Onde quer que esteja, você medita e encontra a divindade

Sabedoria de Sri Sri de 25 de maio de 2011

Pergunta: Eu sou astrólogo. Há algum problema em ouvir os problemas das pessoas? Isso poderia me afetar de alguma forma?

Sri Sri Ravi Shankar: Não. Você é um astrólogo, e o trabalho de um astrólogo é muito bom. Você pode dar orientações às pessoas, e isso é benéfico. Às vezes, as pessoas têm Ashtama Guru, Ashtama Shani. Faça-as perceber que têm Ashtama Guru e que precisam ter um pouco de cuidado. Possuir Ashtama Shani já traz problemas para a mente. Portanto, aconselhe as pessoas a tomarem cuidado. Da mesma forma, dê conselhos às pessoas. Você deve fazer isso. Dessa forma, elas entenderão por que às vezes muitos pensamentos vêm à mente ou por que tantas dúvidas surgem, mas a pessoa não tem interesse em fazer nada. Então quando um astrólogo explica que essa é a razão pela qual a mente está perturbada, e que vai passar e quais são as soluções, isso ajudará. Todos deveriam cantar “Om Namah Shivaya”; todos os efeitos negativos causados pelo posicionamento dos planetas serão neutralizados ao cantar “Om Namah Shivaya”. Os efeitos negativos são bastante reduzidos e quase desaparecem. Por isso, um dos campos da astrologia são os remédios (OU SOLUÇÕES?). Existe um ditado que diz que uma flecha estava vindo em direção a uma cabeça, mas somente atingiu alguns fios de cabelo e se foi.

Pergunta: Guruji, eu sonho com pessoas morrendo e algumas vezes isso de fato aconteceu. Temo pela morte das pessoas que amo. Por favor, me ajude.

Sri Sri Ravi Shankar: Não, não se preocupe, isso é tudo ilusão. Às vezes pode se tornar realidade, mas não necessariamente ocorrerá sempre. Todos vieram em um determinado momento e partirão em um determinado momento.

Pergunta: Guruji, a Índia é solidária com o Paquistão. O Paquistão, no entanto, parece não gostar muito da Índia. Os Estados Unidos fingem gostar de ambos, mas na verdade não gosta de ninguém. É um triângulo amoroso bastante complicado.  Será que isso se resolverá algum dia? O que a Índia deveria fazer?

Sri Sri Ravi Shankar: Apenas continuar fazendo o que vem fazendo: sentar e esperar. A Índia e os EUA são parceiros naturais. Ambos temos liberdade, democracia e somos seculares. Eles estão se aliando ao Paquistão artificialmente, e não está funcionando como deveria. Então, há um conflito de interesses básico e o Paquistão está sofrendo muito. Por isso, uma educação multirreligiosa é necessária no Paquistão, para que possa erradicar o fanatismo. Infelizmente, na época de Zia-ul-Haq, eles mudaram completamente a sua história e renegaram sua antiga herança. Portanto, é uma civilização sem raízes profundas, e por esse motivo tudo isso está acontecendo.

Pergunta: Querido Guruji, será que há muitos outros planetas onde há muitos outros Gurujis ou você é o único Guruji do universo?

Sri Sri Ravi Shankar: Sim, por que você quer se preocupar com outros planetas agora? Acho que eu sou suficiente para você lidar.

Pergunta: Guruji, após o Sudarshan Kriya, você canta alguns shlokas e a sensação é tão boa. Qual é o significado desses shlokas?

Sri Sri Ravi Shankar: Mais do que o significado, sentir-se bem é importante. Se você está se sentindo bem, isso é bom o bastante.

Pergunta: Guruji, mestres já afirmaram que a iluminação é aqui e agora, neste exato momento. Então qual é o papel das técnicas, do yoga e da meditação?

Sri Sri Ravi Shankar: Para que de fato se torne o aqui e agora. Seu estômago não fica cheio somente com a leitura do cardápio. Sua mão não irá queimar apenas tocando um papel onde está escrito fogo. A diferença entre o fogo escrito em um papel e o fogo real é a diferença aqui, está certo? Em seu intelecto, você entendeu que a iluminação é aqui e agora, mas vivenciá-la só é possível através da meditação. As técnicas livram a mente dos anseios, aversões e todas obstruções que existem para se estar aqui e agora.

Pergunta: Guruji, o que você acha da lei Lokpal de Anna Hazare ou constituição?

Sri Sri Ravi Shankar: Ele virá aqui no Ashram daqui a alguns dias. Ele falará com você, e você poderá perguntar o que quiser a ele.

Pergunta: Nos votos de matrimônio, o casal acumula seus karmas passados ou eles os trocam e levam adiante?

Sri Sri Ravi Shankar: Bom, tudo é possível.

Pergunta: Guruji, eu entendo que as pessoas devem ser centradas e fazer sadhana e seva, mas, quando as críticas e o ciúme tomam proporções prejudiciais, o que devo fazer?

Sri Sri Ravi Shankar: Esteja consciente, esteja alerta. O ciúme é seu ou de outros? Se você é quem sente ciúmes, acorde e perceba do que é que você está sentindo ciúmes – tudo vai acabar um dia. Saiba que um dia tudo terá ido embora, tudo vai terminar, e seu ciúme irá acabar. Se o ciúme é de outras pessoas, não o reconheça; eles carregarão suas próprias cruzes.

Pergunta: Quanto mais conhecimento eu obtenho através de sadhana, seva e satsang, menor fica minha fé em adorar ídolos e visitar templos. O que é isso, Guruji?

Sri Sri Ravi Shankar: Sim, está tudo bem se você não visitar sempre os templos. Onde quer que esteja, você medita e encontra a divindade. O Divino está em todos os lugares. Você não precisa correr até templos. Esse é o primeiro estágio; você atravessou esse estágio e chegou ao segundo estágio, no qual Hari vem até você. Existe um ditado que diz que, quando Kabir chamava “Hari, Hari, Hari”, ele não encontrava Hari. Mas, quando ele começou a meditar, ele dizia “ab Hari lage peeche keheth Kabir, Kabir”. Agora Hari vem até mim onde quer que eu esteja.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s