Devoção traz felicidade e prazer para você

Sabedoria de Sri Sri do dia 28 de março de 2011.

 

P: Queridíssimo Guruji, no curso Parte 1 um dos pontos de conhecimento é viver no momento presente, mas meu presente é tão doloroso que eu prefiro viver no passado, que era bonito. Agora como aplico esse sutra?

Sri SriRaviShankar:Veja que mesmo se o presente é doloroso é melhor simplesmente estar com ele e termina-lo ou você só estará varrendo para baixo do tapete. Vivendo em um mundo imaginário e não percebendo a realidade atual, sim. Então é melhor viver isso e passar por isso.

 

P: Querido Guruji, mesmo quando estou assistindo ao webcast eu sinto a sua presença. Eu tenho a sensação de que você está olhando para mim. Como você administra uma presença real nesse mundo virtual?

Sri SriRaviShankar:Esse é um negócio secreto!! Entre para o clube.

 

P: Eu fiz o curso Arte de Viver para me tornar afiado e focado, mas Guruji, agora você se tornou minha maior distração e eu adoro essa distração. Espero que esteja ok?

Sri SriRaviShankar:Por algum tempo está ok. É dito que quando você coloca alúmen em água ele remove todas as impurezas. Purifica toda a água e depois se dissolve, sim!

 

P: Guruji, amor deveria ser ausente de medo, então por que alguém experimenta medo no amor?

Sri SriRaviShankar: Sim porque medo é amor invertido. Se você fizer o curso avançado você terá todas essas respostas. O que são essas três emoções, amor, medo e raiva e como elas todas são formadas por uma só energia e como você pode transformar medo e raiva em amor.

 

P: Queridíssimo Guruji, JaiGurudev! A partir do momento em que eu estou nesse caminho, a minha progressão espiritual é sua responsabilidade ou minha responsabilidade? Se é sua então por que minha progressão é cheia de obstáculos e lenta, e se é minha então por que meu esforço é tão pobre. Por favor me ajude!

Sri SriRaviShankar: Agora que você está perguntando isso é de nós dois a responsabilidade. Sim, faça o seu 100% e relaxe e quando você sentir que você pode fazer um pouco melhor ou um pouco mais isso indica que você está sendo responsável. Quando você sente que você está fazendo tudo o que pode então a responsabilidade se afasta de você.

 

P: Algo conecta o corpo à mente. O que é esse fator conector e o que faz que ele se separe um dia?

Sri SriRaviShankar: Impressões na alma conectam-na ao corpo. Isso é o que é chamado Karma.

 

P: Guruji, acho que estou sofrendo um problema de aborrecimento crônico. Eu me aborreço com tudo muito facilmente. Eu me aborreço com situações, com pessoas, com lugares. Há uma cura para o meu problema?

Sri SriRaviShankar:Aborrecimento! O que você faz quando se aborrece com tudo? Deixe-me pensar no que você pode fazer! Isso é porque você só está pensando em si mesmo. Quando você não sabe qual o prazer que você vai ter você fica aborrecido porque este mundo não pode realmente te dar mais satisfação, só pode te entediar, mas se você vier de um lugar de doação e não de recebimento então não ficará aborrecido. Você vai pensar “o que eu posso fazer, como eu posso ser útil”. Se você pensar nesses termos e dedicar sua vida por uma causa então o aborrecimento não chega, mas se você está buscando alegria em ação então você ficará aborrecido. Aborrecimento é simplesmente o quê?! Você está procurando alegria em ação, o que você não pode conseguir. Você está procurando por alguma alegria no mundo, que você não teve e então você fica aborrecido. No começo isso te trouxe alguma felicidade, um objeto particular ou uma situação, mas quando você fica repetindo isso, fica entediado. Então pare de procurar alegria na atividade, saiba que você é alegria e então você não vai procurar por ela e ficar desapontado ou aborrecido, sim!

 

P: Querido Guruji, qual é o significado de ser natural? É fazer qualquer coisa que venha à mente e fazer qualquer coisa que alguém sinta vontade?

Sri SriRaviShankar: Não, não é fazendo qualquer coisa que venha à mente. Fazer qualquer coisa que venha à mente sem nenhuma atenção, consciência ou pensamento seria idiotice. Qualquer coisa que venha à sua mente deve passar pelo teste do intelecto e da sabedoria. Ser natural é se sentir em casa; sentir-se em casa mesmo em situações adversas. Você sabe que quando tudo está bom você se sente em casa, mas quando as coisas não saem do seu jeito você não se sente em casa e quer fugir. Então se sinta em casa em cada situação, sim!

 

P: Guruji, como manter a pureza de ensinar Yoga no mundo comercial de hoje?

Sri SriRaviShankar:Em primeiro lugar nós não devemos culpar o mundo e não devemos culpar o motivo. A pureza do Yoga está lá quando a sua intenção é clara, você está ali para servir. Se você contar que há vinte pessoas e você ganhará aquela quantia de dinheiro, se você pensar isso então isso pode destruir a pureza. Esse é o motivo pelo qual nós mantivemos nossos cursos de tal forma que o professor ganha uma quantia muito pequena para cobrir quaisquer custos que ele tenha. Você sabe que você está fazendo isso como um serviço e que você está cobrando um preço porque sem preço as pessoas não valorizam e, claro, você precisa de dinheiro para os compromissos como os tapetes e o microfone e todas as coisas. Então se sua intenção é pura, se você está financeiramente e de outras formas ok e isso é só outro suporte ou receita para você então está ok, mas se você estiver pensando somente nesses termos que quer fazer dinheiro através do ensino de yoga então toda a sua atitude mudou. Simplesmente imagine que uma professora escolar está ensinando as crianças somente para obter o dinheiro e não para ver que os estudantes estão passando ou que eles deveriam melhorar. Então não é dada atenção pessoal, individual. Então se o fator comercial não entra na sua mente, você está lá pela causa, você está lá pelos outros.

