Apenas na entrega existe felicidade

Sabedoria de Sri Sri do dia 27 de maio de 2011

P: Quando nós o vemos, nos sentimos completos, mas por favor nos diga o que você sente por todos os seus devotos?

Sri Sri Ravi Shankar: Isso é bom. Eu fico feliz se vocês estão felizes e quando vocês seguem no caminho certo, no conhecimento certo e se engajam em sadhana, seva e satsang, é muito bom para vocês e para todos.

P: Guruji, por que que tantas vezes nós não confiamos no nosso próprio povo?

Sri Sri Ravi Shankar: Um motivo pode ser porque você o conhece muito bem. Por isso que você não confia ou não considera ele como seu e é por isso que você não confia.

P: Milagres acontecem na vida de todos, ou nós não sabemos disso?

Sri Sri Ravi Shankar: Pergunte para todos ao seu redor assim que eles tiverem saído do silêncio, eles dirão que isso está acontecendo. Quantas pessoas sentem que  isso está acontecendo, levantem as mãos? Veja, na vida de todos está acontecendo. Onde existe amor e fé, os milagres sempre acontecerão.

P: Guruji, o que eu tenho que fazer para ser sua filha na minha próxima vida?

Sri Sri Ravi Shankar: Minha filha! Deixe o amor ser amor, não dê um nome a ele. Todos os relacionamentos são temporários mas o amor é eterno então apenas esteja em paz e acredite que eu sou seu. No dia em que eu nasci, declarei que sou seu e ao dizer isso eu deixei claro que sou seu para que você também saiba que sou seu. Não existe nada mais. Apenas seja feliz e leve a felicidade aos outros. Com amor você pode vencer qualquer coisa. Então ponha todo seu esforço. Cada pessoa está vivendo a vida de acordo com seu entendimento, nem todos podem viver a vida da maneira que você vive. Todos tem suas próprias maneiras e todos tem seus próprios interesses, às vezes harmoniosos e às vezes não. Quando eles não estão em harmonia, apenas seja um pouco paciente e reze para que eles comecem a entrar em harmonia e você verá que acontecerá. Tudo está ligado ao tempo. Quando o tempo está bom então até mesmo seu inimigo se torna seu amigo, mas quando o tempo está ruim até mesmo um amigo começa a agir como um inimigo. Isso você deve ter em mente, e se você se lembrar disso então ninguém pode te perturbar. Então, não é difícil mudar um tempo ruim para um tempo bom. Isso acontecerá com meditação, oração, entrega e ao cantar mantras. Ouça os mantras “Om Namah Shivaya” ou “Om Namo Narayana”, continue ouvindo-os por um tempo e veja como as situações e o ambiente mudam; apenas diga Jai Gurudev!

P: Querido Guruji, eu faço Sudarshan Kriya todo dia mas mesmo assim eu não percebi as mudanças que eu esperava até agora. Ainda tem muita negatividade em mim. O que devo fazer?

Sri Sri Ravi Shankar: Que mudanças você está esperando? Sente-se um pouco com seu instrutor e faça o DSN ou ouça Ashtavakra Gita; a negatividade não permanecerá, definitivamente não permanecerá em você, toda ela irá embora.

P: Muitas vezes a música de um filme fica se repetindo na minha mente, o que esgota minha energia, por isso meu sistema nervoso se tornou fraco. Como posso me livrar disso?

Sri Sri Ravi Shankar: Curso avançado, faça uma aula de meditação avançada.

P: Como eu me livro do meu vício a computadores e outros dispositivos?

Sri Sri Ravi Shankar: Você quer fazer isso, você consegue. Saiba que você pode fazer isso durante a próxima semana. Você não irá tocar nele ou passar mais de uma hora no computador. Nem um minuto mais que uma hora. Você faz esse voto por uma semana – eu vou fazer isso – e então você  consegue.

P: Guruji, às vezes eu fico superconfiante e às vezes me falta confiança. Como eu me livro disso e fico apenas confiante?

Sri Sri Ravi Shankar: Sabe, você deve ter alguma variedade. Se não, fica muito chato. Você perde a confiança só às vezes, certo? Isso está bem e então você vai rezar. Se você tiver confiança todo o tempo, você esquecerá de rezar também. A natureza é bem desenhada.

P: Guruji, quem criou Deus e por que Deus é tão poderoso?

Sri Sri Ravi Shankar: Realmente! Quem criou Deus? Nós criamos Deus, os devotos criaram Deus. Se os devotos não estão ali então como Deus pode estar?

P: Querido Guruji, por favor nos diga que significado os rios têm na nossa cultura ou religião?

