O papel das mulheres

4535653849

P: Como uma mulher como posso me tornar totalmente livre sem ter raiva do chamado Mundo dos Homens?

Sri Sri Ravi Shankar: Diminua sua dependência.O que você chama de independência? Primeiro você acha que está presa, e depois tenta se libertar. Você encontra a liberdade quando tem poder sobre seus sentimentos e quando está na sabedoria.

Ninguém é totalmente independente. Nem os países são totalmente independentes. O mundo é interdependente. Entre nações e comunidades nós somos interdependentes. O homem depende da mulher e a mulher tem que depender do homem.

Então há um paradoxo – dependência e interdependência. Tente ser independente o tanto quanto você puder entender a necessidade da interdependência.

P. A diversidade nas empresas não devia abranger mais do que apenas se discutir o percentual de mulheres no topo?

Sri Sri: Em vários lugares, a primeira discrepância e discriminação que se vê é de gênero. Gênero é o mais visível, o mais óbvio hoje. Então, gênero e religião, seguido por diferenças de nacionalidade e culturais, todos devem ser deixados de lado.

Todavia eu não estou dizendo que você deve se forçar a achar uma pessoa de uma determinada categoria quando ela não for talentosa. Isto também é errado. O talento deve vir em primeiro lugar e a diversidade em segundo. Em nome da diversidade, nós podemos pegar pessoas que não são capazes ou qualificadas para o trabalho. E a empresa sofrerá como resultado. Então,  a diversidade não deve ser uma regra imposta a alguém, mas  deve vir de dentro. Deve vir da transformação da nossa perspectiva ao invés da imposição de uma regra ou regulamentação do governo.

P: As mulheres em nossos épicos parecem ter feito tantas coisas extraordinárias, é difícil acreditar que seja verdade!

Sri Sri Ravi Shankar: Vamos falar de gandhari, por exemplo, ela produziu 100 crianças de tubos. Bebês fertilizados in vitro foi o que ela criou. Um embrião e 100 tubos! Nós já sabíamos qual a ciência por trás disto! Ao menos que se prove o contrário é um fato. Assim como ninguém acreditava que os dinossauros existiam, mas temos a prova. Jatayu, um dinossauro pássaro existia e levava a Sita. Estas são provas que Lord Krishna existia. O modo como é apresentado é usualmente uma mistura de imaginação e fatos. Como um poema, em que fatos e imaginação se misturam. Se você ler a biografia de Abdul Kalam, Jawahar lal Nehru, Indira Gandhi, vai descobrir que eles acrescentaram coisas.

P: Você poderia falar sobre o papel da mulher? Hoje, as mulheres são enquadradas como uma commodity (mercadoria). Como podemos mudar isso?

Sri Sri Ravi Shankar: Tenha piedade daqueles que veem as mulheres como commodity. Louve aqueles que veem as mulheres como pessoas que podem fazer a diferença na sociedade.

P: É muito importante que a mulher se case? Não está tudo bem deixar que Deus seja seu protetor? Ela pode ser completa mesmo se não for mãe?

Sri Sri Ravi Shankar: Você pode se sentir como mãe do mundo inteiro. Ser mãe está na natureza da mulher. Aquela compaixão, aquele amor e carinho estarão lá.

Se você deseja se casar ou não, é uma decisão sua. O mais importante é ser feliz. Esta é minha opinião. Há muitas que são solteiras e felizes, muitas casadas e infelizes, e também vice-versa! A escolha é sua, a bênção é minha.

P: O que posso fazer como mulher se mesmo os mais velhos da família se esqueceram da tradição e dos valores tradicionais?

Sri Sri Ravi-Shankar: Tudo o que você quiser aprender, você pode fazer pela internet. Uma época tão gloriosa – apenas um laptop e pronto. Com o google qualquer coisa na Terra está disponível! Conhecimento nas pontas dos dedos. Eu costumava dizer que o conhecimento estaria nas pontas dos dedos. Eu não entendia por que estava dizendo aquilo e nem aqueles que me ouviam. Toda a informação, mas não conhecimento, está lá.

P: Existe um caminho diferente para homens e mulheres?

Sri Sri Ravi Shankar: Não! A espiritualidade é a mesma para homens e mulheres. Em algum tempo histórico, o homem colocou barreiras para que a mulher não chegasse ao poder. Mas há certas normas na sociedade e devemos nos ater a elas.

 Leia mais:   Yoga para Mulheres Trabalhadoras,Como ser feliz, Espiritualidade

Anúncios

7 pensamentos sobre “O papel das mulheres

  1. O que mais me chamou atenção nesta conversa foi a pergunta feita sobre os mais velhos. Principalmente no que permeia a temática “mulher”, é bastante comum encontrarmos idosos que demonstram preconceito sobre o gênero. Um dia conversando com um senhor, ele me perguntou por que eu trabalhava. Respondi que pelo mesmo motivo que a maioria das pessoas, por questão de sobrevivência. Ele me perguntou se eu tinha um marido. Lhe respondi que não. Em seguida ele me disse que ia passar um ensinamento e continuou a dizer que assim que eu conseguisse “fisgar” um, que eu deveria ser pra ele como o rabo do gato é para o gato; um seguidor. Ainda acrescentou que as mulheres haviam perdido a capacidade de submissão e respeito pelos homens.
    Senti tanta pena por ter ouvido aquilo.
    Em seguida ele relatou como era a relação dele com a mulher e mais uma vez tive motivos pra lamentar.
    Todos os nosso esforços para que a mulher seja vista como uma parceira ao invés de uma mercadoria precisa ser intensificado. Há em nossa sociedade algo tão enraizado sobre esse preconceito, que mesmo com tanto esforço ainda vemos jovens repetindo o discurso do idoso que conversou cmg.
    Precisamos ser maiores que esse reducionismo! Homens, ajudem-nos a mudar essa realidade. Vocês, sem sombra de dúvidas, são nossos melhores defensores!

  2. concordo 100% Camila! e penso que a Arte de Viver, que tem o objetivo de levar alegria para as pessoas, ajuda muito neste tipo de respeito.. com uma vida alegre há respeito por todos! e há liberdade também: uma vez que a mulher se sente feliz e livre nenhum homem é capaz de controlá-la! 🙂

  3. As mulheres nos dão tão grandes exemplos que a busca pela igualdade deveria partir do homem, demonstrando que temos muito a aprender com elas, que as mulheres tem muito a nos oferecer.

  4. “Você pode se sentir como mãe do mundo inteiro. Ser mãe está na natureza da mulher. Aquela compaixão, aquele amor e carinho estarão lá.
    Se você deseja se casar ou não, é uma decisão sua. O mais importante é ser feliz.”

    Essa sabedoria me emocionou muito….
    Gratidão! JGD =)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s