Dicas de gerenciamento e liderança

Sabedoria de Sri Sri do dia 13 de abril de 2011.

 

Imagine só se no mundo todos andassem assim – sentindo-se inseguros, deprimidos, infelizes, solitários! Que tipo de companhia é essa? Em que tipo de mundo nós estaríamos? Que tipo de instituto isso seria? Você poderia fazer algum progresso? Primeiro você precisa criar a confiança. Esse é o segredo do gerenciamento, e ele começa por você tendo confiança. Quando você anda por aí com a sua mente dizendo “eu não confio em você, eu não confio em você, eu não confio em você”, a mesma coisa reflete atrás de você. Quando não gostamos de sermos questionados pelas pessoas, então por que continuamos duvidando de todos a nossa volta? Vocês estão todos comigo?

Você sabe, bancos dão crédito, eu só tomo crédito! Você vê uma lamparina queimando, não é só a lamparina, mas o pavio e o óleo que queimam, mas a lamparina leva o crédito, certo? Qualquer conquista, qualquer coisa que é maravilhosa é um esforço coletivo de tantos. E você vai ver, no esforço coletivo, há uma inspiração, uma onda, uma energia, uma divindade que suporta e ajuda o progresso. Esse componente da vida é chamado de componente espiritual. É a falta do componente espiritual que joga alguém ou em um lado da violência, ou no outro lado da depressão e tendências suicidas. Você sabe!

(Depois de uma pausa)

Vocês estão todos aí? Me escutando? Vocês perceberam, quando vocês estão escutando, vocês também estão tendo um diálogo na mente – sim, não, como isso poderia ser? Nós somos feitos de sete faculdades dentro de nós – corpo, respiração, mente (a camada pela qual você percebe), intelecto (a que concorda ou discorda, o aspecto julgador dentro de você), a memória (que muitas vezes se prende ao negativo; com 10 comentários positivos e 1 negativo, a mente se prende ao negativo), então o ego (aquele que faz você se sentir separado e aquele que faz você se sentir motivado a fazer algo) e então aquele ponto de referência de todas as mudanças na vida, aquele que não muda – as sete camadas da vida. Um pouco sobre cada camada da vida traz a transformação. E isso tudo é “Arte de Viver”.

A liderança começa com exemplo. As pessoas me perguntam se eu não me canso de viajar tanto. Passei 4 noites sem dormir nas últimas 2 semanas. Cada noite eu estava viajando e visitando todas as áreas atingidas pelo tsunami. Eu pensava “talvez eu fique irritado se eu não dormir pela quarta noite”. Você sabe, para minha surpresa, eu não fiquei. Quando as pessoas me perguntam se eu não fico cansado de fazer tantas coisas, eu digo que eu não faço nada que não esteja na minha natureza. Viver pelo exemplo – a primeira qualidade da liderança, e ser totalmente aberto e honesto! Se você comete um erro, ok, “eu cometi um erro”. Quando você tenta cobrir um erro, isso leva a uma corrente de erros. Um erro, isso leva a outro erro. Isso enfraquece todo o seu sistema, enfraquece seu estilo de trabalho, seu ambiente. Então, apenas seja voltado para a frente, aberto, honesto e inclusivo. Com frequência nós apontamos o erro de outra pessoa. Você sabe por que, porque o erro deles nos machuca. “O que você está fazendo, você não deveria fazer isso porque está me machucando”. Nós frequentemente ouvimos isso. Quando você vai corrigir o erro de alguém com essa atitude, ele nunca é corrigido. Então, o que você precisa fazer? O que você está fazendo vai te machucar, então é melhor que você não faça isso. Não porque está me machucando, mas porque eventualmente vai machucar você, então é melhor que você mude. Isso é transformação! Eu diria que nós precisamos colocar atenção nos três Cs. Primeiro, veja sua vida no contexto do tempo e do espaço, a cosmologia. Quão vasto é essa criação? Quão grande é esse Universo e quão pequena é nossa vida? Bilhões de anos se passaram e bilhões ainda estão por vir. Qual é minha posição no contexto com isso? Você está vivendo essa vida com 6 bilhões de pessoas no planeta agora! Você sente que pertence a todas elas? Você se sente em casa com todos? Quando você tem esse senso de pertencimento, você começa com aquele sentimento, sabe que você ganhou os clientes em todos os lugares. De fato, eles se tornaram sua família, sua família estendida. Senso de pertencimento em qualquer situação! Muito importante! Se há uma corporação, ONG, organização social, organização religiosa, e um líder é para criar esse senso de pertencimento, senso de responsabilidade.

Deixe um comentário