Sri Sri Ravi Shankar: Sabe, os rios são considerados muito sagrados. Rios são muito sagrados na nossa cultura. Toda a nossa civilização se desenvolveu nas margens dos rios. Em todo o mundo, na Inglaterra a civilização se desenvolveu nas margens do rio Tâmisa, na Alemanha se desenvolveu nas margens do rio Reno, todos os castelos são próximos ao rio Reno. Então a água é importante para a vida. Sem água não existe vida. Então antigamente as pessoas construíam as cidades nas margens dos rios. Neste país, toda penitência sagrada também acontecia nas margens dos rios. Cada rio é conhecido por seus eventos especiais próprios, como o Ganges é reconhecido pelo conhecimento. Todos os Rishi Munis faziam tapasya nas margens do Ganges. Todas as histórias de amor floresceram nas margens do Yamuna. Sri Krishna jogou Rasa Leela nas margens  do Yamuna. O Rio Narmada é conhecido por bhakti (devoção), conhecimento e lógica. O Rio Saraswati é conhecido por brilhantismo e arquitetura. O Sindu é conhecido por sua cultura especial; a cultura Sindi floresceu nas margens do rio Sind. O Rio Brahmaputra é o único rio masculino; todos os outros rios são femininos. Porque o Brahmaputra de forma alguma foi gentil, nunca foi gentil, sempre foi um rio traiçoeiro. Ele mudava de curso e causava tanto sofrimento, então o Brahmaputra foi chamado de um rio masculino, um rio muito arrogante, duro. Então assim os rios são considerados sagrados e as pessoas não costumavam poluir os rios. Quando elas iam aos rios elas primeiro se curvavam a eles e colocavam seus pés neles, mas nunca cuspiam nas águas do rio. Mesmo hoje, os habitantes das vilas não cospem no rio Ganges, para que não o poluam. As pessoas nunca urinavam nos rios, elas saíam dele para urinar e quando iam ao rio consideravam a água muito sagrada. Sempre que você considera alguma coisa sagrada você preserva, honra e cuida para que ela não seja poluída. Hoje este não é o caso. Nós nos esquecemos disso e jogamos tudo no rio. O que todos jogam no rio, nós não devemos fazer esse tipo de coisa, nós precisamos deixar o rio puro. Toda a sujeira da cidade é jogada no rio. A partir do Gangotri, o Rio Ganges, a partir do momento em que chega em Kanpur, se torna muito sujo; não só Kanpur, antes mesmo disso. Depois de Haridwar a água não é limpa o suficiente para pôr na boca, beber não é possível, isso é o que aconteceu. Nós não devemos fazer isso, no rio Ganges devemos colocar apenas coisas como arroz crú ou flores, mas fora isso, nada mais. Plásticos, tecidos e essas outras coisas nós não devemos colocar no rio.

P: Guruji, como devo controlar minha raiva, eu sou uma pessoa muito irascível.

Sri Sri Ravi Shankar: Primeiro de tudo, você não deve colocar este rótulo na cabeça de que é uma pessoa irascível, depois você pode melhorar.

P: Por que não é permitido que mulheres participem do Pooja como durante navratri, durante sua menstruação mensal?

Sri Sri Ravi Shankar: Sabe, antigamente as pessoas queriam dar às mulheres repouso total porque elas faziam todo o trabalho de casa e uma vez que elas comece, não param. Já percebeu? Na sua casa, quando a sua mãe começa a fazer seu trabalho, ela não sai até que o tenha terminado por completo. Ela é a primeira da casa a acordar e dorme muito depois de todos terem ido pra cama. Então ao final do dia ela terá feito muito trabalho, não é? Ela fazia tudo, trancava tudo, dava leite pros membros da família e então ia dormir após limpar a cozinha. Logo pela manhã, acordavam e limpavam a casa e faziam rangoli – elas faziam tudo isso. Então quando seu ciclo menstrual começava, os Rishi Munis diziam “por três dias não é preciso fazer nada, não é preciso entrar na cozinha, apenas descanse”. Com esse sentimento que era dito, mas com o passar do tempo, começou a adquirir uma relevância diferente. A ideia era dar à mulher repouso completo.

P: É pecado usar inseticidas para matar insetos e mosquitos?

Sri Sri Ravi Shankar: Modere: não destrua todos os insetos mas às vezes você pode ter que usá-los. Use os naturais, que não são danosos para os outros. Use aqueles inseticidas que causam menos danos.

P: Existem muitas histórias de mulheres como Sati Savitri, Anasuya, Arundhati, etc. Elas todas são Pativratas, isso eu ouvi na minha infância mas nunca ouvi o nome de nenhum homem.

Sri Sri Ravi Shankar: Laksham, Ram, todos eram Patnivrathas. Ram disse “além da minha mulher Sita, eu não vou olhar pra mais ninguém”, e foi então que todo o problema começou. Surpanaka veio para se casar com Lakshman mas ele se recusou. Se ele tivesse casado com ela, a guerra no Lanka nunca teria acontecido. Teria se tornado a casa de seus parentes. Ele disse “não, eu já sou casado com Urmila e não vou casar mais uma vez”. Ramayan começou por causa disso, por causa de Patnivrathas. Naqueles tempos, seus pais tinha três esposas mas Laksham se recusou e disse “não, eu já tenho uma esposa”. Ram também viu que seu pai teve que fazer conciliações depois de ter se casado três vezes e decidiu que uma é suficiente.

