Como lidar com uma mente acelerada

P. Durante a meditação, minha mente vagueia muito. Quando ela irá se acalmar?

Sri Sri Ravi Shankar: A mente não vagueia, ela está a procura de mais e mais. A sede por mais levará ao Ser Supremo. Um vislumbre do Ser é o suficiente para trazê-la de volta. Pelo menos você está consciente que a mente vagueia. Esta é uma grande coisa. Algumas vezes as pessoas nem isso sabem. Você sabe disto, e sabe também que isto irá voltar. Os desejos te levam para longe do Ser. Pequenos desejos podem perturbar a meditação; primeiro diga para si mesmo que nesta hora “eu não quero nada.” O segundo é dizer para si mesmo “eu não faço nada.”

O terceiro sutra (princípio) é “eu não sou nada.” Não pense que você tem que meditar, apenas se sente e seja oco e vazio. Você não deve tentar nada. Estes 3 sutras são muito importantes.

P. Como viver sem expectativas?

Sri Sri Ravi Shankar: Se você souber que a alegria das expectativas é menor que a alegria inesperada, é suficiente. Você não deve tentar conseguir fazer isto, deve acontecer naturalmente.

P. Eu sou tão cheio de dúvidas. O que devo fazer?

Sri Sri Ravi Shankar:  Você não duvida das suas dúvidas? Duvide das suas dúvidas! Quando tiver muita confusão, encontre alívio na entrega. Entregue-se ao seu Guru, ao Divino ou à sua mãe. Você não está sozinho. Sua vida será bem sucedida.

P. Minha mente vai para todos os lugares, mesmo quando faço Pooja.

Sri Sri Ravi Shankar: Está ok. Veja que não é a melhor coisa quando a mente vai para todos os lugares. Mas você deve desenvolver o hábito de se sentar consigo mesmo todos os dias. Desta forma, em algum momento você começará a meditar e uma samskara (impressão) é formada. Há o benefício do mantra japa.

Mesmo se você não se beneficiar cem por cento, mas apenas vinte por cento está ok. Para acalmar a mente é necessário pranayama. Faça swadhaya (estudo do Ser) e fique se lembrando que tudo é nashwar (transitório). O que parece ser um problema hoje estará ok, tem que ficar ok.

Nós nos sentamos para pooja, junto com as flores, mas até as folhas e os espinhos são oferecidos. Isto significa que nós aceitamos a vida com equilíbrio, sejam flores, espinhos,  frutas e folhas e entregamos tudo.

P: Por que somos incapazes de entender a mente, que é a coisa mais poderosa do mundo?

Sri Sri Ravi Shankar: Você já entendeu alguma coisa?

RESP: Não.

Sri Sri Ravi Shankar: Então comece a partir de um ponto qualquer e então verá se é compreensível ou não.

P: Durante a meditação, a mente divaga para muitos lugares. Uma vez você disse, “Deixe a mente ir para o lugar que deseja”. Isso significaria que eu e minha mente somos duas entidades diferentes? Se somos, então o que é a mente, e quem sou eu?

Sri Sri Ravi Shankar: Quando você tenta manter o controle de sua mente, ela corre para aqui e para ali. Quando você se torna consciente de que a mente divaga, você percebe que é maior que a mente. Quando você percebe que não é essa mente, não é esse corpo, não é nada mais, o que restar será o Eu. Conheça o seu Eu, reconheça o Eu Supremo. Daí você descobre que você é tudo. Você é a mente, os pensamentos, você é o mundo todo. Mas isso é o que ocorre no segundo nível. Quando você conhece o seu Eu, você conhece o Divino. Sarvam Kalvidam Brahma – Tudo é uma Só Divindade. Saiba isso, torne-se imerso neste conhecimento.

P: Como sair de uma mente julgadora?

Sri Sri Ravi Shankar: Se você sabe que é julgador, você já está fora disso.

P. Eu quero saber qual a relação entre a mente consciente, a mente subconsciente e a inteligência infinita da mente subconsciente?

Sri Sri Ravi Shankar: Sim! A mente subconsciente tem inteligência infinita. Seja o que for que você colocar na mente subconsciente, ele se manifestará. Se você colocar o pensamento que você é pobre, isto acontecerá e se você colocar pensamentos positivos, que todos são bons, isto acontecerá.

P: Qual é o lugar do pensamento em uma mente livre?

Sri Sri Ravi Shankar: De onde vem o pensamento? Ele vem de uma mente livre ou de uma mente não livre? Os pensamentos não são livres. Então você respondeu a pergunta. Livre sua mente de pensamentos por alguns momentos. Quando você está surpreso, chocado, apaixonado, em samadhi, em meditação ou em sono profundo, sua mente está livre de pensamentos. Daí você se energiza.

P: Eu tenho uma forte tendência para voltar-me para o futuro.  Sempre planejando, imaginando e tendo expectativas para o futuro – claramente isso não me serve.  Apesar dos meus esforços, eu não consigo me livrar desta tendência.  Por favor me aconselhe.

Sri Sri Ravi Shankar: Mais conhecimento e meditação.

P. Como se pára o fluxo de pensamentos negativos?

Sri Sri Ravi Shankar: Os pensamentos negativos são devidos a três razões. Se sua circulação sanguínea não é boa, se o sistema linfático não está ok ou se seus intestinos estão irregulares. Em todos esses casos, há pensamentos negativos. Você pode fazer uma dieta de frutas e limpar seus intestinos. Então, pranayama ajudará. Tome Triphala (um suplemento ayurvedico) por uns dias. Faça ioga e pranayama e meditação. Você irá ver a diferença. Sadhana em grupo também ajudará.

P. Os pensamentos são internos ou externos?

Sri Sri Ravi Shankar: Os pensamentos estão na mente. A mente está a sua volta. Ambos dentro e fora.

P. Como nós podemos deixar o sim e não na mente?

Sri Sri Ravi Shankar: Apenas sorria. Receba as coisas como elas vierem.

P. Como alguém pode libertar o corpo da uma mente super-ativa?

Sri Sri Ravi Shankar: Sudarshan Kriya, meditação, alguma ioga e comida adequada pode cuidar disto.

P. Você pode falar sobre as dúvidas?

Sri Sri Ravi Shankar: Eu não já falei? Dúvida é apenas energia baixa. Quando você não tem energia suficiente, isto acontece.

Sua dúvida é sempre sobre algo positivo. Se alguém diz “eu te amo”, você tem dúvida. Você nunca tem dúvida quando algum expressa ódio por você. Você duvida quando ama e não quanto tem raiva. Você duvida das suas capacidades e nunca das suas fraquezas. Você tem certeza sobre as coisas que você não consegue fazer. Você duvida da sua própria felicidade. Você não duvida da sua depressão. Você duvida da honestidade de alguém. Nunca divida da desonestidade de alguém. Então, se você vir a natureza da dúvida, você sempre duvida do que é positivo.

P: O que devo fazer com o conflito na mente?

Sri Sri Ravi Shankar: No momento em que você percebe que há muito conflito na mente, seu olhos abrem. Os satsangs e pranayamas podem pôr um fim nisto.

Leia mais: Como ser feliz

8 pensamentos sobre “Como lidar com uma mente acelerada

  1. Meditação, o caminho mais curto ao auto-conhecimento e estabilidade emocional. Eu experimento isso todos os dias. Sou muito grata por estar nesse caminho 🙏

  2. Nada melhor que fazer as práticas diariamente. Aonde eu estaria sem você ? Essa é a pergunta que me faço todos os dias. Feeling blessed every moment.

Deixe um comentário

