Paixão pela transformação e desprendimento pelo passageiro

Sabedoria de Sri Sri de 6 de julho de 2011

(Abaixo encontra-se a transcrição do Satsang com Sri Sri Ravi Shankar. Você pode assistir à Transmissão ao vivo pela internet dos próximos satsangs)

P: Como posso oferecer tanto o positivo quanto o negativo à Deus?

Sri Sri Ravi Shankar: Apenas deixe ir. Se você acha difícil, apenas viva o momento presente. Agora, agora. O passado se foi. O futuro ainda está por vir.

 

P: Por que o corpo é cremado na religião Hindu?

Sri Sri Ravi Shankar: O mundo tem uma grande população. Menos espaço é utilizado; o terreno é tão caro. O corpo vai para a Natureza. Os ossos permanecem e são dados para os rios. Uma vez que o corpo é cremado, restam de 700g até o máximo de 1kg de ossos e cinzas. A alma se torna livre.

 

P: Estar em silêncio e estar sozinho me leva a um humor melancólico. Sinto pena de mim mesmo. Isso está bem?

Sri Sri Ravi Shankar: Não, não sinta pena de você mesmo.

 

P: Toda vez que te deixo, me sinto muito triste. Você pode gravar uma meditação que diga “te vejo em breve”?

Sri Sri Ravi Shankar: Boa ideia. Algumas coisas são boas ideias.

 

P: Como saber quando continuar batendo na mesma porta e quando deixar ir?

Sri Sri Ravi Shankar: Sim, faça os dois – bata e deixe ir e deixe ir e bata.

 

P: Se devemos deixar ir todos os esforços, por que deveríamos fazer qualquer esforço?

Sri Sri Ravi Shankar: Durante a meditação, deixe ir todos os seus esforços. Antes disso, você tem que fazer esforço, do contrário o que existirá para deixar ir? (Risos)

 

P: Durante o Festival de Cultura Mundial, do que você mais gostou?

Sri Sri Ravi Shankar: Todos os momentos!

 

P: Como é possível que ao ter experienciado o desprendimento e a bem-aventurança, a mente ainda vá em direção ao mundano?

Sri Sri Ravi Shankar: Essa é a natureza da mente, não se preocupe! A mente é feita de três qualidades, isto é, sattva (pureza/claridade), rajas (atividade/ação) e tamas (inércia). De acordo com a combinação dessas três qualidades, diferentes estados mentais prevalecem em diferentes momentos. Não se deixe aborrecer por eles. Tudo vem e vai.

 

P: Sou novo e às vezes gosto de sair e beber com meus amigos. Eu não me sinto culpado. Deveria?

Sri Sri Ravi Shankar: Às vezes você faz isso apenas socialmente. Quando você fica triste, esse beber socialmente vai engrenar e você beberá mais e mais. Você pode se tornar um alcoólatra. Apenas diga não, fique longe. Esteja firme de que você não beberá, então estará em um lugar seguro. A partir daí, você nunca poderá se tornar um alcoólatra. Eu já vi muitas pessoas se tornarem alcoólatras com a mesma lógica. Elas começam com “de vez em quando”. O álcool causa tanto dano ao seu sistema nervoso que pode se refletir na pura consciência, na realidade mais profunda. Beber traz embotamento. É como dirigir freando.  Se você quer progredir, você deve colocar algumas barreiras, por exemplo, o tabaco. Fumar era considerado parte da cultura, a uns 35-40 anos atrás. Hoje não é. Nós viemos dizendo isso por anos e durou tanto tempo e custou a vida de milhões de pessoas. Tantas vidas teriam sido salvas. Sem fumo, sem drogas, sem álcool – ponha essas barreiras.

 

P: Hoje fizemos meditação em movimento. Foi tão doloroso. Você já fez? (risadas)

Sri Sri Ravi Shankar: Sim, é extasiante! Depois de cada dor, vem a bem-aventurança.

 

P: Este é meu primeiro curso de meditação. Até agora, está bem melhor do que eu esperava. Estou preocupado porque eu gostaria de meditar toda hora. O que devo fazer?

Sri Sri Ravi Shankar: ??????? (está igual…)

 

P: Você poderia falar sobre o papel da mulher? Hoje, as mulheres são enquadradas como uma commodity (mercadoria). Como podemos mudar isso?

Sri Sri Ravi Shankar: Tenha piedade daqueles que veem as mulheres como commodity. Louve aqueles que veem as mulheres como pessoas que podem fazer a diferença na sociedade.

 

P: Como posso mudar o fracasso para o sucesso?

Sri Sri Ravi Shankar: Apenas siga em frente. Não olhe para trás. O fracasso só pode estar no passado, nunca no futuro. Mais uma vez, é sobre compreender o evento. Se você o observa de uma perspectiva mais abrangente, você o verá melhor.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s