Quanto mais desapaixonado você for, mais o poder de Sankalpa vem até você

Sabedoria de Sri Sri do dia 29 de julho de 2011

P: Querido Guruji, quando você diz que eu sou diferente do corpo eu entendo isso, mas quando você diz que eu sou diferente da mente eu não entendo. Como eu sou diferente da minha mente?

Sri Sri Ravi Shankar: Ok, agora você é os seus pensamentos ou os pensamentos são seus? Mente significa pensamentos. Pensamentos vêm e vão. Então muitos pensamentos vêm e muitos vão. Com muitos você concorda e de muitos você discorda. E aqueles com que você concorda, depois, você discorda com os mesmos pensamentos também, não é? Você senta e escreve todos os seus pensamentos. Depois, você vai perceber: “oh, sou eu a mesma pessoa que estava pensando isso tudo?”. Você se questionaria, correto? Então, nesse sentido, você é diferente dos seus pensamentos. Pensamentos vêm e vão, mas eles vêm em você e vão em você. São como as nuvens no céu. O céu não pode ser as nuvens. Mas quando há muitos pensamentos, e está tão nublado, você sente “oh, céu significa nuvens”. Mas se você já experimentou o céu limpo, alguns momentos de céu aberto, então você vê “oh, o céu está além das nuvens, não é só as nuvens” e essa é a beleza no sadhana. No primeiro Sudarshan Kriya, o que acontece? A primeira vez que você experimenta alguns momentos sem nada. Só alguns momentos; isso abriu a sua consciência através das nuvens. Você pensa que as nuvens são o céu, mas você conseguiu um pequeno buraco e você pode ver o céu azul através das nuvens cinzas certo? Não é essa a sua experiência? Agora vire-se para trás e veja o que você era antes de ter feito o primeiro curso, primeira meditação ou Sudarshan Kriya? Quem você era antes disso? Quem você é hoje? Quantos de vocês sentem que não se relacionam com a pessoa que eram 10 anos antes? (Muitos levantam as mãos). Veja, isso mostra claramente que você não é seus pensamentos. O que você pensa como uma pessoa dez anos atrás é só um punhado de pensamentos, a mente. Mas você ganhou um pequeno espaço, vislumbres fora da mente e dentro da não mente ou do espaço em que estamos; e meditação é ser essa não mente. Mas às vezes nuvens vêm e pensamentos vêm e vão e habilmente entre eles você se mantém centrado.

P: Qual o significado da adoração? Adorar um ídolo, adorar a natureza e adorar a si mesmo, é tudo a mesma coisa?

Sri Sri Ravi Shankar: Sim, adoração é só a criação de um ambiente para a mente se tornar como uma flor. Seu coração abre, sua mente abre e toda a sua consciência abre. E adoração é só um ato. Não importa o que você faz. Isso tudo está só no exterior, o ponto principal é o seu sentimento interior. Esse é o motivo pelo qual Pooja é bom mas Manas Pooja é superior. Manas Pooja é fazer o Pooja mentalmente. Meu coração é o seu trono; Ratnaih Kalpitamaasanam Hima-jalaih Snaanam Cha Divyaam… tudo isso  na oração mental, tudo é seu, este universo inteiro é seu. Meu coração é uma flor, a mente é uma flor. E quando você descansa, quando você entra em descanso profundo, o que acontece é que o seu plexo solar também floresce, torna-se maior. O plexo solar é chamado de cérebro médio e o que os cientistas descobriram é que o plexo solar tem geralmente o tamanho de uma groselha pequena e se torna do tamanho de um cogumelo ou de uma ameixa nos yogues. Naqueles que fazem yoga e meditação regularmente, eles descobriram que o plexo solar é maior. De um tamanho como um pequeno amendoim ou uma pequena groselha para o tamanho maior de uma ameixa ele pode se tornar. Quando o cérebro médio ou plexo solar se torna maior há mais controle sobre o sistema nervoso autônomo. Isso é o que a yoga faz. É por isso que eles dizem Padmanabha; você sabe, há uma palavra Padmanabha. Padmanabha é o quê? Ele está descansando, em Yoga Nidra. O Nabhi (umbigo) tornou-se como uma flor. Padma significa lótus, como uma flor. Quando seu umbigo floresceu como uma flor, então o que acontece? Você é um yogue e se você é um Padmanabha você se torna muito criativo. O que sai é o criador. É só simbólico que do umbigo saia um lótus e que o criador surja disso. Há um significado intrínseco. Quando você está fazendo Yoga Nidra ou quando está fazendo meditação, quando você entra profundamente no quarto estado de consciência, o que acontece é que o seu Nabhi (umbigo) torna-se como um lótus, Padma, flor. Você sabe, todas as emoções negativas estão armazenadas aqui no estômago. É por isso que quando você sente medo algo acontece no estômago. Ansiedade, alguma coisa acontece na barriga, não é? Quantos de vocês já experimentaram isso? Seja isso medo, ansiedade, sentimentos negativos, ganância, inveja – algo acontece no estômago. Sensação de perda, todos os traumas – algo acontece na região do umbigo. Ele contrai, torna-se pequeno, isso não é Padmanabha. Quando o umbigo floresce, somente generosidade, amor, criatividade – todas essas coisas vêm. Então Padmanabha significa aquele que é muito criativo. Então Pooja interno é simplesmente ofertar, tudo é seu; minha mente é sua, meu corpo é seu, meus pensamentos, emoções, todo o ambiente, tudo é somente um. Veja, você está dizendo, “não existe eu, não existe você, só há uma única coisa” e isso é Pooja. Aarthi significa deixar a luz da minha vida sempre ir em torno do Divino e que eu aceite todo o conhecimento. Eu pego isso; eu pego todo o conhecimento para dentro de mim.

