aceitação

cropped-orchid_021.jpg

P: Como posso ficar mais puro? Mesmo que esteja fazendo Sadhana, Satsang e Seva, eu não me sinto puro. Quando vejo pessoas arrogantes, rudes e orgulhosas, especialmente da Arte de Viver, eu fico muito triste. Como eu me livro disso?

Sri Sri Ravi Shankar: Você está dizendo duas coisas. Uma é que os outros são arrogantes, os outros não estão bem; e a outra coisa é que você não está bem. Isso é somente um espelho; você está refletindo dos dois lados.

Eu não diria que se você sente isso, que você é impuro, Pranayama e alimentação apropriada ajudarão. Se ainda assim sentir que não está bem então faça uma dieta de frutas e vegetais por alguns dias e cante bastante. Quando está no satsang e cantando como pode dizer que é impuro? Não tem como. Você não sente no satsang que toda a impureza que pudesse ter na mente sumiu?

Quantos se sentem assim? (Muitos levantaram a mão) Viu!

P: Gurudev, tem algumas ocasiões que eu sou capaz de aceitar pessoas e situações como elas são, mas em certas ocasiões, eu não sou capaz de aceitar isso. Eu não sei porque. Eu não sei como sempre aceitar as pessoas e as situações.

Sri Sri Ravi Shankar: Isto não e necessário.Voce não precisa fazer isso sempre. Você não precisa aceitá-los. Lute contra eles!

Que grande alivio, não é? Você tem a permissão para lutar! Vá e  lute feliz, eu te digo.

Veja, você não está falando em fazer alguma coisa que não possa fazer. Se aceitar e tão difícil, então não faça isso. Se não aceitar é fácil, ótimo; mas se aceitar é mais fácil, faça isso.

P: Gurudev, eu sinto que as pessoas não me aceitam, pois sou chato. O que devo fazer?

Sri Sri Ravi Shankar: Não se preocupe com o que as pessoas pensam sobre você. Tenha um objetivo e marche adiante. Se tiver que caminhar sozinho, então caminhe e conquiste aquilo que quer na vida. Então todos virão juntos. Eu também achava que era muito chato porque eu nunca conseguia falar sobre críquete e naquela época todos falavam sobre críquete, e eu só olhava. Isso não me interessava quando era adolescente. Eu não gostava, mas as pessoas ficavam loucas. Por cinco dias continuamente eles colocavam os rádios nas orelhas, ouvindo aos comentários.

Nessa época, eu costumava pensar: sobre o que falar?

Todos falavam somente sobre críquete, nenhuma outra conversa.

Trace seu caminho e o siga. Não se julgue e não julgue os outros.

P: Guruji, as vezes meus pais me batem sem razão. Como posso respeitá-los e aceitá-los nessa hora?

Sri Sri Ravi Shankar:  Eles não podem fazer isso sem nenhuma razão. Diga a eles para fazerem o curso da Arte de Viver em alguma hora que eles estiverem de bom humor. Convença-os a vir para um curso básico e nós vamos treiná-los a não te bater.

Leia também Cure-se da depressão com meditação

11 pensamentos sobre “aceitação

  1. ” Não se preocupe com o que as pessoas pensam sobre você. Tenha um objetivo e marche adiante. Se tiver que caminhar sozinho, então caminhe e conquiste aquilo que quer na vida. Então todos virão juntos.”

    Essa linda sabedoria nos faz sentir mais leves e felizes =)

Deixe um comentário

