Quanto mais fundo você entra em meditação sua habilidade intuitiva se desenvolve

Sabedoria de Sri Sri do dia 1 de abril de 2011.

P: Por que há tanta infelicidade no mundo hoje?

Sri SriRaviShankar: Infelicidade decorre de duas coisas, uma é a falta de recursos em algumas partes do mundo, se eles ganharem água ficarão felizes, se eles ganharem comida ficarão felizes. Em outra parte do mundo é falta de espiritualidade. Em uma parte o corpo está morrendo de fome então há infelicidade, e em outra parte a alma está morrendo de fome então há infelicidade. Nós na Arte de Viver temos que fazer os dois trabalhos, dar comida ao corpo e comida à alma e é o que estamos fazendo.

P: Qual o significado da abertura do terceiro olho e o que eu sinto quando tenho essa experiência?

Sri SriRaviShankar: É intuição, não pense que há uma abertura de olho como esse e que algo saltará da sua cabeça. Você ter um calo ou um buraco na sua testa, não! Você sabe, você fecha os olhos e ainda sente alguma luz, você pode ver ou pode sentir, pode ser das duas formas. Se alguém diz “eu vou abrir o seu terceiro olho e isso e aquilo”, simplesmente não vá nessas coisas. Eu te digo, definitivamente não, é só enganação, porque eu já vi tanta gente alegando abrir o terceiro olho e nada acontece de verdade, as pessoas ficam com dor de cabeça, dores de cabeça incuráveis e você arruma problemas. Você sabe, muitos desses casos vêm para nós para reparo, então se alguém diz que quer abrir seu terceiro olho, diga para ela: “muito obrigado, estou feliz com dois olhos”. Quanto mais fundo você entra em meditação, mais sua habilidade intuitiva se desenvolve.

P: Guruji, por que a abertura do terceiro olho está associada com a destruição dos desejos?

Sri SriRaviShankar: Você sabe que o terceiro olho está associado ao estado de alerta e de consciência. Quando você está alerta, acordado, mais no conhecimento, então naturalmente a energia se moveu do chakra mais baixo para o mais alto. As coisas mais baixas já não te interessam. Você sabe quando você está muito alerta e acordado a energia sexual se transformou em uma qualidade diferente de consciência. A energia sexual ocorre quando a porção de trás do nosso cérebro, da nossa cabeça, é ativada. Alerta, percepção e consciência acontecem quando a parte da frente do cérebro é ativada; a hipófise (pituitária) e as glândulas pineais estão sendo ativadas. No cérebro também elas estão em lados diferentes um do outro. Então mitologicamente é dito que quando o terceiro olho abre, então os desejos grosseiros simplesmente evaporam, não que isso é ruim, mas eles simplesmente não fazem mais muito sentido. É por isso que os intelectuais e os praticantes altamente orientados espiritualmente colocam algo na testa, um pouco de pasta de madeira de sândalo porque eles estão se focando; fazendo alguma yoga e meditação, então eles põem um pouco de madeira de sândalo para refrescar a testa, para refrescar um pouco. Quando o lobo frontal do cérebro se torna mais ativo, mais alerta, então o pensamento, o trabalho intelectual, a criatividade, a memória são todos melhorados porque todas essas coisas estão no lobo frontal do cérebro e todos os prazeres sensoriais estão atrás do cérebro.

P: Querido Guruji, na tradição budista é dito que não há algo como Deus, o criador e na tradição cristã há o pai, o filho e o espírito santo. Eu então estou me perguntando o que é Deus?

Sri SriRaviShankar: O Senhor Buda nunca disse que não há Deus, ele simplesmente se recusou a falar sobre ele porque naqueles dias havia muitas tradições. A tradição Védica estava tão ativa e também havia a tradição Jain. Havia tantas outras tradições e as pessoas sabiam isso tudo por livros e eles podiam dar grandes palestras sobre paz e meditação, mas esqueceram a experiência da meditação. Então Buda não quis entrar em controvérsia assim como nós, nós não queremos entrar em nenhuma controvérsia. Nós temos uma mensagem simples pra dizer, aqui é o caminho para ficar em paz. Faça essa respiração e você ficará em paz. Da mesma forma, Buda disse: “eu não vou falar sobre Deus, mas eu quero falar sobre sofrimento e há uma forma de se livrar do sofrimento; é possível se livrar do sofrimento”. Então a abordagem dele era bem prática e bem simples. Ele falou de liberação, Moksha que é comum a todas as seitas do hinduísmo. 2500 anos depois do tempo de Krishna não havia ninguém para melhorar o conhecimento, então Buda veio e fez isso. Então depois o budismo também se tornou várias seitas. 5000 anos depois de Buda todo o conhecimento se tornou mal interpretado, eles começaram a tornar todo mundo um monge, o sistema todo começou a entrar em colapso, então Adi Shankara veio e reestabeleceu o conhecimento. Então é por isso que é dito várias vezes que quando as pessoas começam a esquecer o conhecimento então a natureza traz ao caminho alguém para reviver o conhecimento e trazer as pessoas de volta ao caminho de luz. Então isso estava acontecendo, então qualquer coisa que Jesus tenha dito é a mesma verdade antiga que foi dita nos Vedas, a trindade, todas essas coisas Jesus falou. Amor é Deus, é dito nos Vedas, no Upanishad, Jesus disse a mesma coisa. O que é o mais essencial é encontrar harmonia entre todas as diferentes tradições. Tradições são um lado, mas humanidade, espiritualidade são mais importantes. Nenhum hinduísmo, religião védica, islamismo, cristianismo, budismos, nada é bom se coisas como humanidade, valores humanos e valores espirituais estiverem faltando.

P: Qual é a diferença entre intuição e pensamento desejoso?

Sri SriRaviShankar:Quando a coisa já aconteceu então você sabe se era um pensamento desejoso ou intuição. O tempo vai dizer se era um pensamento desejoso ou intuição. Não há um critério definido a saber, sim! Pensamento desejoso é motivado por desejo enquanto intuição simplesmente acontece.

Anúncios

Um pensamento sobre “Quanto mais fundo você entra em meditação sua habilidade intuitiva se desenvolve

  1. Pingback: Quanto mais fundo você entra em medita&cc...

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s