O Mundo que Muda

Jai Gurudev

Você pode ficar confortável com a incerteza do mundo quando você compreende a certeza da consciência. Frequentemente, as pessoas fazem o oposto. Elas tem certeza sobre o mundo e incerteza sobre Deus. Elas confiam em algo que não é confiável e se entristecem. A incerteza causa desejo de estabilidade, mas a coisa mais estável no universo é nosso Ser.

O mundo é de mudança, o Ser é de não-mudança. Você deve confiar na não-mudança e aceitar a mudança. Se você tem certeza que tudo é incerto, então você está livre. Quando você está incerto por ignorância, você fica preocupado e tenso. Incerteza com consciência traz estados mais elevados de consciência e um sorriso. Outras pessoas pensam que certeza é liberdade. A verdadeira liberdade é  você se sentir livre quando não tem certeza. Muitas vezes sua certeza ou incerteza é baseada no mundo relativo. Ter certeza sobre a incerteza do que é relativo faz você ter certeza sobre a existência do absoluto e traz uma certa confiança no absoluto.

Quando a mente está feliz, ela se expande e o tempo passa rápido. Quando o tempo passa rápido, você está irrequieto ou com estado de alerta exacerbado. Quando a mente está infeliz, ela se contrai; então o tempo passa devagar. Quando você sente o tempo passar devagar, você fica infeliz ou de mente aguçada. Quando você está feliz e ama o que  faz, você simplesmente não sente o tempo. Da mesma forma, quando você dorme, você não sente o tempo.  Quando você esta à frente do tempo, o tempo se arrasta e é entediante. Quando o tempo está à sua frente, você fica surpreso e chocado. Você não consegue digerir os eventos. Para escapar dos dois extremos, muitos recorrem ao álcool ou ao sono mas quando a mente está embotada ou inconsciente, fica incapaz de se sentir.

Samadhi – ausência da mente ou ausência de tempo – é paz, a verdadeira paz. É o melhor médico. Em profunda meditação, você é o tempo e tudo está acontecendo em você. Os eventos acontecem em você como as nuvens que vem e vão no céu. Quando você está com o tempo, você é sábio e sente paz.  Quando a mente está equânime, ela transcende ao tempo. Assim como a mente vivência o tempo, esse momento tem uma mente própria uma “mente grande” com enorme e infinito poder de organização. O pensamento nada é além de um sussurro no momento e alguns momentos de samadhi infunde energia na mente. Antes de dormir ou assim que acordar, na penumbra da consciência, vivencie a ausência de tempo.

A vida é uma combinação de coisas com forma e sem forma. Sentimentos não tem forma mas suas expressões tem. O Ser não tem forma mas sua morada tem. Semelhantemente, sabedoria e graça não tem forma, mas são expressas através da forma. Rejeitando a ausência de forma, você se torna inerte, materialista e paranóico. Rejeitando a forma, você se transforma num sonhador, um asceta perdido ou emocionalmente desequilibrado.

Leia mais: Cure-se da Depressão com Meditação, Como Ser Feliz

© Fundação Arte de Viver

Anúncios

8 pensamentos sobre “O Mundo que Muda

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s