Ram :: a Luz no Meu Coração

Guruji

Ram significa luz. A raiz de palavras como raio e radiação vem de ram. Ra significa radiação, esplendor. Ma significa me, meu, eu mesmo. Ram significa a luz dentro de mim, a luz no meu coração. Ram, é claro, é o nome do Senhor Rama, que viveu neste planeta em 7560 antes de Cristo. Há aproximadamente 9 mil anos. Senhor Rama está conectado com todo o continente asiático. Todo o cinto da Indonésia, Malásia e Camboja estão todos conectadas com Ramayan. É um épico muito antigo, com um impacto muito forte, ainda hoje, milhares de anos depois. Senhor Rama é conhecido por sua veracidade, ele é considerado perfeito em todos os comportamentos humanos. Um imperador humano ideal. Mahatma Gandhi disse um dia: “Você pode me tirar tudo, que eu posso viver. Mas se você tirar Ram, eu não poderei existir.” As últimas palavras que ele proferiu foram: “Ei, Ram!” Ram é encontrado em quase toda a Índia. Todo estado terá um Rampur, um Ramnagar. Em todos os lugares! Você deixará os correios confusos se endereçar uma carta para Ramnagar. Há milhares de  Ramnagars.

Estudos encontraram milhares de nomes relacionados a Ram na Europa. Em sânscrito, Austrália é Astaralaya. Você sabe o significado de astaralaya? Astaralaya significa armazém de armas. Astara significa armas. Durante Ramayana, eles guardaram diferentes tipos de armas aqui. Armas também eram fabricadas aqui. Por causa das armas, havia vários desertos e o centro era desabitado. E é assim até hoje? Sim.

Ram Navami é celebrado em toda Índia. É um dia muito sagrado. Se Ramayana é de 7.500 antes de Cristo, e Mahabharata? Era há 5.110 anos. Krishna morreu há 5.110 anos. O dia exato que Krishna deixou seu corpo é acessível. A guerra Mahabharata ocorreu alguns anos antes disto. A Yoga Vashista foi dada a Ram por Maharishi Vashista. É um dos trabalhos mais extraordinários que o mundo já viu! Quantos o leram? Aqueles que não o fizeram, devem fazê-lo. Você pode não o entender, mas pelo menos dê uma folheada. É um conhecimento muito lindo. Algumas partes que forem difíceis de entender, você deve pulá-las. O Yoga Vashista é como matemática avançada. O Yoga Vashista não ficou popular porque é difícil de entender e foi mantido em segredo. A idéia era: “nós o daremos apenas a quem é capaz de entendê-lo.” Foi mantido como um PhD. É a única razão para não ter ficado famoso como Gita. Mesmo o Astavakra não é tão conhecido pelo público. O Gita é simples e pé-no-chão.

Leia Mais: EspiritualidadeComo Ser Feliz

© Arte de Viver

Um pensamento sobre “Ram :: a Luz no Meu Coração

Deixe um comentário

