O Divino ama a diversidade

Sabedoria de Sri Sri de 30 de julho de 2011

P: Guruji, você dá muito conhecimento, várias sessões de conhecimento. Às vezes eu entendo, às vezes vai além da minha cabeça. O que eu devo fazer para que a minha receptividade ao conhecimento seja aumentada?

Sri Sri Ravi shankar: Sim, continue ouvindo e um dia você vai dizer: “ahh, isso é o que o Guruji estava dizendo”. Há três níveis, um é Shravana – escutar, Manana – refletir sobre isso de novo e de novo e então Nidhidhyasa – quando isso se torna seu, esse conhecimento se torna parte de você.

P: Em vez de saber que eu sou oco e vazio e saber as causas da miséria, a mente permanece presa a objetos e pessoas. Você sabe, isso simplesmente vem com um temporal e vai. Nessa idade e principalmente com meninas isso acontece comigo, então o que fazer?

Sri Sri Ravi Shankar: Fica presa a objetos e pessoas, mas como foi a meditação agora, me diga? (Responde: maravilhosa, Guruji). Maravilhosa! A mente ficou livre dessas coisas? (R: Sim) Então, dessa forma, continue fazendo. De tempo em tempo esse tipo de coisa vem e vai. Você não tenta expulsá-las. Se elas vêm, ok, deixe estar. Nossa lei é qual? O princípio é deixe estar.

P: Quando minhas atitudes erradas machucam alguém, como eu lido com essa situação?

Sri Sri Ravi Shankar: Ok, se sua ação errada machucou alguém, resolva que você não vai repetir isso. Diga: “ok, eu fiz algo que machucou alguém; de agora em diante, eu não vou fazer isso”. Essa resolução vai ajudar, você pode falhar uma, duas, três vezes, mas continue com essa resolução.

P: Por esse shloka dos Upanishads: “Thailya Dharavat Anu Sandhaanam Nairantarya Dyaanam”. Você explicou que como um fluxo de óleo quando uma ideia fraca persiste na consciência. O que é uma ideia fraca? É sobre o conhecimento do principio na vida ou é sobre o fluxo de energia em nós?

Sri Sri Ravi Shankar: Fluxo de energia, há um fraco fluxo de energia. Quando você está fazendo Sahaj, o mantra está lá, a ideia fraca, isso é o que é.

P: Qual a diferença entre Avtaar e Guru?

Sri Sri Ravi Shankar: Você me diga a diferença, o que é Avtaar, o que é um Guru? Você define ambos, aí eu te dou a diferença. Você sabe nomes e nomes, nós damos significado a isso. Qualquer significado que você dá a uma coisa, é isso que ela se torna.

P: Guruji, em meditação profunda nós podemos dormir?

Sri Sri Ravi Shankar: Sim, está ok. Em meditação profunda às vezes vem o tandra e você cai no sono, não se preocupe. Acorde e faça um pouco mais pranayamas. Hoje você sentiu cada célula acordando? (Muitos responderam sim). Quantos de vocês sentiram seu corpo se tornando muito leve?

P: Guruji… (um membro da audiência fez essa pergunta. Estava inaudível).

Sri Sri Ravi Shankar: Por que não deveríamos? Escute, agora por que nós deveríamos ter tantos tipos de vegetais? Você poderia ter somente uma berinjela. Você poderia ter perguntado por que há tantos tipos de frutas. Há uvas, laranjas, tantos tipos de laranjas, tantos tipos de bananas. Você poderia ter somente bananas. A natureza poderia ter criado somente bananas. Você come banana e fica maluco (go bananas). Você poderia ter só um tipo de noz. A natureza ama a diversidade. Então a natureza fez tantos tipos de arroz. Você sabe, há 152 tipos de arroz somente na Índia. Em todo o mundo se você contar há milhares de tipos de arroz. Há tipos de arroz, raças de vacas; diferentes tipos de vegetais, frutas. O Divino ama a diversidade. Então o Divino pode se manifestar em muitas formas diversas. É o que as pessoas antigas falavam. Você deve dar a liberdade para que o Divino use qualquer roupa que ele queira. Não diga que ele deve usar a mesma roupa o tempo todo.

P: (Um membro da audiência fez essa pergunta. Estava inaudível).

Sri Sri Ravi Shankar: A desunião é criada pelas mentes das pessoas; não é a religião que é responsável. Mesmo pessoas da mesma religião, quantas pessoas brigam. Esqueça sobre religião, na família os irmãos não brigam, certo ou não? Mesma família, filhos da mesma mãe e do mesmo pai. Se há quatro irmãos ou seis irmãos, é isso, há casos em tribunal de um contra o outro. As pessoas brigam porque falta espiritualidade e elas não aprenderam meditação.

P: Você diz que do movimento à quietude é a meditação, mas obter a quietude através do Karma seria escravidão, não é Guruji? Então como obter a quietude apesar do karma?

