Ciúmes

“O amor é nossa natureza. E todas as outras qualidades negativas em você surgem por causa do amor.  Ciúmes surge quando você ama alguém muito. Ambição quando você ama coisas materiais mais do que alguém. Você ama sua própria posição e status – isto se chama arrogância. Não é? Você ama muito uma certa parte do seu corpo. Isto se chama luxúria. Você fica aborrecido porque você ama tanto a perfeição que não pode suportar imperfeição.

Obsessão, ambição, raiva,  todos são frutos do amor. Se você não tem amor, você não terá nenhum outro problema. Mas agora, nós não queremos ambição, ciúmes, arrogância ou luxúria.

Com sabedoria e conhecimento, o amor permanece puro. É como colocar um conservante no amor. De tal forma que o amor não fique distorcido, permaneça puro amor.

Nós devemos ser amigáveis com aqueles que estão desfrutando a vida e aqueles que estão nas nuvens. Se nós formos amigáveis em relação a eles, então não há ciúmes.”  Sri Sri Ravi Shankar

Pergunta :: Guruji, eu entendo que as pessoas devem ser centradas e fazer sadhana e seva, mas, quando as críticas e o ciúme tomam proporções prejudiciais, o que devo fazer?

Sri Sri Ravi Shankar: Esteja consciente, esteja alerta. O ciúme é seu ou de outros? Se você é quem sente ciúmes, acorde e perceba do que é que você está sentindo ciúmes, tudo vai acabar um dia. Saiba que um dia tudo terá ido embora, tudo vai terminar, e seu ciúme irá acabar. Se o ciúme é de outras pessoas, não o reconheça; eles carregarão suas próprias cruzes.

Pergunta ::  Mesmo depois de fazer o curso avançado, eu sinto emoções negativas como raiva, ciúmes e ambição. O que devo fazer?

Sri Sri Ravi Shankar :: Você já assumiu que tem tudo isto. Agora imagine como seria se você não tivesse nunca feito meditação. Você sentia estas emoções antes e agora continua sentindo. Mas agora elas perdem a força sobre você rapidamente. Talvez mais alguns cursos avançados e você se sentirá livre destas emoções.

Não assuma que você tem essas emoções negativas. Se você as assume, elas se manifestarão. Onde estão estas emoções agora? Você está puro no momento presente. Tenha fé e use a inocência do momento presente. Gradualmente você experimentará que tudo isto não está presente em você, e você deve começar a sentir o quão lindo é por dentro. Você já ouviu isto antes, mas você precisa vivenciar.

Pergunta :: Como lidar e trabalhar com pessoas que tem qualidades negativas como agressão, ciúmes, instabilidade, etc?

Sri Sri Ravi Shankar :: Habilmente. Cuide para não reagir a eles, a não ser com compaixão, tente trabalhar com eles. Certo? Uma coisa é certa, isto irá melhorar sua habilidade. Em segundo lugar, melhorará sua paciência. Você poderá ganhar mais paciência. Em terceiro lugar, isto fará você perceber que a pessoa não está constantemente com inveja ou com raiva.  Isto também muda! Você verá e se maravilhará em ver como as pessoas mudam.

Pergunta :: Querido Guruji, é possível amar e ser forte? É possível amar e ser razoável? É possível estar apaixonado e ser desapegado? É possível estar apaixonado e ser livre de ciúmes e possessividade?

Sri Sri Ravi Shankar :: Sem dúvida. É possível estar em tal estado de amor sem nenhuma destas conotações negativas, se houver sabedoria. O amor com sabedoria é bem-aventurança. Amor sem sabedoria é o que você mencionou; todo este ciúmes, ambição, toda esta parafernália.

Leia também: Como ser felizComo fazer yoga 

Anúncios

15 pensamentos sobre “Ciúmes

  1. Guruji lindo. Ri com o vídeo!
    Estava lendo o texto e pensando como eu gostaria de fazer uma pergunta sobre esse tema, sobre algo que acontece todos os dias na minha rotina de trabalho. Terminei o pensamento e comecei a ler o parágrafo seguinte; recebi a resposta que precisava.
    Eu costumava dar como resposta ao ciúme que presencio todos os dias, rispidez. Acreditava ser uma atitude inadmissível em um ambiente de trabalho. Era algo que eu fazia antes de começar a ler e ouvir os ensinamentos do Guruji.
    Hoje li aqui apenas mais uma confirmação, de que a habilidade da paciência pode ser cada vez mais desenvolvida quando não reagimos agressivamente à um ato agressivo. É que também esse tipo de postura provoca mudanças no outro, aquele que está agredindo.

    Gratidão por ter aprendido isso. Facilitou bastante meus dias.

  2. Maravilhosos os cometários de Sri Sri. Tanta sabedoria em palavras tão simples: “Com sabedoria e conhecimento, o amor permanece puro. É como colocar um conservante no amor. De tal forma que o amor não fique distorcido, permaneça amor. Nós devemos ser amigáveis com aqueles que estão desfrutando a vida e aqueles que estão nas nuvens. Se nós formos amigáveis em relação a eles, então não há ciúmes.” Lindo conhecimento para o dia!! 🙂

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s