Você realmente cumprimenta as pessoas ou as trata com formalidade?

Sri Sri Ravi Shankar: Agora eu vou fazer uma pergunta muito séria: Você realmente cumprimenta as pessoas ou as trata com formalidade?

Veja, no dia-a-dia, nós cumprimentamos as pessoas, trocamos gentilezas. Tudo em um nível muito formal. Não é?

Quando alguém traz um copo d’água, nós dizemos “muito obrigado”. Esse “muito” não tem significado. Se você está no deserto do Saara e você está realmente com sede e alguém te traz um copo d’água e você diz “muito obrigado”, isso é autêntico.

Então, na vida, quando lidamos somente com o nível superficial o tempo todo e quando nos falta profundidade, então a vida fica muito seca e sem sentido.

Nós devemos mudar para um outro nível, de autenticidade, sinceridade, e uma conexão genuina de coração para coração. É o que eu chamo de espiritualidade.

A espiritualidade é quando você se relaciona com a autenticidade da sua existência.

Quando crianças, estavamos todos fazendo isso. Você se lembra quando era um bebê, todo o planeta, todo o universo era tão vivo. A lua conversava, as árvores conversavam e os animais também conversavam. Havia uma conversa natural entre você e o universo inteiro. Você se lembra? Já viu as crianças nos desenhos? Até as árvores conversam com elas. É um mundo diferente. Agora a pergunta é: nós podemos ainda manter aquela inocência e ao mesmo tempo alcançar a altura da inteligência? Eu digo “Sim, nós podemos.”

Inteligência e inocência juntas é a coisa mais preciosa no mundo.

Existem pessoas que são inteligentes e desonestas, e é fácil são inocente e ignorante. Mas o que é realmente preferível é a educação que pode trazer inteligência e ainda manter a inocência.

Então, agora que estamos em casa e nos sentindo absolutamente informais, quais tópicos vocês querem que eu fale nessa noite?

(Platéia: amor, nascimento, perdão, relacionamento, decisões, Deus, corrupção e paz, compaixão, raiva, medo, capitalismo, esperança, paciência)

Vocês querem que eu fale de paciência? Farei isso ano que vem. E então… Me diga, realmente importa qual tópico falaremos hoje a noite?

Vocês sabem, nos comunicamos mais através da nossa presença do que com nossas palavras. Não é assim? O mundo é todo apenas vibrações.

Se você conversar com um físico, ele dirá que todo o universo nada mais é que uma função de onda. Cada um de nós não somos nada além de ondas.

Se você está em contato com o seu centro, as ondas são positivas. Se não está em contato com o seu centro e ficou preso, então suas ondas se tornam negativas.

Paz, amor, compaixão, tudo isso são nossas verdadeiras ondas; nossas reais ondas sem distorção. Elas são as vibrações positivas que emanam da gente.

Quando você fica bravo, chateado, negativo, o que você faz? Você precisa mudar isso para o positivo. Mas ninguém nos ensinou como fazer isso, nem em casa nem na escola. Não é assim? Nossa avó deve ter nos dito: “vá para um canto e conte até dez”, é isso. Contar até dez ou cem não ajuda nesses dias.

Se você observar sua mente, sua mente está brava com o passado ou ansiosa sobre o futuro. Nada disso tem serventia, não é? Qual o ponto de ficar bravo com o passado se ele já se foi? E qual o ponto de ficar ansioso sobre o futuro? Não tem sentido. Agora, o que te ajuda a vir ao momento presente é a meditação.

Veja, se as pessoas sabem como meditar mesmo por poucos minutos, dez minutos todo dia, então elas se livram do estresse e se sentem felizes. Minha visão é ver uma sociedade livre de violência, corpo livre de doença, mente livre de confusão, intelecto livre de inibição, memória livre de trauma e alma livre de tristeza. Essa é minha visão. Quantos de vocês querem se juntar a essa visão?

(Todos na platéia levantam as mãos).

Nós deveriamos dar um mundo melhor às nossas crianças e às gerações futuras. Deveriamos da-las um mundo no qual há mais amor, mais compaixão, e um mundo no qual não há a cultura de armas.

Nossas crianças não precisam de uma cultura de drogas, ou uma cultura de violência. Elas merecem uma sociedade mais amável, humana e compassiva. Uma sociedade mais saudável. Vocês não acham? Então é isso que precisamos levar adiante.

Leia também: O que é yoga, Como fazer yoga

 

Anúncios

7 pensamentos sobre “Você realmente cumprimenta as pessoas ou as trata com formalidade?

  1. Uau! Que conhecimento incrivel!!! Somos ondas! Vibração!

    “Vocês sabem, nos comunicamos mais através da nossa presença do que com nossas palavras. Não é assim? O mundo é todo apenas vibrações.

    Se você conversar com um físico, ele dirá que todo o universo nada mais é que uma função de onda. Cada um de nós não somos nada além de ondas.

    Se você está em contato com o seu centro, as ondas são positivas. Se não está em contato com o seu centro e ficou preso, então suas ondas se tornam negativas.

    Paz, amor, compaixão, tudo isso são nossas verdadeiras ondas; nossas reais ondas sem distorção. Elas são as vibrações positivas que emanam da gente.”

  2. “Inteligência e inocência juntas é a coisa mais preciosa no mundo.”
    Aplicar o nosso conhecimento de hoje e despertar a criança dentro de nós…
    União perfeita! =)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s