A lógica não pode consolar as emoções, mas a presença silenciosa funciona

Sabedoria de Sri Sri de 19 de Maio de 2011

Q: Como lidar com as pessoas pobres de espírito que nos cercam?

Sri Sri Ravi Shankar: Com uma mente ampla. Apenas sorria para elas. Não olho por olho. Isto não funciona. Gentilmente as eduque. E determine que você não irá perder sua felicidade por elas estarem agindo como pobres de espírito.

Q: Dinheiro, mente ou meditação – Todos os três não estão no meu controle? O dinheiro não vem, a mente não para e não consigo meditar. O que irá acontecer comigo Guruji?

Sri Sri Ravi Shankar: Você não pode meditar?

OK, então primeiro veja por que você não consegue meditar. A sua parte que está emaranhada no dinheiro e mente, tire-a da lá, emaranhe-a em mim! Então a meditação irá acontecer, a mente também  ficará feliz e o dinheiro também virá por sua conta própria.

Q: Não cometer um pecado direto é equivalente a um ato nobre, e não fazer um ato nobre requerido é equivalente a um pecado? Eu sou responsável pelos meus atos e omissões também? E se eu não fizer nada, qual é o meu status?

Sri Sri Ravi Shankar: Ninguém pode ficar sem fazer alguma coisa. E quando você faz alguma coisa, ou ela vai beneficiar alguém ou prejudicar alguém. Certo? Ninguém pode ficar sem fazer algo mesmo por um segundo – você começará a pensar coisas boas ou más sobre alguém. Então, este é o porquê, continue fazendo coisas boas. Faça boas coisas mas não fique no ar,  “Oh que bom que eu fiz”.  Naiki kar, kuen mein Dal’ (Um provérbio em Hindi dizendo– Faça coisas boas, as esqueça e siga em frente). Então, não se pode ficar fazendo nada e quando fizer, veja se está elevando a todos.

Q: O Karma é transferido de uma pessoa para outra?

Sri Sri Ravi Shankar: Sim, definitivamente. Quando você faz bons negócios e os transmite para seus filhos, você transmitiu seu Karma para eles.Similarmente, se você cria um grande inferno, seus filhos terão que suportar isto, ou seus pais terão que suportar isto. Definitivamente, o Karma não é uma ilha isolada. Ele se espalha pelas pessoas a sua volta, na família, na nação. Há diferentes níveis no karma.

Q: A homosexualidade é um pecado? É possível mudar a orientação de um ser humano através de Sadhana e de Práticas Espirituais?

Sri Sri Ravi Shankar: Veja, estas tendências vem em você porque você é composto de ambos  mãe e pai, uma combinação dos dois. Todos têm ambos genes femininos e genes masculinos. Quando os cromossomas masculinos estão dominando  quando os cromossomas femininos estão dominando, estas tendências vem e vão. Você não tem que marcar-se por isto. Tudo pode mudar. Existe a possibilidade destas tendências mudando.Saiba que você é mais do que apenas o corpo. Você é uma consciência cintilante, energia. Você está cintilando luz, e assim, identifique-se mais com esta luz.

Q: Quando uma certa espécie de Planta ou Animal é extinta do Planeta, isto causa um efeito adverso em nós? Estas espécies existem paralelamente em outros Planetas também?

Sri Sri Ravi Shankar: Ya, nada se torna extinto como parece ser, mas os números sobem e descem. Para algumas espécies serem extintas, leva muito, muito, muito tempo. Então, não se preocupe. E existem muitos outros planetas. Mas nós temos o suficiente para ver e desfrutar neste planeta, e isto é suficientemente bom.

Q: Guruji, Eu tenho esta necessidade desesperada de ser alguém, de ter uma identidade própria. Não importa o quanto eu  diga para mim mesmo que nada está em minhas mãos e que eu deveria aceitar tudo, Isto apenas me torna mais frustrado. Por favor guie.

Sri Sri Ravi Shankar: Apenas se ocupe. Não sente e pense sobre si mesmo. Tentar ter uma auto-imagem restringe seu crescimento. Fique oco e vazio. Pratique mais meditação.

Q: Meu espelho me diz todos os dias que eu estou amadurecendo externamente. Qual espelho  devo usar para medir o crescimento que está acontecendo interiormente, meu crescimento espiritual?

Sri Sri Ravi Shankar: Veja se você está mais calmo, você está mais realizado, satisfeito? Você tem um sentimento de expansão. Volte atrás e veja como você era e como você é hoje.

Uma simples reflexão sobre você lhe dará uma idéia.

Q: Guruji, o que é valioso de se lembrar, eu esqueço, e o que quer que seja inútil, não valioso de se lembrar,  minha memória sempre se lembra .

Sri Sri Ravi Shankar:  Pelo menos, você entendeu isto. Muitas pessoas nem sequer entendem isto. Dê um  tapinha nas suas costas.

Diga que você deu o primeiro passo na direção certa. E isto irá mudar. Só um pequeno esforço e pronto.

Quando você analisa o passado, você deve sempre chegar a esta conclusão de que tudo acontece para o bom, porque você aprendeu uma lição com as coisas erradas.  Mas você não deve aplicar isto ao futuro. Olhando para o passado e sabendo que tudo acontece por alguma boa razão, você segue em frente para o futuro. Ma se, no presente, você diz “ Oh! Tudo acontece por algum bom motivo”, isto não é bom.

Q: Quando morre um ente querido, como você explica isto? Como consolá-los?

Sri Sri Ravi Shankar:  Por que você tem que explicar? Você sabe, quando você tem que consolar, apenas esteja lá silenciosamente. Sua simples presença irá funcionar. Com palavras você não consegue consolar ninguém. Todos vieram por algum tempo e eles se vão assim. Nenhuma lógica pode consolar as emoções. A lógica não funciona definitivamente. E é uma coisa errada pacificar emoções através de conclusões lógicas e entendimento. Sem dúvida, a questão virá – por que isto aconteceu? Estas questões não devem nunca ser respondidas. Simplesmente esteja lá em silêncio, em amor, compaixão, e a atmosfera muda.

Deixe um comentário

