz a mesma coisa.

Tem um doutor na Alemanha que provou cientificamente que tudo é nada, que todo o universo não é nada. O que você pensa que é substância sólida, na verdade é nada. As pessoas pensam que ele é louco. Mas ele dá explicações científicas para todos os fatos.

É surpreendente ouvir que é a mesma verdade como a Verdade Vedântica que está por aí há milhares de anos.

Da análise subjetiva e objetiva, eles fundamentalmente significam a mesma coisa.

De qualquer forma, chega de discussão por hoje.

Lembrem-se: apenas largue tudo que está perturbando você,  se você não estiver livre hoje, você não poderá ficar livre a qualquer momento. Não espere que a liberdade venha até você.

Esta noite, eu estou livre, tudo acontecerá do jeito que irá acontecer.

1Nagaland: estado montanhoso no extremo nordeste da Índia.

Leia Mais: EspiritualidadeComo Ser Feliz

© Arte de Viver

Anúncios

2 pensamentos sobre “Satsangs :: Sua Armadura

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s