O conhecimento é estruturado na consciência

Sabedoria de Sri Sri do dia 5 de maio de 2011.

P: As pessoas têm muitas expectativas sobre mim. O que fazer?

Sri SriRaviShankar: Isso é problema delas! Você dá o seu 100%, faz tudo o que você pode, e se alguém espera mais, é problema dele.

(Sri Sri então perguntou à plateia sobre o progresso que eles estão fazendo em aprender o Bhagwad Gita. Depois que a plateia recitou shlokas do 7° capitulo, Sri Sri continuou a explicar os significados.)

Quando um yogi dorme, todos estão acordados. E quando todos estão dormindo, um yogi está acordado. Isso é o que o Senhor Krishna diz no Gita. Você já ouviu isso? O que isso significa? Isso simplesmente significa que quando todos estão excitados e preocupados, o yogi dorme confortavelmente. O yogi sabe que tudo vai acontecer para o melhor, e que todos os acontecimentos serão para o bem geral. Um yogi tem essa confiança. E quando todos estão dormindo, então o yogi está acordado, significa que o yogi está consciente da Verdade sobre a vida quando todos estão adormecidos, dormindo sobre a verdade da vida. Ninguém se pergunta “Qual vai ser o meu fim? Para onde eu vou, o que é vida, quem eu sou?”. Quando nenhuma dessas perguntas surge na cabeça das pessoas, elas estão adormecidas.

As pessoas se perdem assistindo filmes e jogando videogames. Há pessoas que começam a jogar videogames mesmo em idade bem avançada. O homem não está vendo que a morte está chegando perto… Ele não pensa: “Como eu preenchi minha mente com tanto desejo e aversão. E eu não fiz nada para lavar e limpar a minha mente.” Se você não limpar sua mente das impressões, então você terá que carregar a mesma mente e as mesmas impressões com você depois da morte. Então quando você morre, sua mente deveria estar feliz e alegre! Aquele que está dormindo, ele está levando todo o lixo dentro de sua mente. O yogi está alerta e acordado. Ele não pega nenhum lixo de ninguém dentro de sua mente: “Por que esse homem (ou essa mulher) disse isso para mim?”. Sua mente é completamente destruída pensando sobre as imperfeições dos outros. Deixe que eles lidem com isso. Você lida com a sua mente, com as suas imperfeições, é o suficiente. Você tem paciência para aceitar os erros dos outros? Você tem que aceitar os erros dos outros? Corrija-os tanto quanto você pode. Se você é compassivo, somente então você deve corrigi-los. De outra forma, deixe isso para a Natureza, eles vão encontrar seu próprio caminho. Mas se você é muito compassivo, corrija-os com compaixão, e então isso não entra na sua cabeça, na sua mente. Quando você fica bravo ou chateado? Quando você vê a ação de outra pessoa como imperfeita. Você pode corrigir a ação de outra pessoa desse jeito? A ação dele é imperfeita mas agora, ao pensar sobre isso, sua mente se tornou imperfeita. Pelo menos salve a sua mente. Outros já foram pelo caminho errado, por que você deveria deixar sua mente também entrar no errado! Certo? Isso é o motivo de Ele dizer “o yogi está acordado quando os outros estão dormindo”. Quando você está dormindo, você deixa o lixo dos outros entrar em sua mente. Mas yogis não deixam que isso aconteça. Eles mantêm a mente deles fresca.

P: Mudança é constante. O conhecimento do Geeta mudará nesse século? Haverá novo conhecimento?

Sri SriRaviShankar: Sim, à medida que sua mente floresce, novos aspectos do conhecimento florescerão em você. O conhecimento é estruturado na consciência.

(Voltando a explicar o 7° verso)

Para onde a sua mente vai? Ela vai em direção à beleza, luz, força. Senhor Krishna diz: “para onde sua mente for, veja-Me nisso”. Se algo é belo, é porque há vida nisso. É o mesmo com a consciência. Então a mente volta para a fonte. Senhor Krishna diz: “A luz no sol sou Eu. Eu sou o líquido na água. Eu sou o cheiro na terra. Eu sou o fogo no fogo”.

Nós somos feitos da mesma substância que o sol. Se não há sol, não há terra. Se não há terra, então não há você. Se você falar hoje com um físico quântico, ele vai dizer a mesma coisa – tudo é feito de uma função de onda. A mesma coisa o Senhor Krishna disse: “Eu sou a vida em todos.” Vire sua mente para dentro e veja a força vital que nós somos.

“Na vida, sou Eu.”

A vida é Deus. Deus não é nada fora da vida. A vida é Divina.

A vida nesse corpo é Divina. O que a mente está desejando? Esse prazer, aquele prazer. Agora, atenda à vida. Não é só a minha vida que é Deus. A vida em todos os lugares é o mesmo Atma.

O sétimo capítulo é muito bonito. No Bhagwad Gita, os capítulos se desdobram passo a passo.

No capítulo sobre Vishad yoga, Senhor Arjuna está se sentindo muito nervoso, está tremendo. No Sakhya yoga, o Senhor Krishna diz a Arjuna: “Acorde! Nada aconteceu com o seu Atma. Felicidades e tristezas vêm e vão”.

No Karma yoga, o Senhor Krishna diz: “Aja!” Você não pode fazer nada sem ação. Mesmo que você queira levantar e sentar, ação é requerida. Então, faça alguma coisa.

Depois do Karma yoga, é o Gyan yoga:

“Entenda o que você está fazendo.”

Depois de Gyan e Karma, é Dhyan, onde o Senhor Krishna diz: “antes de agir, medite. Depois de terminar o trabalho, medite”.

Dessa maneira os capítulos se desdobram passo a passo.

Anúncios

Um pensamento sobre “O conhecimento é estruturado na consciência

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s