Quando você ajuda outros ou cuida de alguém com sabedoria, então você está fazendo o papel de um Guru para eles

Sabedoria de Sri Sri do dia 24 de abril de 2011.

 

Q: Como você soube que era um Guru? Você teve um Guru ? Algumas vezes eu gostaria de saber se eu sou um Guru, talvez apenas para mim mesmo. O que você poderia falar sobre isto?

Sri Sri Ravi Shankar: Você não pode ser um cirurgião para você mesmo. Você pode ser um cirurgião  mas não pode ser o seu próprio cirurgião, certo ? Então a sua mãe é seu primeiro Guru. Uma mãe ensina você. É claro que um Guru é aquele que é incondicional em suas atitudes e na abordagem a você. Você deve desempenhar o papel de Guru incondicionalmente. Você ajuda aos outros ou cuida de alguém com sabedoria. Então você está desempenhando o papel de Guru para eles também. Se você ajuda alguém com uma atitude de ‘Eu não quero nada, eu quero apenas seu progresso’ então você é um Guru para eles.Ainda assim não exija que eles lhe aceitem como Guru. Não, um Guru verdadeiro não exige nada, nem mesmo gratidão de alguém.

 

Q: Eu escutei que a Arte de Viver está envolvida na luta contra a corrupção na Índia. O que nós podemos fazer aqui na América do Norte para combater a corrupção em nossa sociedade?

Sri Sri Ravi Shankar: Você deve pensar sobre isto. Como você deve enfrentar a situação? A corrupção está em três níveis. Uma está entre as pessoas. As pessoas frequentemente aceitam a corrupção como um estilo de vida. A segunda a burocracia e, a terceira, os políticos.  Existem pessoas boas em todas as camadas da vida. E existem pessoas não tão boas. Nós devemos trazê-las para o curso da Arte de Viver e ensiná-las as técnicas de respiração. Elas irão se tornar melhores.

 

Q: Queridíssimo Guru, Você pode nos falar mais sobre o que irá acontecer em 2012?

Sri Sri Ravi Shankar: Negócios como de costume. Apenas as pessoas irão se tornar mais espiritualizadas.

 

Q: Como aproveitamos esta época para acelerar nosso crescimento espiritual ?

Sri Sri Ravi Shankar: Apenas fazendo exatamente o que vocês estão fazendo agora.

 

Q: Nos parece existir muitas guerras e violências regionais acontecendo no mundo. O que nós podemos fazer para reduzir a violência no mundo?

Sri Sri Ravi Shankar: A raiz da violência á o stress e a raiva. E o único caminho que eu conheço para reduzir o stress e a raiva é através da meditação, pranyama, Sudarshan Kriya. Este é o único caminho. Você pode fazer algo com ayurveda, pode mudar a dieta… você pode fazer estas coisas, mas elas são todas secundárias.

Q: Guruji, por que cantar é uma parte importante dos cursos? Qual o significado espiritual de cantar?

Sri Sri Ravi Shankar: Você sabe, conhecimento e lógica, e música são formados em duas partes diferentes de nosso cérebro e elas são ambas essenciais. Isto traz um equilíbrio no sistema. A música é essencial.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s