Se a Mente for Doce, o Mundo é Doce

Jai Gurudev =)

Quando os corações estão unidos, qualquer conversa é música. É por isso que quando os amantes repetem a mesma coisa dez vezes, a pessoa gosta de ouví-la. Isso é porque nossa relação é de coração. Se a mente não for doce, o melhor dos discursos deixará a pessoa inquieta. Se a mente for doce, o mundo é doce. Há três coisas para se ter em mente:

1 Temos que fazer algo para a sociedade.
2 Temos que espalhar o conhecimento que recebemos em nossas vidas.
3 Temos que despertar autorespeito. Quando você se respeita primeiro, então você pode respeitar os outros.

Quantos dos nossos atos agradaram os outros? Quantos nos agradaram? Se apenas fizermos coisas para nos agradar, então os outros estarão infelizes. E se nós agirmos apenas para a felicidade dos outros, nós estaremos infelizes. Temos que estar atentos para este equilíbrio.

Se você tem autoestima, então você pode ter autorespeito – se você não tem, então você está andando sem coluna vertebral. Sadhana acorda sua autoestima.  Com meditação, emoções como violência não surgem em você. Há tanta violência nos nossos países vizinhos. Ano passado, 400 bombas explodiram em Bangladesh. Houve dez ataques terroristas no nosso país, ano passado. Estados Unidos teve um 11 de setembro. Nesse país, todo mês tem visto um dia de terror. O terrorismo não pode ser eliminado a não ser que conhecimento espiritual seja dado. É apenas conhecimento espiritual que pode eliminar a mentalidade pequena. Sem se conscientizar desse fato, mesmo se injetando milhões no Paquistão para terminar o terror, essas tentativas não serão bem sucedidas.

Apenas dinheiro, não fará diferença: a mentalidade tem que mudar. Todos temos que lutar por uma educação espiritual. Espalhem a mensagem de não-violência, amor e compaixão. Então, essa atitude de violência, dominação e ódio irá embora. Precisamos de educação religiosa, mas não uma educação não-científica. Pegue apenas o que é científico. Uma educação espiritual ampla é essencial. Precisamos de educação espiritual mas fanatismo não é bom. Este continente está passando por tempos difíceis, mas isso vai mudar.

Existem três coisas que temos que fazer:

1 Todos tem que meditar por algum tempo todos os dias
2 Servir à sociedade.
3 Votar e encorajar outros a votar.

(Uma pessoa da audiência se levanta e faz uma pergunta.)

Pergunta: Me sinto tão sortudo de estar ouvindo um Vivekananda de dias modernos. Como alguém pode saber para que campo específico tem vocação?  Assim podemos ser mais eficientes.

Sri Sri: Sim, é verdade… Todos aqueles que quiserem servir, desejarem direção, venham aqui.  Vamos formar um time, vamos pegar alvos específicos e servir.  Nós adotamos 38 favelas em volta de Bangalore. Há muitos de vocês que podem inspirá-los e ajudá-los.

Leia mais: Cure-se da Depressão com MeditaçãoComo Ser Feliz

© Arte de Viver

Anúncios

Um pensamento sobre “Se a Mente for Doce, o Mundo é Doce

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s