P: Querido Guruji, como melhorar o poder de Sankalpa? Como largar os Vasanas?

Sri Sri Ravi Shankar: Pelo silêncio. Quanto mais desapaixonado você for, mais o poder de Sankalpa vem até você.

P: Querido Guruji, o que fazer quando as pessoas começam a usar os pontos de conhecimento ou começam a usar o seu nome para esconder as mentiras deles ou para conseguir que o trabalho deles seja feito?

Sri Sri Ravi Shankar: O que você pode fazer a respeito disso? Eu não posso ensiná-los, você não pode ensiná-los. Você só pode ter pena deles. Eles vão carregar a própria cruz; eles vão carregar o próprio Karma. Com compaixão, diga a eles, “por que você faz isso, não faça isso”. Se eles não escutarem, então o que você faz? Você não pode se agitar, você não pode entrar em greve de fome! O que você fará? Ore, abençoe-os, tenha pena deles, desassocie-se deles e se você tiver força, então os combata. Como você vai combater – você pensa sobre isso.

P: Guruji, eu duvido muito de você apesar de eu amar muito você. O que eu faço? Eu sinto que estou indo contra a minha religião, o que eu faço?

Sri Sri Ravi Shankar: Bem, às vezes eu gosto de chaat também. Você conhece chaat? Tem um pequeno tamarindo, é um pouco doce e picante e tem todos os sabores – eu não ligo. Você tem uma pequena dúvida; eu posso torna-la maior se eu quiser. Meu trabalho não é tirar suas dúvidas, mas lhe dar mais. Você precisa romper isso; você precisa trabalhar através de sua dúvida. Eu posso por algumas dúvidas a mais em você.

P: Quem é Deus? Muitas pessoas dizem que você é Deus.

Sri Sri Ravi Shankar: Veja, Deus é amor e amor está em toda parte, não é? E onde quer que você veja isso, isso é seu Deus. Veja Deus em tudo, nas aves, nas árvores, nas flores, no sol, lua, o universo inteiro é cheio de amor. Deus está no nosso coração e é por isso que você reconhece isso e vê que Deus está em todos os lugares.

P: Guruji, Ashtavakraji disse, “Você está livre nesse exato momento”. Então por que precisamos fazer yoga, ásanas, pranayamas, gyan, curso avançado?

Sri Sri Ravi Shankar: Ele disse em seu primeiro mantra, “Adore a verdade como Amrit (ambrosia)” e o curso avançado é a união com a verdade. A verdade é, nossa respiração está fluindo, nosso corpo está funcionando. Entre essas duas há algo: a união com “eu não sou nada”. É muito importante estar livre de estresse. Nós conversamos sobre isso e aquilo, todos os tipos de coisas sem importância. Nós comemos dia e noite. Nós não queremos liberdade disso. Mas estamos prontos para desistir da meditação. Como pode? Kabir das sang: Por que você desistiu de falar a verdade e Hari naam (cantar o nome de Deus)? Você não desistiu da raiva, ou de dizer mentiras, por que você desistiu de falar a verdade? Primeiro desista da raiva, das mentiras; então você pode desistir do curso avançado também.

P: Como trazer naturalidade (sahajta) na vida diária?

Sri Sri Ravi Shankar: Como você trouxe a não-naturalidade (asahajta), primeiro me diga isso? Você nasceu natural. Naturalidade tem estado conosco desde o nascimento. Quando essa asahajta vem, observe isso e largue isso! Nós nos sentimos à vontade só quando os outros nos elogiam, aprovam nosso trabalho. Por que você espera a aprovação dos outros, receber um tapinha nas costas. Eu sei que é um pouco difícil se dar um tapinha nas costas. É por isso que temos que fazer o terceiro estágio do pranayama!! Mas não quebre as regras do sahajta. É importante que siga as regras e normas da sociedade.

P: Algumas pessoas dizem que bhatki yoga é muito superior que todas as outras yogas… (Um membro da audiência fez a pergunta. Estava inaudível).

Sri Sri Ravi Shankar: Se você pegar um, todo o resto vem atrás. Se você empurrar uma perna dessa cadeira, junto não virão todas? Veja, Bhakti significa amor.

P: (Um membro da audiência fez a pergunta. Estava inaudível).

