Alimentação e vegetarianismo

P. Se o álcool é obtido através de plantações naturais, por que é tão danoso para a saúde consumí-lo?

Sri Sri Ravi Shankar: O que eu tenho observado é que as pessoas que bebem álcool são muito tristes. Uma vez se livrando da intoxicação, a tristeza volta e em mais amplitude. O objetivo da vida não é perder a consciência mas viver na consciência. Para se livrar da dor, é necessário consciência. Intoxicação apenas evitará a tristeza por uns tempos e ela voltará com maior intensidade. Álcool estraga sua saúde, faz sua mente ficar embotada e permite que os conflitos cresçam na mente. Não apenas faz sua vida infeliz, mas consumida em grande quantidade também deixa infeliz aqueles que estão à sua volta. Se você quer perder a saúde, continue consumindo álcool.

As pessoas nas vilas ganham uma boa renda, mas consomem 60 por cento em álcool, e continuam em pobres condições financeiras e de saúde. Você tem uma fonte de alegria muito melhor – satsang. Ele dá alegria para todos – a você e às pessoas a sua volta. Todos os outros tipos de intoxicação não são nada quando comparados ao satsang.

P: Se ser vegetariano está prescrito na Espiritualidade, de acordo com a Bíblia, Jesus não era vegetariano! Como reconcilio os dois?

Sri Sri Ravi Shankar: Eu realmente não posso comentar sobre isso. Há um livro completo sobre cristianismo, O Evangelho de Tomás, a favor do vegetarianismo. O Evangelho de Tomás também fala sobre Pranayama. A bíblia foi escrita décadas depois de Jesus, então o que deve ser considerado autêntico está também em questão.

Considere as coisas boas das escrituras. Não há nenhuma menção à TV ou a aviões na Bíblia. Ninguém pergunta por que eu devo usá-los. Há certas coisas não mencionadas na Bíblia mas que, sendo boas para você, você faz.

O conhecimento é tanto antigo quanto moderno. Respeite conhecimento antigo e aceite conhecimento moderno.

A ciência moderna diz que vegetarianismo é a melhor prática de alimentação. Então vire vegetariano. Isso é bom por vários lados – tanto para você quanto para o planeta. Então aceite e reconheça esta sabedoria.

P. Há uma razão lógica para não comer comida que não é vegetariana?

Sri Sri Ravi Shankar: Há três tipos de seres: os carnívoros, os herbívoros  e os que se alimentam de carniça. Os carnívoros matam outros animais para comer. Eles matam os animais e consomem carne fresca. Mas eles não matam outros animais a não ser que tenham fome. Os que se alimentam de carniça comem animais que já estão mortos. Muitos poucos se enquadram nesta categoria.

Se você quer fazer trabalho intelectual ou que ser um gênio, então a comida não vegetariana não é boa. Cientistas como Einstein eram vegetarianos. Para um corpo saudável e mente leve, a dieta vegetariana é a melhor.

P: Deus em sua infinita sabedoria fez o mundo do jeito que vemos. Eu não entendo por que não devo comer carne. Eu nasci não-vegetariano e não consigo largar esta alimentação.

Sri Sri Ravi Shankar: Certo. O que é que faz você ansiar pela comida não vegetariana? (A mulher responde ser o aroma e o gosto). O que traz o gosto e o sabor à comida são os temperos. Ok, esqueça todo o gosto e o aroma e a espiritualidade. Você sabe qual é a última descoberta sobre a comida não vegetariana? Um quilo de carne equivale ao alimento de 400 pessoas. Se apenas 10% da população mundial se torna vegetariana, o problema do aquecimento global será reduzido. Deste modo, temos que salvar o planeta. Temos que reduzir o consumo de alimento não vegetariano. Pelo bem do planeta e de modo que todos consigam comida, temos que nos preocupar com isso. Deus nos deu o senso de cuidar do próximo, e do planeta também! Você comeu o bastante? Então consuma um pouco menos de modo que os outros que não tem nada para comer possam ao menos comer um pouco, de modo que mais e mais pessoas tenham algo para comer.

Estamos consumindo de 40 a 50% mais do que produzimos. Plantar árvores, ser vegetariano é também ser espiritual.

A espiritualidade não é apenas meditação. A Índia tinha 400 vacas para cada 1.000 pessoas quando conquistamos a independência. Agora temos menos de 100 vacas para cada 1.000 pessoas. Em 20 anos, haverá apenas 20 vacas para cada 1.000 pessoas. As crianças não terão a alimentação mais básica como o leite, o iogurte, o ghee. Temos que proteger os animais e salvar o planeta.

P. A despeito da sinceridade com que eu faço sadhana e vou ao satsang, eu não consigo parar de comer comida não vegetariana. Eu me sinto culpado. Por favor, me ajude.

