Especial Dia da Mulher!

Sabedoria de Sri Sri do dia 9 de março de 2011

 

P: Sendo uma mulher, como posso me tornar totalmente livre sem ter raiva do chamado Mundo dos Homens?

 

Sri Sri Ravi Shankar:Diminua sua dependência.O que você chama de independência? Primeiro você acha que está presa, e depois tenta se libertar. Você encontra a liberdade quando tem poder sobre seus sentimentos e quando está na sabedoria.

Ninguém é totalmente independente. Nem os países são totalmente independentes. O mundo é interdependente. Entre nações e comunidades nós somos interdependentes. O homem depende da mulher e a mulher tem que depender do homem.

Então há um paradoxo – dependência e interdependência. Tente ser independente o tanto quanto você puder entender a necessidade da interdependência.

 

 

P: Você pode falar sobre o conceito de Ardhnareeshwar e do simbolismo por trás das deusas Durga and Saraswati?
Sri Sri Ravi Shankar:Todos temos tanto genes femininos como masculinos. Você foi criado a partir do seu pai e da sua mãe – metade pai e metade mãe. A divindade é tanto masculina quanto feminina. Isto foi reconhecido há muito tempo e representado como Ardhnareeshwar. Deus não é somente homem, nem somente mulher – toda a criação é tanto masculina como feminina. Durga cavalgando em Tigre: Durga é a mãe, tão doce e compassiva, e ela está cavalgando em Tigre – o mais feroz. Total oposto! Valores opostos são complementares e os antigos reconheceram isto. Cientificamente, basta que apenas um animal esteja faltando, e a criação não poderá se sustentar. Cada um destes animais traz à Terra a bioenergia correspondente a um certo comprimento de onda. O tigre traz a vibração da Deusa Durga.

 

A deusa Saraswati tem tantas mãos! Em uma mão, ela leva um rosário – o rosário representa a meditação, em outra ela leva um livro – conhecimento intelectual, e com as outras ela toca um instrumento musical – veena. Somente quando conhecimento intelectual, música e meditação se unem a sabedoria surge. Este conhecimento completo já existia há milhões de anos. Saraswati se senta em uma rocha, o que significa que uma vez que você atinja o conhecimento, ele ficará profundamente sedimentado em você. A deusa Laxmi se senta em uma flor de lótus, significando que o dinheiro está fluindo – a qualquer momento qualquer coisa pode acontecer. A riqueza se move e ela deve se mover.

 

P: É muito importante que a mulher se case? Não está tudo bem deixar que Deus seja seu protetor? Ela pode ser completa mesmo se não for mãe?

Sri Sri Ravi Shankar: Você pode se sentir como mãe do mundo inteiro. Ser mãe está na natureza da mulher. Aquela compaixão, aquele amor e carinho estarão lá.

 

Se você deseja se casar ou não, é uma decisão sua. O mais importante é ser feliz. Esta é minha opinião. Há muitas que são solteiras e felizes, muitas casadas e infelizes, e também vice-versa! A escolha é sua, a bênção é minha.

 

 

 

P: O que posso fazer como mulher se mesmo os mais velhos da família se esqueceram da tradição e dos valores tradicionais?

Sri Sri Ravi-Shankar: Tudo o que você quiser aprender, você pode fazer pela internet. Uma época tão gloriosa – apenas um laptop e pronto. Com o Google qualquer coisa na Terra está disponível! Conhecimento nas pontas dos dedos. Eu costumava dizer que o conhecimento estaria nas pontas dos dedos. Eu não entendia por que estava dizendo aquilo e nem aqueles que me ouviam. Toda a informação, mas não conhecimento, está lá.

 

P: Haverá algum dia o Dia do Homem?

Sri Sri Ravi Shankar: (Sorrindo) Para isto também, você deve rezar a Devi (mãe Divina). Até demônios fazem pedidos a Ela, assim como anjos. Uma vez alguém contou esta piada: Perguntaram a um homem quem era o dono da casa, e o homem respondeu que iria perguntar à sua esposa!

 

 

P: Quais são as 8 qualidades mais importantes que uma pessoa deve ter para atingir qualquer objetivo?

Sri Sri Ravi Shankar:Por que fixar em 8? Você quer que eu liste as 8 ou que estique até 8? Vamos pensar. Primeiro deve-se fixar o objetivo. A mente oscila tanto – então fixar o objetivo é o mais importante. Depois você tem que fixar o horizonte de tempo. E então pesar as conseqüências – adversas e favoráveis, e em seguida sua habilidade de se adaptar a mudanças. É importante ter a habilidade para adotar os meios de se chegar aos objetivos.

 

Quantas já foram? (Quatro) O resto você pode investigar.

 

P: Existe um caminho diferente para homens e mulheres?

Sri Sri Ravi Shankar:Não! A espiritualidade é a mesma para homens e mulheres. Em algum tempo histórico, o homem colocou barreiras para que a mulher não chegasse ao poder. Mas há certas normas na sociedade e devemos nos ater a elas.

 

P: O que acontece no período entre a morte e o próximo nascimento?

 Sri Sri Ravi Shankar: O que acontece entre o período em que você está acordado e dormindo? Algo acontece – você está adormecido. Quando a consciência volta, quando chegar a hora, ela vai voltar.

 

 

 

P: As mulheres em nossos épicos parecem ter feito tantas coisas extraordinárias, é difícil acreditar que seja verdade!

Sri Sri Ravi Shankar: Vamos falar de gandhari, por exemplo, ela produziu 100 crianças de tubos. Bebês fertilizados in vitro foi o que ela criou. Um embrião e 100 tubos! Nós já sabíamos qual a ciência por trás disto! Ao menos que se prove o contrário é um fato. Assim como ninguém acreditava que os dinossauros existiam, mas temos a prova. Jatayu, um dinossauro pássaro existia e levava a Sita. Estas são provas que Lord Krishna existia. O modo como é apresentado é usualmente uma mistura de imaginação e fatos. Como um poema, em que fatos e imaginação se misturam. Se você ler a biografia de Abdul Kalam, Jawahar lal Nehru, Indira Gandhi, vai descobrir que eles acrescentaram coisas.

 

P: O que devo fazer para estar no momento presente mais efetivamente?

Sri Sri Ravi Shankar: Você está planejando agora o que fazer no futuro para estar no momento presente! Entendeu?

 

P: Você pode falar sobre os aspectos comuns entre a Espiritualidade e o Comunismo?

Sri Sri Ravi Shankar:Sim, comunismo quer dizer oportunidades iguais para todos. A Espiritualidade diz que o Divino está em cada coração e então todos somos únicos. Desta forma ambos falam da mesma coisa.

Você pode ter o mesmo sentimento, mas a expressão terá que ser diferente. Você expressa amor de uma forma diferente para idosos ou crianças. O amor é o mesmo, mas o modo como você expressa é diferente.

(Conclusão de uma discussão com a audiência: Ganges é um rio que foi feito pelos povos antigos –   http://www.bharathgyan.com/ tem histórias com fatos sobre Bhagirath e como ele foi feito por videntes e santos, e como Mansarover foi desviado do Oeste, se não todo o plano teria secado.)

 

P: Você pode falar sobre como devemos tratar as pessoas com retardamento mental?

Sri Sri Ravi Shankar: Elas vieram para serem servidas. Simplesmente sirva-as.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s