Sri Sri Ravi Shankar: Ok agora, você é ambos matéria e espírito, certo? Você é só matéria? Não! Você é matéria e você também é espírito. Nosso corpo é matéria, nossa mente, intelecto, emoções, são parte do espírito. Então qualquer coisa que nutra a mente, que o mantenha são, que o mantenha inteligente, que o mantenha de bom coração, coração gentil, amável, criativo é tudo espiritual. E o que eleva o espírito é a espiritualidade. O que pode elevar o espírito? Meditação, conhecimento! Conhecimento a respeito do que é verdade, do que não é verdade; o que é real, o que não é real. E então atividades de serviço, dividir a si mesmo com os outros, com aqueles que precisam. Contribuir com os pobres, ter compaixão, isso tudo é parte do espírito. E qualquer coisa que eleve o espírito é espiritualidade. Então na espiritualidade, meditação é a primeira coisa. 60% da espiritualidade é meditação, ir para dentro e limpar o seu coração e a sua mente e 20% é serviço e 20% é conhecimento sabedoria e isso faz a espiritualidade. Isso não é útil?  Isso é essencial para que você seja um bom ser humano. Espiritualidade é essencial. É por causa da espiritualidade que há honestidade, criatividade, compaixão, serviço para a sociedade, dinamismo e principalmente, energia. Se as pessoas estão ficando deprimidas no mundo hoje é por causa da falta de espiritualidade. Você sabe, há um estudo na Europa mostrando que a taxa de suicídio é alta e depressão é muito alta. 30% da Europa está sofrendo de depressão. Então alguns comunistas desse país foram para o exterior e se reuniram com a Organização Mundial de Saúde e vieram com um relatório de que mais de 30% da Índia está deprimida. Um relatório recente, 38%, eu não sei qual espécime e de onde tiraram! Eles foram para algum lugar no UP, tomaram algumas amostras e eles dizem que esse país está deprimido. Mas você não encontra isso! Você vê depois da fábrica, os trabalhadores estão dançando. Eles vão para casa com um sorriso. Você vai para qualquer favela, eles têm televisão e estão dançando, não viram isso? (Muitos disseram “SIM”). Você vai para qualquer favela nesse país, independente da religião, Hindu, Muslims, Cristãos, todos se reúnem e dançam, cantam, celebram a vida. Algum imbecil em algum lugar teve essa ideia de declarar a Índia como deprimida. Ele não faz ideia; depressão não está aí neste país. Bangladesh, você vê depressão é muito baixa, eles são muito mais pobres que a Índia. Nós precisamos reintroduzir espiritualidade na sociedade. Somente assim poderemos interromper a depressão – depressão e corrupção, ambos.

P: Eu tenho muitas ideias brilhantes para fazer seva, mas eu não sei como implementá-las. Também porque eu não sou bom em trabalho de equipe, eu não sei como pedir ajuda de outras pessoas.

Sri Sri Ravi Shankar: Ouça, não se rotule como “eu não sou bom com trabalho de equipe”. Se você não é bom com trabalho de equipe, eles vão te fazer aqui. Essa é a oportunidade para você. Aceite as pessoas como elas são e entre em um time. Entre em um time de alguém, mesmo que possam dizer “oh, está tão ensolarado” quando está muito nublado, você diz “sim ok!”. Não importa o que eles dizem, o que importa é o que fazem. Você diz “ok, se está ensolarado para você deixe estar, vamos varrer o chão, cuidar da planta, deixar o lugar limpo. Vamos lavar a louça na cozinha. O que importa se está chovendo ou ensolarado, você precisa ir e lavar a louça”, você vai e lava. Então não sente e discuta com as pessoas para que vejam o que você vê, que elas têm que concordar com você. Nós devemos concordar em discordar – fórmula simples. Você pensa que Deus é azul, bem, para você ele é azul, para mim ele é branco. Tudo bem. Ele pode ser branco, para outro ele pode ser vermelho, não ligue, venha, vamos estar juntos, dançar juntos, comer juntos, fazer algo juntos. Isso é muito importante. Trabalho de equipe é absolutamente essencial; nós devemos entrar em um time desses.

P: (Um membro da audiência fez a pergunta. Estava inaudível).

Sri Sri Ravi Shankar: Por que não? Definitivamente, você entra em algum projeto de seva e você terá algum tempo para gastar comigo.

P: (Um membro da audiência fez a pergunta. Estava inaudível).

Sri Sri Ravi Shankar: Aqui tudo é um círculo; tudo é Gol Gol (redondo redondo), inclusive o tempo. Não há nada linear.

P: (Um membro da audiência fez a pergunta. Estava inaudível).

Sri Sri Ravi Shankar: Nós nunca podemos nos separar de Eeshvar (Deus). Eeshvar é aquele que está sempre aí com todos, para todos.

Um pensamento sobre “Quanto mais desapaixonado você for, mais o poder de Sankalpa vem até você

  1. Pingback: Quanto mais desapaixonado você for, mais ...

Deixe um comentário