Sri Sri Ravi Shankar: Fale com alguém do YES!+*. Eles te dirão todos os jeitos. Você sabe que o mais importante é salvar sua mente. Não deixe que a culpa jamais entre na sua mente. Simplesmente seja natural.

P: Consumir alimento não-vegetariano é um pecado?

Sri Sri Ravi Shankar: Comer alimento não-vegetariano não é sáttvico. De modo que o que não é sáttvico não lhe dá  felicidade e nem lhe dá  conhecimento ou iluminação. O progresso avançado na jornada espiritual estará em risco pelo consumo de uma dieta não-vegetariana.

P: Qual é a dieta ideal para  o pessoal das forças armadas? Hoje o álcool e o não-vegetarianismo são predominantes em quase toda parte.

Sri Sri Ravi Shankar: Não, você pode evitá-los. Cada vez mais pessoas estão tornando-se vegetarianas e abstêmias no mundo de hoje. Houve uma época em que o alimento vegetariano raramente estava disponível nos campus das faculdades fora da Índia. Hoje o vegetarianismo está em toda parte. As pessoas estão recorrendo ao vegetarianismo por razões da saúde,  para evitar o risco de câncer e de muitas outras doenças. Assim o vegetarianismo tornou-se muito mais popular e vai se tornar ainda mais nos anos por vir.

P: Devido ao fato de eu viajar a lugares onde a comida vegetariana é difícil de encontrar, e por ter de comer com colegas de escritório, eu me alimento mal e acho que a energia está bem baixa. O que fazer nessas situações?

Sri Sri Ravi Shankar: Sabe, quando algumas pessoas têm alergia, eles não comem essas comidas pois elas contêm alergias por causa dos fabricantes. Vamos supor que você tenha alergia a leite, e se a empresa é de chá e leite, você não vai dizer “Certo, também vou beber ele!”. Porque assim você sofre. Certo?

Então, do mesmo modo, você pode escolher seu alimento em qualquer empresa, você pode dizer “Certo, eu vou comer somente batatas ou legumes ou pão..” Você não é obrigado a comer alimento não vegetariano se não estiver com vontade. Certo? Ou alimento não sadio. Você não precisa beber Coca cola ou Pepsi se você acha que não é bom pra você. Certo? Veja, quando as pessoas bebem muito Pepsi ou Coca, eles queimam o tecido do estômago e intestino.

Mais tarde, você desenvolve tantos problemas. Todas estas bebidas carbonatadas devem ser evitadas. Alguém já demonstrou que ao colocarmos um dente humano em um copo de Pepsi, ele se dissolve! Se um dente (algo que dura um longo tempo na natureza) pode se dissolver em Pepsi-Cola, então… É tão corrosivo. E esse líquido corrosivo pode causar tanto dano em nosso intestino, em nosso cérebro e nossas células nervosas. Assim, devemos cultivar hábitos alimentares saudáveis e tratar de propagá-los.

Hoje está muito melhor que há 30 anos atrás. Trinta anos atrás, quando começamos, as pessoas eram bastante alérgicas ao vegetarianismo e à espiritualidade. Mas hoje, tornou-se moda. Porque criamos uma tendência. E continuamos a progredir.

P: Guruji, meus pais não querem que eu seja vegetariano. Como eu os convenço?

Sri Sri Ravi Shankar: Você deve simplesmente dizer, “Eu vou ser vegetariano”, acabou, eles vão aceitar isso.

P. Jai Gurudev! Como ensinar à alguém sobre vegetarianismo? Eu tentei ensinar e fui ignorado!

Sri Sri Ravi Shankar: Mais e mais pessoas estão sabendo sobre vegetarianismo. Aqui, eu ouvi falar na semana passada que um grande jornal alemão usou 3 páginas inteiras para discorrer sobre os benefícios do vegetarianismo. O vegetarianismo tem muitos benefícios. Ajuda a digestão e ajuda o meio ambiente também. Você sabe que mesmo se dez por cento das pessoas no mundo virarem vegetarianos, o efeito estufa acaba. Nós nos livramos do problema, não teremos mais problemas de aquecimento global. Isto é o que os cientistas dizem. Então, nos precisamos promover mais e mais o vegetarianismo. As pessoas mudam muito devagar e nós temos que ter paciência.

Leia Também:  Porque os Inteligentes se Tornam Vegetarianos com Yoga, O que é yoga, Como perder a barriga

Anúncios

5 pensamentos sobre “Alimentação e vegetarianismo

  1. Pingback: 10 segredos sobre exercícios matinais – 1 a 5 | Arte de Compartilhar

  2. Pingback: 10 segredos de exercícios matinais – 1 a 5 | Segredos da Arte de Viver

  3. Nunca é tarde para tornar-se vegetariano, decidi isso há dois anos e sinto que estou ajudando o planeta, a minha saúde melhorou muito, minha pele está mais bonita e saudável.

  4. Pingback: Aceitação | Sabedoria de Sri Sri

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s