Algum poder na criação faz tudo acontecer!

Sabedoria de Sri Sri do dia 29 de março de 2011.

 

P: Queridíssimo Guruji, como se mantém alguém motivado todo o tempo? Porque às vezes as condições adversas ao nosso redor tentam derrubar o prana e quando o nível de prana está baixo no corpo, então eu me sinto frustrado e infeliz e perco toda a motivação para ir até mesmo um passo à frente. Obrigado por estarna minha vida. Amor!

Sri SriRaviShankar: Quando você está perdendo motivação é um sinal de que você está cansado, que precisa se recuperar. Você disse que o prana está baixo. Então, por 1, 2 ou 3 dias, entre em retiro. Algum silêncio, meditação, yoga, pranayama e dieta líquida ajudarão. Você sabe, às vezes, quando comemos demais e muito da comida errada nós também nos sentimos cansados, não é? Quantos de vocês já tiveram essa experiência? Como você não está se sentindo bem você come mais e quando você come mais você se sente ainda mais cansado, então é um ciclo vicioso, certo? É um ciclo que se perpetua. Então, um pouco de desintoxicação/ dieta de frutas frescas ou de sucos associada com pranayama farão mágica. Quando você não tem motivação para fazer nada você se sente tão preguiçoso inclusive para fazer os exercícios de respiração, então é por isso que eu te aconselho a fazer uma dieta e depois de 1 ou 2 dias essa limpeza te ajudará.

 

P: Mesmo depois de dar 100% do esforço alguém não tem sucesso, qual o motivo por trás disso?

Sri SriRaviShankar: Veja, não pense que só por dar seu 100% o trabalho é feito. Para o sucesso ou para que o trabalho seja feito você precisa de 5 coisas. Primeiro a intenção da pessoa que está fazendo, depois a disponibilidade dos instrumentos ou coisas necessárias para fazer o trabalho, então a boa vontade ou estado de espírito para fazer o trabalho. Depois fazer o trabalho na hora certa. Há um momento para fazer o trabalho, se você não o faz na hora certa, então ele não tem utilidade. Se você semear sementes em fevereiro, então não tem utilidade, você não pode dizer que semeou as sementes mas nada aconteceu. Você precisa esperar até abril depois da chuva então você semeará e colherá os resultados. O tempo é um fator muito importante e você pode obter os resultados agora ou pode obtê-los mais tarde, isso também você não pode dizer. Quando nós viemos para este Ashram, toda essa terra era árida, não havia uma folha ou uma árvore sobre ela. Hoje, veja quantas árvores e plantas estão aqui e essas árvores não aparecem em um dia, muitas pessoas puseram bastante esforço e, depois de um tempo, essas árvores cresceram. É dessa maneira que o tempo é um fator importante e então graça. Sem a graça do divino não haverá sucesso, é por isso que se você quer graça, então você precisa fazer Seva, sadhana, satsang e em algum tempo você conseguirá os frutos dos seus esforços. OK! Nenhum de seus esforços será desperdiçado disso você tenha certeza. Se não agora, você verá os resultados mais tarde.

 

P: Guruji, qual a utilidade do Seva? Como isso ajuda na meditação?

Sri SriRaviShankar: Ouça, suponha que você está preso a algum lugar e você precisa que alguém lhe dê uma carona em seu carro ou táxi e ninguém pára o carro para lhe dar uma carona, como você se sentiria?

Você está carregando duas malas e precisa ir ao banheiro em uma estação de trem, o que você vai fazer? Você vai encontrar algum idoso simpático, vai até ele e pedir que ele cuide de suas malas enquanto você vai ao banheiro por cinco minutos. Você não precisa da ajuda dos outros? Se eles se recusam a ajudar, então como vai sobreviver? Você sabe, nesse mundo como seres humanos nós temos que ajudar uns aos outros e isso é o que é seva. Então o quê Seva significa? “Sa” significa “ele” que se refere a Deus e “Eva” significa “como ele”, fazendo as coisas como ele. Deus faz tantas coisas por você e não espera nada como retorno de você. Se você ora para ele, agradece a ele ou não, ele vai continuar a fazer as coisas por você. Ele não está fazendo um favor. Quando você agradece a Deus, isso é para a sua própria alegria, não importa para Deus. Da mesma forma se as pessoas reconhecem seu trabalho ou não, se elas te agradecem ou não, você faz mesmo assim porque você acredita que é importante fazer!

 

P: Quando tudo o que é para acontecer já está decidido, então por que nós temos que agir e em nome dessa ação como nós somos responsáveis?

Sri SriRaviShankar:Por que você está perguntando isso? Veja que há dois níveis, como o nível molecular na base de qual tudo é a mesma coisa. Por exemplo, se você vê que esta estante é madeira, essa porta é madeira, tudo é feito de madeira, mas você não pode sentar na porta nem usar a cadeira como uma porta, mesmo que tudo seja madeira. Dessa mesma forma, quando em um nível dizemos que tudo está acontecendo, mas em outro nível nós precisamos agir. Você continua a agir e, à medida que você continua fazendo, você vai ver que “eu não fiz nada, tudo aconteceu e está acontecendo”, isso é sabedoria.

Uma vez eu fui para a prisão falar a presidiários. Eu fui chamado para falar para eles depois que eles completaram o curso. Então eu perguntei quantos tinham cometido algum crime. Ninguém levantou a mão. Então eu perguntei quantos deles são inocentes e foram colocados na prisão e todos levantaram as mãos. “Nós somos inocentes, não fizemos nada e fomos colocados na prisão”. Nós não fizemos nada, simplesmente aconteceu. Um homem assassinou outra pessoa mas quando eu perguntei ele respondeu “eu não fiz isso, eu não sei quando isso aconteceu para mim” e que o assassinato só aconteceu. Então uma pessoa que cometeu alguns dos piores crimes também diz que não fez isso. Assim como aquelas pessoas que fazem trabalhos maravilhosos, se você perguntar se ela fizeram aquilo, elas vão responder que não fizeram nada, que tudo simplesmente aconteceu, caiu no lugar, eu não fiz nada. Esse é um estado de consciência no qual você percebe que as coisas não estão acontecendo por causa do seu esforço, estão acontecendo devido a uma lei, devido a uma força na criação que está fazendo com que tudo aconteça.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s