Sri Sri Ravi Shankar: Isso é o que toda  a habilidade da meditação é. Na meditação, você de forma hábil faz a mente se assentar e então, naqueles momentos em que se assenta, ela está realmente quieta. Ela não pode ficar quieta para sempre, então ela começa de novo e algum karma é liberado. Você sabe, nem todos os karmas estão ativos o tempo todo, alguns estão dormentes e alguns estão ativos. Quando está ativo, então você abre e você vem à superfície. E então de novo depois de algum tempo, o karma não pode estar ativo todo o tempo, então, de vez em quando, de novo e de novo você vai e torna-se quieto novamente.

P: Guruji, em conferências dentro e fora, geralmente muitas pessoas têm medo de palco, você sabe que muitas pessoas têm a mente balançando aqui e ali mas você está sempre quieto onde quer que você vá. Você está sempre relaxado, em tal estado de consciência que você responde tudo. Então como você obtém esse estado de estar relaxado sempre?

Sri Sri Ravi Shankar: Prática e desapaixonamento.

P: Guruji, qual o significado de vestir cor açafrão?

Sri Sri Ravi Shankar: Agora nós demos diferentes simbolismos para diferentes cores. Açafrão é como vermelho quente, significa que você se tornou como fogo. Você renunciou a tudo; você está procurando por si mesmo, isso é açafrão. Mas isso se torna quente demais então se torna branco quente. Você sabe o ferro? É vermelho quente, depois torna-se branco quente.

P: Guruji, está ok acreditar em Deus e não rezar?

Sri Sri Ravi Shankar: Sim, está ok. Você é parte da espiritualidade. É por isso que isso é importante. Veja, você nasceu com alguma religião. Seu nome indica sua religião. Você será ou cremado ou enterrado. Essas coisas, seu nascimento e sua morte, são determinadas pela sua religião. Então negar uma religião ou segui-la é questão de escolha. Mas o que eu diria é, você é espiritual e quando está aqui, esse conhecimento te eleva a tal ponto que te dá a essência de todas as religiões.

P: Guruji, o Dalai Lama diz que os sonhos são a forma mais profunda de meditação. Guruji, o que são os sonhos? São pensamentos ou na verdade eventos?

Sri Sri Ravi Shankar: Sim, há diferentes tipos de sonhos e diferentes níveis de meditação. Dormir não é meditação. Agora há pouco você meditou, foi sono? Ou foi acordar? Foi um sonho? Não! É diferente, certo, aquilo é meditação. Foi bom? Ha!

P: Tenho medo de falar com pessoas.

Sri Sri Ravi Shankar: Você está falando com todo mundo agora. Sim por hoje foi, ok.

P: Guruji, corrupção aumentou tanto no país. Nós protestamos, Anna Hazare protestou. Ainda assim o governo está fazendo sua própria coisa. O que devemos fazer em seguida?

Sri Sri Ravi Shankar: Sim. Eu também estou pensando sobre isso. Uma coisa que você pode fazer é aumentar a consciência de nossa posição – pergunte para dez pessoas falarem para dez mil. Dessa forma podemos fazer as pessoas conscientes, criar consciência sobre isso: uma nova batalha por independência.

P: Guruji, como aumentar a paciência?

Sri Sri Ravi Shankar:  Eu vou responder essa pergunta daqui a dois anos. Você vai esperar por dois anos, não vai? Isso é paciência.

P: (Um membro da audiência fez essa pergunta. Estava inaudível).

Sri Sri Ravi Shankar: Você está tentando agradá-los do seu jeito. Se eles não estão felizes, é o destino deles, a sorte deles. É por isso que há um dizer em sânscrito: “Ninguém pode trazer sofrimento ou conforto a ninguém. Cada um experimenta prazer ou dor de acordo com o próprio karma”.

P: Guruji, você disse da última vez que o foco de alguém deve ser em si mesmo ou no mestre. Mas a mente tende a ser levada para os outros com frequência fazendo comparações.

Sri Sri Ravi Shankar:  Pelo menos você está consciente que a mente está comparando com os outros. Isso significa que você já está se tornando livre disso, de alguma forma. Gradualmente isso vai sumir completamente.

P: O que é política e qual o significado da política para um verdadeiro saadhak?

Sri Sri Ravi Shankar:  Política é a consciência das necessidades públicas, trabalhar para o bem da sociedade, fazer seva (serviço) à sociedade – isso é política. Política é necessária e é muito importante por indivíduos bons e honestos que entrem na política. Se você quer ir você deve, minhas bênçãos estão com você.

P: Jai Gurudev! Alguns dos meus colegas de trabalho fazem algumas coisas que frustram alguns de nós. Devemos tolerar ou nos opor a isso?

Sri Sri Ravi Shankar:  Nós devemos nos opor a isso. Usando nossa inteligência, onde acharmos apropriado, nós nos devemos nos opor, sem raiva ou angústia, mas pacificamente, pacientemente, com equanimidade.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s