 

P: Queridíssimo Guruji, você é meu preferido no mundo inteiro e meu mundo inteiro gira em torno de você. Como eu me torno seu favorito?

Sri SriRaviShankar: Ande pelo caminho!

 

P: Queridíssimo Guruji, ao olhar para os eventos no Japão eu comecei a sentir como a mãe terra e a natureza estão furiosas conosco. Sua abordagem é muito efetiva, Guruji, por favor use um pouco da sua abordagem e acalme-a um pouco.

Sri SriRaviShankar: Sim, a mãe terra está estressada.

 

P: Queridíssimo Guruji, só para lidar com uma pessoa eu perco toda a minha energia, como você lida com tantas pessoas?

Sri SriRaviShankar: É por isso que eu estou sentando aqui!

 

P: Mesmo depois de ter nascido como um ser humano, que é o mais elevado de todas as espécies do planeda, por que desejamos liberdade? Há algo mais bonito do que isso?

Sri SriRaviShankar: Veja, querer felicidade é natural, todos querem a felicidade, mas a felicidade não vem sozinha. A felicidade traz junto seu gêmeo sofrimento com ela, mas ninguém gosta de sofrimento e todos querem se libertar do sofrimento. A pessoa quer liberdade de quê? Sofrimento e querer liberdade do sofrimento também é natural. Tanto quanto querer felicidade é natural, da mesma forma querer liberdade do sofrimento também é natural. Ok, agora quanto mais rápido alguém perceber que a felicidade está lá mas o sofrimento também está, então o desejo por liberdade se tornará mais forte. Aquele que não deseja felicidade recebe liberdade e aquele que nem sequer deseja liberdade é aquele que recebe devoção. Aquele que não se fissura pela felicidade já é livre, mas se alguém se fissura pela felicidade então também está fissurado pela liberdade. Quando a felicidade não te satisfaz então você adquiriu a liberdade e quando a liberdade também não te satisfaz você recebe DEVOÇÃO! Devoção traz muita felicidade e prazer para você.

 

P: Guruji, você diz que o amor é grande e sem medo. Então por que é que a pessoa com quem tenho um relacionamento amoroso está tão medrosa?

Sri SriRaviShankar: A pessoa com quem você tem um relacionamento amoroso está medrosa? Ok! O que nós não sabemos é o quanto você o amedrontou que ele ficou tão medroso. Primeiro veja se a pessoa que você ama também ama você. Veja, às vezes nós achamos que amamos alguém, mas nós nem sabemos como expressar direito nosso amor para o outro. É bem difícil expressar quanto amor você está sentindo no seu coração por alguém. Como você vai expressar? Com palavras você não é capaz de expressar. Algo tão profundo como o amor não vem no terreno da expressão. É muito difícil expressar e às vezes quando você tenta bastante e com muito esforço expressar esse amor as pessoas ficam assustadas. A outra pessoa também deveria saber como aceitar e receber esse amor, não é? Por isso é importante saber como expressar e quanto do seu amor expressar para cada pessoa, sim! Só imagine que você tem alguém dia e noite ligando para você de novo e de novo e dizendo “eu te amo, eu te amo, eu te amo”, então o que vai dizer, ok, sim, você me ama, bem, o que mais, certo?! Então até que não nos voltemos em direção à sabedoria, nós não somos capazes de expressar adequadamente ou receber amor, para isso também há alguma elegibilidade. Com sabedoria alguém é tão cheio de amor que o amor exala de cada ação. Na vida quando nós abraçamos o divino então todos os nossos relacionamentos florescem por si mesmos, mas se você tentar consertar seus relacionamentos um por um não vai funcionar. Por um lado as coisas melhoram e por outro lado elas pioram, então centre-se em si mesmo, esteja em devoção e tudo o mais estará sendo cuidado.

 

P:Guruji, uma das minhas tias está sofrendo de câncer e está fazendo quimioterapia. Agora por causa da quimioterapia os músculos cardíacos se tornaram muito fracos. Nesse estado ela pode fazer o kriya?

Sri SriRaviShankar: Não, é melhor que ela faça os pranayamas e o kriya curto e veja como se sente.

 

P:Guruji, o conceito de morte está me incomodando muito. Se a morte é inevitável então qual o ponto em viver? Por favor gentilmente me ilumine nisso.

Sri SriRaviShankar:Se um botão sente que em algum lugar terá que murchar então por que florescer você pensa. Um botão precisa florescer e trazer alegria e perfume para o mundo e depois murchar, certo? Se uma árvore pensa que de qualquer forma a fruta precisa virar semente então por que eu deveria dar fruta? Então a natureza é essa; enquanto você está aqui nesse planeta veja quanta orientação você pode dar.

Deixe um comentário

