Casamento

P: Por que uma pessoa se casa? Qual é o segredo de um casamento bem-sucedido?

Sri Sri Ravi Shankar: Um casamento bem-sucedido ocorre quando ambos estão felizes. Então as crianças também estarão felizes. Você escolhe! A escolha é sua e as benções são minhas. Isto é algo que você não escolhe com sua cabeça. Se algo clica no futuro, faça uma escolha.

P: Qual é a regra de ouro para um casamento feliz?

Sri Sri Ravi Shankar: Bem, não sou qualificado para dizer algo a este respeito, mas deixe-me pensar. Por que você não pergunta a quem é feliz no casamento? O que eu ouço é: Antes do casamento: o casal é louco um pelo outro.

Durante o casamento: Eles foram feitos um para o outro.

E então: Eles são loucos um pelo outro.

Depois de certo tempo: Eles são loucos por causa um do outro. Alguém formulou isto!

Uma coisa que eu sei – casamento é uma instituição de paciência, sacrifício, cuidado um com o outro e compartilhar. Se um está zangado, o  outro deve ficar calado e esperar para que ele / ela possa ficar zangado. Se ambos ficam zangados juntos, ao mesmo tempo, então há um problema! Mas na frente das crianças, é melhor ser civilizado.

P. O que é mais importante: a educação da pessoa ou sua casta? As pessoas que acreditam no sistema de castas e religião são contra os casamentos entre castas diferentes. O que é mais importante: os valores do ser humano ou a casta e a religião?

Sri Sri Ravi Shankar: Deve-se ver a humanidade como o máximo.

P. Em continuação da mesma coisa, nós devemos acreditar em casamento pelo mapa natal (astrologia), etc? Nós devemos acreditar nisto?

Sri Sri Ravi Shankar: É ciência, mas depende de quem faz. Muitas vezes, em nome da Astrologia, as pessoas enganam as outras. Há algumas coisas em casar mapas, e você pode fazê-lo se quiser. Mas cantar ‘Om Namah Shivaya’ é a melhor cura para todos os problemas.

P: Estou passando por um momento difícil na vida.  Minha esposa me traiu mas agora quer voltar.  O que faço?  Eu não tenho mais confiança nela, mas acho difícil a separação.  Estou confuso e preocupado com o futuro.  O amor pode acontecer novamente?

Sri Sri Ravi Shankar: Sim, certamente.  Tenha uma mentalidade aberta.  Suponha que você estivesse nesse estado.  Você cometeu um erro e você se arrependeu, e você quer que sua esposa o perdoe.  Como você se sentiria se ela não o perdoasse?  Como você se sentiria? Da  mesma forma, um erro aconteceu por meio dela.  Alguns erros acontecem através de você e alguns através dela.  Esqueça isso.  Viva o momento presente.  Dê a ela uma chance.  Ande para o futuro.  Mas se isto continuar acontecendo muitas vezes, então você pode tomar uma decisão.  Se é uma ou duas vezes, você deve dar a ela uma chance justa.  Se acontecer mais de três vezes, então você fica firme.  Eu não tenho nenhuma experiência neste campo.  Eu não posso dar nenhum conselho melhor sobre este assunto.  Então, essa é uma sugestão.  Eu não sei de que forma ela lhe traiu, mas pode não ter sido intencional.  Nossa política na “Arte de Viver” é não ver intenção por trás dos erros dos outros.  Uma, duas, três vezes, o quanto você for capaz, continue perdoando.  Mas quando chegar no seu limite, diga: “Agora chega”. Havia um rei que falava absurdos do Senhor Krishna o tempo todo, quando o Senhor Krishna estava aqui no planeta.  Este Jarasandha estava insultando-o e espalhando boatos errados sobre ele.  O Senhor Krishna  perdoou-lhe não apenas uma ou duas vezes, mas 100 vezes.  Sua paciência foi de 100 vezes.  Mas então o Senhor Krishna disse: “Eu o perdoei 100 vezes.  Eu não vou parar agora.  Eu quero acabar com este assunto agora.  Eu lhe dei espaço suficiente e você não mudou. O  único jeito é sua punição”.  Assim, depende de nossa capacidade.  Jesus também disse para perdoarmos.  Veja quanta paciência você tem.  Quanta paciência você pode usar para perdoar?  Não apenas sua esposa, mas todos envolvidos nesse assunto.

P. Qual a importância do horóscopo em relação ao casamento?

Sri Sri Ravi Shankar: Astrologia é uma ciência, mas nem todos os astrólogos são cientistas. (risos) Primeiro de tudo, você não sabe se a hora do seu nascimento e todos os outros fatores estão certos ou não. Algumas vezes nós não mantemos registro e há vários fatores. Então, se você encontra alguém que é bom, os astrólogos dizem: ‘bom, tem valor, mas é sempre com uma pitada de sal.’

Diz-se que houve um grande astrólogo neste país e ele fez todos os horóscopos de sua filha. Mas o casamento da sua filha não deu certo. Era considerado um fator probabilístico. Em todos os experimentos científicos, há sempre um fator probabilístico – pode ser que sim, pode ser que não. Então, nós devemos considerar todas as possibilidades e não considerar como definitivo.

P. Por que os casamentos por amor e casamentos arranjados cada vez mais acabam em divórcio?

Sri Sri Ravi Shankar: Sim, o divórcio acontece dia após dia, enquanto os valores familiares erodem, a diferença entre gerações cresce e a interdependência está sendo esquecida. Marido e mulher esquecem-se que são interdependentes. Eles precisam um do outro e ambos buscam independência. Eu não fiz nenhuma pesquisa sobre porque isto está acontecendo (risos). Mas, se algum de vocês fizer esta pesquisa e publicá-la, seria bom. Pelos menos, as pessoas ficarão atentas para estas armadilhas. Seja casamento por amor ou casamento arranjado, casamento é sempre uma chance. Algumas vezes parece que a paixão é por um período curto de tempo, e no longo prazo vira um ponto de interrogação. E vice-versa também. Algumas vezes, no começo parece completamente incompatível, mas com o tempo fica muito compatível. É como um camaleão – mudando de cores todo o tempo. Se alguém pode ver isto, eles tem esperança. E se não parece ser assim, então siga em frente, sem culpa, porque não faz sentido sofrer a vida toda. Se você deu 100%, então é melhor seguir em frente no seu caminho e deixar o outro ir no caminho dele ou dela, ao invés de fazer a vida dos dois infeliz. Mas a questão é se você deu 100%, se você fez todos os esforços possíveis para fazer dar certo. Isto é importante.

P: Você poderia falar sobre o casamento e nossa vínculo com ele?

Sri Sri Ravi Shankar: Não sou qualificado para falar sobre casamento; eu não tenho experiência nisso. É uma instituição importante que lhe ensina a aceitar os outros e a seguir em frente com sua vida, a cuidar e compartilhar com outro e a ser cuidado e compartilhado pelo outro. Posso lhe dar algumas dicas.

Leia também: Yoga ajuda a acalmar os nervos depois da briga, Benefícios da yoga

Anúncios

4 pensamentos sobre “Casamento

  1. casamento é uma instituição de paciência, sacrifício, cuidado um com o outro e compartilhar. Se um está zangado, o outro deve ficar calado e esperar para que ele / ela possa ficar zangado. Se ambos ficam zangados juntos, ao mesmo tempo, então há um problema! – muito lindo isso!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s