Janamashtami

(Abaixo encontra-se a transcrição do Satsang com Sri Sri Ravi Shankar. Você pode assistir à Transmissão ao vivo pela internet dos próximos satsangs)

Janamashtami celebra o nascimento do Lorde Krishna. Ashtami é significativo uma vez que indica o perfeito equilíbrio entre os aspectos visíveis e invisíveis da realidade; o visível mundo material e o invisível reino espiritual. O nascimento de Krishna no Ashtami significa sua maestria em ambos os mundos espiritual e material. Ele é um grande professor e uma inspiração espiritual bem como o político completo. Por um lado, ele é Yogeshwara (o Lorde dos Yogas – o estado ao qual todo yogi almeja) enquanto por outro, ele é um ladrão travesso.

A qualidade singular de Krishna é que ele é simultaneamente mais devoto que os santos e ainda um completo negociante de travessuras! Seu comportamento é um perfeito equilíbrio entre os extremos – talvez por isso que a personalidade de Krishna seja tão difícil de decifrar. O avdhoot ignora o mundo externo e é uma pessoa materialista, um político ou um rei ignora o mundo espiritual. Mas Krishna é tanto Dwarkadheesh quanto Yogeshwar. Os ensinamentos de Krishna são muito relevantes para os nossos tempos no sentido em que nem permite que você se perca em buscas materiais nem te torna completamente alheio, retraído. Eles reacendem sua vida, de ser uma pessoa exausta e estressada para uma mais centrada e dinâmica. Krishna nos ensina devoção com habilidade. Celebrar Gokulashtami é embeber qualidades extremamente opostas porém compatíveis e manifestá-las em sua própria vida. Assim, a maneira mais autêntica de celebrar Janamashtami é saber que você deve desempenhar um duplo papel – o de ser um ser humano responsável no planeta e ao mesmo tempo de perceber que você está acima de todos os eventos, o intocável Brahman. Embeber um pouco de avadhoot e um pouco de ativismo em sua vida é o real significado de celebrar Janamashtami.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s