Amor combinado com compromisso é devoção

Sabedoria de Sri Sri do dia 23 de Abril, 2011.

 

P: Quando uma pessoa amada morre, ela reencarna? Nós a conheceremos de novo? No caso dos pais, nós estamos conectados a eles?

 

Sri Sri Ravi Shankar: Tudo é possível… É possível conhecê-los se eles encarnam agora e você pode sentir isso? Você não vai às vezes para alguns lugares e, de repente, parece que você é muito próximo a alguém? Você tem aquela sensação na barriga. Tudo é possível. Nós estamos todos conectados em algum tempo. No passado, nós estivemos todos conectados. Agora nós estamos conectados. Não importa se percebemos ou não, nós todos estamos conectados.

 

P: O que é a felicidade?

Sri Sri Ravi Shankar: Quando você diz, eu não quero nada: isso é felicidade. Quando você está feliz e é perguntado: ‘Você quer algo?’ você diz ‘Não, eu não quero nada’.

 

P: Querido Guruji, eu duvido muito de mim, eu duvido de minhas perícias, habilidades e decisões. Como lidar com a dúvida?

Sri Sri Ravi Shankar: Como alguém lida com a dúvida? Entenda a dúvida: dúvida é sempre sobre algo que é bom. Alguém lhe diz ‘Eu te amo’, você pergunta ‘Sério?’ e alguém diz ‘eu te odeio, mas você nunca pergunta ‘Sério?’. Então, dúvida é sempre em relação a algo bom. Você duvida das suas habilidades; você nunca duvida de suas fraquezas. Você não duvida de sua miséria. Não é? Ninguém duvida da sua depressão. ‘Bom.. Eu não tenho certeza se estou feliz ou não, bom… Não tenho certeza’. Então quando você entende que a dúvida é sempre sobre algo positivo, sua mente se transporta a um outro nível.

A dúvida é simplesmente prana baixo. Se você fizer mais pranayamas, verá o que ira ocorrer.

 

P: Amado Guruji, o que é um devoto? O que faz um devoto? Como alguém se torna um devoto?

Sri Sri Ravi Shankar: Não se esforce para tornar-se um devoto. Amor combinado com compromisso é devoção. Amor com sabedoria é devoção. Amor sem sabedoria pode se transformar em negatividade: Amor hoje, ódio amanhã. Amor combinado com sabedoria é bem-aventurança e isso é devoção. Devoção é uma ligação forte, um senso de pertencimento. Todos nascem com  isso. É como se tornar uma criança novamente.

 

P: Guruji, Eu sou abençoado por estar aqui com você e agora estou me curando de um câncer de mama diagnosticado no último outono. Você pode nos dizer como aprender da doença? Com amor e gratidão.

Sri Sri Ravi Shankar: Você não precisa aprender algo com a doença. Apenas continue, é parte da vida. O corpo passa por algumas doenças. Pode haver muitas razões. Pode ocorrer devido ao karma, a impressões passadas, a genes da família. Pode ser devido à violação das leis da natureza, como comer muito quando não deveria, assim como pode ser devido a toda essa tecnologia ao nosso redor, que traz tanta radiação. Sentar e analisar o que eu deveria aprender disso não nos dá nada.

Apenas continue com fé, com conhecimento e gratidão. Nós estamos felizes em estar nesse planeta, desde que estamos aqui. Então, vamos fazer o bem. Um dia todos nos iremos. Com certeza, todos nos iremos.

 

P: Eu fui introduzido a dois conceitos que acho confusos. (A) Eu não sou o fazedor. Ou (B) Eu devo assumir responsabilidades por pequenas coisas, mesmo quando tenho pouco controle. E então?

Sri Sri Ravi Shankar: A vida é um equilíbrio entre essas duas coisas. Assumir responsabilidade e esquecer. São ambos. Esse é um equilíbrio delicado. Ter responsabilidade pelo presente e pelo futuro, saber que o passado foi daquela maneira e deixa-lo. Nós muitas vezes fazemos o contrário. Nós achamos que o passado era livre arbítrio e o futuro é o destino e que não sabemos nada dele. Mas os sábios fazem sabe o que? Eles tratam o futuro com livre arbítrio, o passado como destino e são felizes no presente. Então não se arrependa de seu passado, saiba que quer do futuro e você estará nele.

Deixe um comentário