P: Guruji, se estamos seguindo um caminho, podemos ler livros escritos por outros mestres espirituais?

Sri Sri Ravi Shankar: Sim, está tudo bem desde que não confunda você. Ler demais apenas te deixa mais confuso. ‘Pothi pad -pad jug mua Padit bhaya na koi, Dhai akshar prem ke pade so Pandit hoye’. Isso não quer dizer que você não deva ler, leia um pouco, mas não demais.

P: Guruji, semi-deuses ou Pitra Devtas ou você, podem ficar zangados conosco?

Sri Sri Ravi Shankar: Bem, eu não posso falar por Devis e Devatas mas eu não fico zangado com vocês. Seria eu tão estúpido que se você fizer algo errado eu vá ficar zangado e irritado? Não, de forma alguma. Mas, sim eu sinto compaixão quando você continua cometendo erros um atrás do outro e desperdiça essa vida tão bonita que tem. Isso realmente me machuca mas eu não fico zangado. Mas se você pensa que não deve fazer algo errado porque Guruji vai ficar zangado, então definitivamente pense que eu ficarei zangado se você fizer isso.

P: Guruji, é possível moksha nesta vida?

Sri Sri Ravi Shankar: Sim, definitivamente é!

P: Guruji, como identificar claramente a intuição? Qual é o melhor caminho para identificar e se livrar de acontecimentos passados?

Sri Sri Ravi Shankar: Um senso de profunda aceitação, que a natureza deu no passado. Não tem sentido fazer uma autópsia em alguma que aconteceu no passado e questioná-la. Sabe, a maior parte do nosso tempo é desperdiçada quando começamos a questionar o passado. O futuro, você não pode questionar, porque nada aconteceu. Então se você tem um profundo senso de aceitação pelo passado e é dinâmico no presente, você verá uma nova dimensão acrescentada à sua vida.

P: Quando me preparo para meus exames, estabeleço minha metas do que estudar e como estudar, mas eu sempre me distraio e estudo metade do tempo. O que devo fazer, Guruji?

Sri Sri Ravi Shankar: Entre os estudos, tire algum tempo para relaxar, ouvir música. Coma corretamente, às vezes é o tipo de comida que você come. Comer porcaria também pode bloquear a sua mente. Confie que tudo estará bem – isso é primordial, então muita oração – que o melhor irá me acontecer, e então a comida certa e descanso, pranayama e yoga – tudo isso vai ajudar.

P: Eu confio nas pessoas muito facilmente e acabo me machucando, o que fazer?

Sri Sri Ravi Shankar: Essa ideia “Eu confio nas pessoas muito facilmente” já gerou dúvida na sua mente, você percebe o que eu digo?

P: Às vezes eu conheço pessoas na Arte de Viver e elas me parecem muito familiar, apesar de eu as estar conhecendo pela primeira vez; existe uma conexão desconhecida mesmo que eu não fale com elas. Que conexão é essa, Guruji? É de vidas passadas?

Sri Sri Ravi Shankar: É bom ter curiosidade em saber sobre isso, sim. Vou deixar para que você pense a respeito.

P: Se nosso destino é decidido pelo poder supremo, então quão responsáveis nós somos pelos nossos atos?

Sri Sri Ravi Shankar: Quem disse que o poder supremo decide seu destino? Você decide seu destino.

P: Guruji, quando alguém nos desencoraja ou nos desaponta, como devemos lidar com a situação?

Sri Sri Ravi Shankar: Com mais zelo e entusiasmo.

P: Guruji, por favor me diga, podemos fazer a meditação da lua cheia em uma noite sem lua?

Sri Sri Ravi Shankar: O nome é meditação da lua cheia, em que você olha para a lua e então fecha os olhos e medita. Em noite de lua nova, você não consegue nem mesmo enxergar a lua. Mas se você quer imaginar e fazer, tudo bem, você pode fazer, sem problema, mas em algum lugar a mente vai dizer hoje é dia de lua nova. Nessa meditação dizemos que estamos nos banhando sob a luz da lua; se você diz isso superficialmente, será falso. Existem muitas outras meditações para se fazer em outros dias, então em dias sem lua, faça outras meditações.

P:Guruji, quem quer que me conheça acaba apertando minhas bochechas, o que faço?

Sri Sri Ravi Shankar: Não fique tensa com isso; você deve ser bem bonita para que todos apertem sua bochecha.

2 pensamentos sobre “Apenas na entrega existe felicidade

  1. Deixe o amor ser amor, não dê um nome a ele. Todos os relacionamentos são temporários mas o amor é eterno então apenas esteja em paz e acredite que eu sou seu. No dia em que eu nasci, declarei que sou seu e ao dizer isso eu deixei claro que sou seu para que você também saiba que sou seu. Não existe nada mais. Apenas seja feliz e leve a felicidade aos outros. Com amor você pode vencer qualquer coisa.

Deixe um comentário

