Liberdade e Disciplina

Sri Sri Ravi Shankar
Liberdade e disciplina são opostos e são também complementares.

O propósito da defesa é proteger a liberdade. Mas há liberdade na defesa? Os soldados têm liberdade? Não, eles estão limitados, sem poder colocar o pé direito no chão, quando disserem que é o pé esquerdo. Seus passos são medidos; eles são incapazes até de andar num ritmo natural.  Não há liberdade na defesa, mesmo assim, é o que protege a liberdade de um país!

Liberdade sem disciplina é como um país sem defesa. A disciplina protege a liberdade.  Ambos andam juntos. Entenda isto e progrida na vida. Você tem certas restrições que permitem sua liberdade à você. Você pode  focar em liberdade ou em disciplina e ser feliz ou infeliz.

Muros têm seu lugar definido e seu propósito. Se você construir um muro em volta de toda a propriedade, onde colocará sua casa? Ainda assim, um muro bem localizado protege a propriedade.

O amor te coloca no caminho.  Medo também te coloca no caminho, como é o caso das religiões que usam o medo como principal força motivacional.

A própria natureza induz o medo na criança a partir de uma certa idade.  A criança não têm nenhum medo quando é muito jovem; ela ganha 100% de amor e atenção de sua mãe. Mas, quando ela cresce e fica mais independente, a natureza dá um pouquinho de medo; ela aprende a ficar cautelosa. Com o aumento da liberdade, a criança aprende a andar com mais cuidado.

Há um estado de total liberdade, bem-aventurança ilimitada, a liberdade sobre a qual Advaita* nos conta. Mas o conhecimento Advaita tem sido mal utilizado, de acordo com o desejo e conveniência das pessoas. Precisamos ser muito práticos. Tem que haver liberdade na mente, amor no coração e disciplina na ação.

O medo de perder a liberdade traz disciplina e defesa. E o propósito da defesa é eliminar o medo.

* Nesse Caminho, Conhecimento é a sua liberdade – e também sua defesa.

Leia mais sobre Espiritualidade e Como Ser Feliz

© Arte de Viver

Anúncios

Um pensamento sobre “Liberdade e Disciplina

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s